domingo, 13 de maio de 2007

As ruas da Vila

As localidades reconhecem-se e afirmam-se pelas suas gentes, pela sua história, pela sua economia, pelo comércio, pelas suas instituições, pela sua arquitectura. Tudo isto transparece no parque habitacional e na sua fisionomia arquitectónica. Dizem os técnicos que a malha urbana da mais antiga vila picoense, tem exemplares muito interessantes, com torres, típicas das construções de vilas e cidades baleeiras da Costa Leste dos EUA. Na Rua Direita encontram-se vários desses belos edicícios, alguns a necessitarem de recuperação.
No Largo da Matriz, outrora centro da Vila, a recuperação de alguns imóveis, é um bom exemplo da qualidade arquitectónica que as Lajes mantem.
No roteiro da Vila, a Rua Direita é um bom exemplo que deve ser apresentado aos nossos visitantes como motivo de interesse histórico e cultural do meio.

5 comentários:

Anónimo disse...

NA REALIDADE ASSIM É.
ESTE ASSUNTO HOJE POSTADO TEVE A ESPERANÇA,POR SER DIA 13, DE HAVER ALGUM MILAGRE?
SE ASSIM FOI, FICAMOS TODOS A TORCER.

Anónimo disse...

Tudo o que amamos profundamente converte-se em parte de nós mesmos e a beleza está nos olhos de quem a vê. Maravilhas nunca faltam no mundo, como, a cada vez mais encantadora Vila das Lages. O que falta é a capacidade de senti-las e admirá-las.
Continue com esta página tentando o impossível para obter o melhor possível.
Encontrará algumas pessoas, mesmo em dias de sol, que teimam em não só serem obstinados, como em verem apenas as próprias sombras.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o autor do blogue.
Ainda que o "centro" da Vila se tenha encaminhado para o mar, e bem, na minha perspectiva, a Rua "Direita" representa o que de mais histórico temos para apresentar.
Recuperado o que há para recuperar, não seria mesmo de excluir a hipótese de fechar a rua aos automóveis, transformando-a num interessante, quicá pedagógico, passeio pedonal, onde tudo pudesse ser visto com a tranquilidade que é, ou deveria ser, apanágio das Lajes.

Anónimo disse...

E porque não? No Verão penso que nalgumas alturas como na festa de Lurdes - Semana dos baleeiros, podia testar-se esta ideia. Fechar a Rua Direita, permitindo apenas a passagem de taxis,e de viaturas particulares só para transporte de inválidos e doentes, ambulâncias e viaturas de transporte de mercadorias em determinadas horas, e. Isso permitiria que fossem instaladas esplanadas ou pequenos comércios ambulantes.
Há que pensar e esta sugestão do Juca, parece-me uma pedrada no charco.

Anónimo disse...

Na verdade, este blog é simples mas comovente.
Na minha opinião, o ideal seria fechar algumas ruas ao trânsito, usando para parque de estacionamento o campo de futebol e o parque em frente à antiga Guarda-Fiscal. Isto facilitaria a animação de rua, como por exemplo bandas, chamarritas, jogos tradicionais, teatro de rua, exibição de filmes/documentários ...
Já agora, não haveria maneira de converter a textura das pinturas das casas.
De áspera para lisa,de cal pu-
rificador, simples, sólido
e leal- como a alma dos lagenses.