quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

UMA IMAGEM SEMPRE PRESENTE



Hoje à tarde, perante a beleza desta paisagem, lembrei-me de evocar todos quantos daqui partiram para outras paragens, ainda na flor da idade, motivados pela conquista de melhores condições de vida.
Quantos e quantas que já não vejo há anos!... Estão nas cidades norte-americanas da Nova Inglaterra ou da Califórnia, nas terras frias do Canadá, no continente português e por essas ilhas, sobretudo nas mais populosas. Foram engrossar o número de trabalhadores e de quadros bem sucedidos e remunerados e seus filhos, já daqui não são. Vêm, quiçá, todos os anos, mas, quando chega Setembro, debandam para os seus destinos.
Ao olhar para este silencioso e encantado recanto, apetece-me ir de casa em casa, de rua em rua, escrever, em letras bem visíveis, os nomes dos que nasceram na Rua de Baixo e na Maré, na Rua Direita, dos Sapateiros, na Rua Nova e na Pesqueira e que já por cá não andam... brincando na Lagoa atrás de um barquinho de madeira, ou à noite no Cruzeiro, por entre os canteiros de um jardim pouco cuidado.
São tantos que só numa via-sacra saudosa, poderei reavivar os seus nomes.
É importante recordá-los aos que aqui vivem porque já fomos muitos mais.
Os que daqui abalaram, têm a imagem deste fim de tarde, quase primaveril, sempre presente, enquanto os que cá residem podem ou não valorizá-la...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Centro das Artes e Ciências do Mar inaugurado a 27 de Janeiro

http://www.petitiononline.com/PicoTAP/


O Centro de Artes e Ciências do Mar, antiga fábrica da baleia da SIBIL, será inaugurado no dia 27 do corrente.


Trata-se de um edifício camarário, recentemente recuperado.


O Município estebeleceu com a Universidade dos Açores, Departamento de Biologia, um protocolo de colaboração científica que conta com o apoio da nossa conterrânea Professora Doutora Ana Isabel Azevedo, da Universidade dos Açores.


Aguarda-se, com a máxima espectativa, a abertura da nova instituição lajense que, conjuntamente com o Museu dos Baleeiros, irá, certamente, disponibilizar a residentes e visitantes constributos importantes no âmbito das Artes e das Ciências dio Mar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A propósito do Carnaval

Ainda mal terminaram os Reis e já se começa a falar do Carnaval - quintas-feiras de amigos, amigas, compadres e comadres. É a folia no seu melhor, enfeitada de bailes, soirés e matinés, com máscaras e fantasias, filhós, coscorões e malassadas, comezainas e bebidas. Tudo a bem da alegria, do convívio, da gargalhada e da galhofa, que a vida não é só desgraças!!!...
Longe vão os tempos das danças de espada, formadas por grupos de homens que percorriam a ilha e coloriam as praças com trajes garridos e armas inofensivas. Também já não existem conjuntos "ad hoc" para animarem as noites da folia.
A festa agora é nas discotecas, nos bares, nos novos espaços de convívio onde o ruído ensurdecedor dos megawtts fala mais alto que as conversas de circunstância, acompanhadas de uma mini ou de um copo de gin. É assim!...
À roda do ano, disfarçamo-nos na folia e disfarçamo-nos no sério, como se a dualidade fosse uma forma saudável de bem-viver. E para muitos, é! Mas um dia virá em que a realidade da vida nua e crua, impor-se-á cristalina, revelando a verdadeira face e o mais profundo do nosso ser que, teimosamente, escondemos.