quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Mais um dia de maresia

O estado do mar hoje, já não nos causa as preocupações de antanho, embora tenhamos sempre a dúvida se ele chega a terra ou não, como aconteceu anos e anos a fio.
Uma coisa é certa: o Castelete tem uma função fundamental na proteção da Vila. Por quanto tempo mais vai resistir às investidas do volume de água violenta que trepa por aquele promontório com o maior desplante, ninguém sabe. Mas talvez não fosse descabido os técnicos presenciarem in loco, em dias de mar muito bravo, o comportamento da orla de proteção marítima, quer a construída quer a natural, para apreciarem a natural erosão que ele provoca, impercetivelmente e à vista desarmada.
De qualquer modo, um dia de mar bravo, é sempre um espetáculo a não perder, conforme documentam várias imagens colocadas aqui:
https://www.facebook.com/groups/341250526182/  , ou aqui  
https://www.facebook.com/jose.pacheco.96387?fref=ts

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quem não atende, não espere ser atendido!

Não deixa de ser curioso que, mesmo estando inativo há algum tempo, os leitores continuam a procurar no LEPRATECOMA informação sobre as Lajes.
Embora ela não abunde, nestes tempos de contenção de despesas, vai havendo uma ou outra informação que se vai sabendo, mais por aquilo que se vê do que pela divulgação feita através dos media.
Assim, continuam as obras no antigo campo de futebol. A estrada vai passar ao lado da muralha onde foi construída uma zona cimentada de passeios pedestres. Do lado oposto ficará instalado: um parque de diversões, com equipamentos para a realização de espetáculos, com betão quanto baste!... E pouco mais.
Está também em obras o pavilhão de desportos, cuja cobertura foi levada pelo vento em Setembro passado. Já não era sem tempo.
De resto, pouco mais há, embora o Município esteja muito empenhado em construir mais uma piscina municipal, desta feita na Fonte da Silveira. Para servir quem e quantas pessoas? Não se sabe. Certamente poucas. Sabe-se apenas que vai custar muita massa que deveria ser utilizada para a promoção de atividades económicas que gerassem empregos para os residentes.
Não estraguem mais as nossas zonas costeiras com toneladas de cimento. Façam só o indispensável para as pessoas terem fácil acesso ao mar e desfrutarem das vantagens da água salgada e do sol. As nossas costas não precisam de mais piscinas, pois temos o mar- essa grande piscina!
Colocar betão, sem que os banhistas, sobretudo os mais idosos, tenham acesso facilitado e seguro ao mar, é uma falha imperdoável que denota falta de preocupação social.
Há tanta gente reclamando uma escada aqui, outra ali, coisas simples, e ninguém atende. E esperam que o cidadão que pede tão pouco vote nos eleitos? Hummm! Não acredito!!!