terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quais as prioridades da Câmara?

Gostava de saber quais são as obras prioritárias da nova Câmara Municipal, para além de terminar a asfaltagem dos caminhos.
Roberto Silva falou da alteração do projecto do Jardim da Baleia, mas não especificou.
Que pretende fazer da Casa da Maricas Tomé, cuja degradação constitui um "escarro" para a Vila, e quando?
Que iniciativas pretende tomar e em que áreas, para atrair investimentos para o concelho?
Seria importante que o Presidente da Câmara utilizasse os meios de comunicação ao seu dispôr (site, página autárquica e outros...) para manifestar a opinião do seu executivo relativamente a esta e outras matérias de relevante interesse.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Sítio da Câmara já reabriu!

Já reabriu o site do Município das Lajes do Pico, instrumento precioso e rápido de contactar com os lajenses, sejam eles residentes ou não residentes.
A página principal contem informações recentes sobre a actividade e decisões da Câmara.
Importa que continue a divulgar tudo quanto se faz no Município: actas de reuniões, deliberações, avisos, concursos, actividades, etc, por forma a gerar a transparência na administração autárquica e a merecer a confiança dos munícipes.
Um bom exemplo de um site municipal é o do município do Pombal pois para além de oferecer serviços e informações on line, apresenta imagens e documentação sobre toda a actividade cultural e social do concelho.
Já agora uma sugestão: Para um concelho pequeno como o nosso, importa que se repense as publicações municipais, nomeadamente a revista Magma e a Revista Municipal.
Uma página autárquica nO DEVER, o sítio na net e as publicações legais, chegam para contactar e transmitir informação ao concelho.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Celebram os gordos com actos solidários

No dia 14 de Novembro, sábado passado, reuniram no restaurante O Lavrador, um grupo de pessoas de toda a Ilha, para festejarem as saliências das suas gorduras.
Fazem-no há dez anos e associam o convívio à ajuda aos outros.
Este ano e por seu intermédio, conseguiram sensibilizar as boas vontades de beneméritos para, angariarem 3 cadeiras de rodas para os utentes das Misericórdias do Pico.
Um gesto a todos os títulos louvável e de grande mérito.
Normalmente, julga-se que estes jantares redundam em meras refeições, de gastos pouco saudáveis para quem as ingere. Quando, simultaneamente, há um objectivo solidário, todos temos a agradecer aos organizadores o interesse pelos mais necessitados.
Um bem hajam a quantos contribuíram para este gesto nobre!
Mas atenção às gorduras e ao mau colesterol!...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

É hora de mostrar a nova face


O sítio da Câmara Municipal continua a revelar a velha face do município.
É certo que só ontem tomaram posse os novos membros do executivo, mas hoje, primeiro dia, deveria ter-se alguém encarregado de alterar a página principal, incluindo o discurso do presidente na tomada de posse, a foto da nova equipa e pouco mais porque nem tudo se pode fazer num dia.
Sara continua a ser a Presidente, quando passou a vereadora e Roberto Silva, Presidente da Junta das Lajes...
Há coisas que deveriam ter vindo preparadas de casa para, após a posse, figurarem na novidade e abertura do mandato.
Aguardemos que não demore muito a nova imagem e o novo elenco e que o sítio do Município passe a constituir um moderno e aberto instrumento de trabalho e de acesso dos munícipes à administração.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ILS mais caro que 400 m de pista

O Rui Medeiros, no seu O Pico e os Aviões tem um judicioso e competente comentário sobre os investimentos no Aeroporto do Pico.
Sempre desconfiei do excessivo valor das obras feitas. Tenho o direito de o fazer, embora desconheça os pormenores.
O Rui Medeiros que já provou ser um expert nesta matéria, argumenta que seria mais barato ter ampliado a pista em mais 400 metros que instalar o sistema de aterragem por instrumentos ILS que levará mais 2 milhões de euros aos cofres da SATA e fará com que outros investimentos no Pico não sejam feitos porque as dotações orçamentais não esticam.

Um artigo a ler no blog do RM que recomendo vivamente!