segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2013-o que faz falta...

...é animar a malta - dirão uns.
Outros, porém, continuam a contestar o atraso na resolução das obras da casa da Maricas Tomé que nem a Câmara vende, nem há quem compre. Conclusão: As ruínas são a vergonha da vila.
E nem o taipal colocado há mais de ano, junto ao passeio, ameniza a paisagem urbana do centro histórico e classificado das Lajes.
Andando por outras paragens, nota-se que o problema dos edifícios degradados aflige outros centros urbanos. Houve quem colocasse uma faixa de alto a baixo, cobrindo a fachada, ostentando a imagem antiga do edifício. Era uma boa solução. Houve quem pintasse as fachadas com murais, etc. Eu prefiro a primeira solução.
Nunca, mas nunca, a cobertura do edifício com trepadeiras que denotam desprezo e abandono pelo património construído.
Como está, está muito mal e a Câmara não se pode aliar da situação, alegando que o edifício está à venda. Pois se nem uma tabuleta o informa!...
Daqui lanço uma sugestão: vamos juntar-nos e limpar o edifício das ervas. Depois, retirar o taipal que só estorva o trânsito dos veículos e peões, até que a autarquia se convença que tem de dar outra imagem de um prédio que já foi residência e escola primária. 
Até que alguém se lembre que aquele é um excelente espaço e ali queira reconverter as ruínas em espaço para alojamentos turísticos ou outros fins.
Como está não pode continuar.