domingo, 22 de abril de 2007

Uma Maré de potencialidades

Esta Maré, é um mar de potencialidades ainda não desenvolvidas. Noutra localidade, esta piscina natural teria já sido objecto de aproveitamento desportivo/lúdico, dada a sua reduzida profundidade e a natural apetência para ser viveiro de espécies.

Este espelho de água que reflecte o Castelete, merece também que as entidades responsáveis assinalem, num PENEDO que por aqui entraram os primeiros povoadores que se chamaram picoenses/picarotos.

15 comentários:

almalajense disse...

Novo Post em almalajense.
Plano de Ordenamento Turistico dos Açores.

Anónimo disse...

Essa do PENEDO é história mal contada....
E quanto a ser viveiro de espécies, não lhe estrageuem o ambiente.

Anónimo disse...

Assinalar num penedo não é assinalar no PENEDO. Para além disso, deveria associar-se no mesmo percurso, a calçada romana do caminho velho da Ladeira da Vila, o poço que ali está ao desleixo, tudo simbolos de um passado que importa valorizar. Os povos que não preservam as suas memórias, não têm futuro.

Anónimo disse...

Por favor não se zanguem por causa do Castelete...que me é muito querido.

Concordo com a valorização da calçada romana, do poço, de tudo o que possa constituir pólos de atracção turística distintivos e "nossos".

A bem da Vila.

Anónimo disse...

É pena ter-se olhos e continuar-se
cego.
E quem não aprecia e valoriza esta riqueza que possuimos - a maré e o seu conjunto - não deixa de ser cego e insencivel a estes dons que a mãe natureza nos legou.
Mas são muitos a não verem, principalmente os mais responsaveis. Por esse mundo fora vemos aproveitamentos que em nada se comparam com esta dádiva. Mas porque são no estrangeiro tem outro valor.É pena.Mas...

Anónimo disse...

Então os romanos também chegaram às Lajes? E eu que pensava que os Açores tinham sido descobertos pelos Portugueses muitos séculos mais tarde!!! Calçada romana! E esta, heín!?!

Anónimo disse...

Este é parvo!. A "calçada romana" é designação própria. Não quer dizer que os romanos andaram por aqui....

Anónimo disse...

não há dúvida que antes de chegarmos ao Teatro temos muito que palmilhar!!!!!
Não faltam marcas próprias das Lajes e uma delas é a beleza circundante da Vila, essa sim dever ser valorizada e preservada, e não permanecer em completo abandono!!!!
Já pensaram que temos tanto mar e uma zona de banhos como a maré que permanece em completo estado selvagem... é que com pouca intervenção humana podiamos dar algum conforto e condições às centenas de lajenses e turistas que visitam a maré no verão!!!

Anónimo disse...

Tem razão o caro anónimo.
Calçada "romana"?
Fui induzido pela expressão escrita.
Peço desculpa.

Anónimo disse...

Há fotografias que são orações. Há momentos, nos quais, seja qual for a posição do corpo a alma está de joelhos.
Estas fotos, independentemento do texto pertinente que as acompanham, são a elegância da arte que além de não se fazer notar é aliada ao cuidado subtil de se deixar destinguir Foi com agradável surpresa que "cliquei neste blogue".Sou daquelas pessoas que tenho a´paciência e penso que todo o mal traz consigo algum bem.
Não é preciso fazer coisas extraordinárias mas fazer tudo extraordinariamente bem.
Encantadoramente adoro as Lages e tenho pena de não ter sido nado aí.
Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco com o muito que temos.
Parabéns e obrigado por este sítio.
O ocaso é algo que o homem nunca conseguiu explicar.

Anónimo disse...

Leia-se acaso.

Anónimo disse...

Felizmente que nas Lajes nasceram muitas coisas boas. Não venha estragar essa ambiencia.
Somos homens do mar e da terra e vivemos, por isso, com essa condição. Os pseudos intelectuis aqui não têm berço. Procure outras paragens e ficár-lhe-emos muito agradecidos.
E por agora é tudo.

Anónimo disse...

Há uma coisa ainda melhor do que enfim sós; é o enfim só.

Anónimo disse...

És parvo!

rui disse...

Gosto muito das fotografias deste blog.
lembram-me um periodo particularmente feliz da minha adolescência.
Infelizmente nem todas abrem no seu tamanho verdadeiro. Um desses casos é o desta belissima foto do castelete e da maré onde eu tanto nadei nos verões de 67 e 68, e que gostaria de ter no meu desktop. Há possibilidade de disponibilizar o link para essa foto? obrigado