sexta-feira, 25 de maio de 2007

Reconhecimento autonómico ao mérito

O Professor Doutor José Enes Pereira Cardoso e o Eng. Germano Domingos vão ser homenageados com as Insígnias autonómicas de reconhecimento, segunda-feira durante as comemorações do dia da Região que decorre em São Roque do Pico.
José Enes, nasceu na Silveira-Lajes do Pico e doutorou-se em Filosofia, em Roma. Foi Professor do Seminário de Angra, organizador das Semanas de Estudo dos Açores promovidas pelo IAC (Instituto Açoriano de Cultura) e Professor de Filosofia da Universidade Católica, em Lisboa. Foi ainda Professor da Universidade de Luanda e da Covilhã e primeiro Reitor da Universidade dos Açores. A sua carreira académica prosseguiu depois na capital portuguesa.
José Enes é poeta de reconhecido mérito. Da sua autoria é, entre outros, o poema Montanha do Meu destino que o Grupo Coral das Lajes do Pico interpreta com música de Emílio Porto.
"""""""""""""""""""""""""""
O Eng. Germano Domingos foi eleito deputado pelo PPD à Assembleia da República em 1976, cargo que ocupou mais tarde, por várias vezes. Exerceu também funções governativas no primeiro Governo Regional como Secretário da Agricultura e Pescas e como Secretário do Equipamento Social. A ele se fica a dever o prolongamento da Av. Marginal de Ponta Delgada, a Marina e as Piscinas anexas.
O Eng. Germano Domingos é um apaixonado pela sua terra que visita, anualmente, em Agosto, durante a Festa de Lurdes - Semana dos baleeiros.
PS: Não publicamos foto do Eng. Germano por não dispormos dela, o que lamentamos.

20 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns acrescidos por este reconhecimento não ser a título póstumo, como é costume...
É salutar que se reconheça o mérito e que as pessoas em causa tenham possibilidade de o sentir.

Parabéns a ambos!

Anónimo disse...

O que é que o Eng. Germano Domingo fez pela sua terra (Pico,Lajes) enquanto ocupou tais cargos já que ama tanto a sua terra??

Anónimo disse...

Eu fiquei sem perceber porque foi o Viveiros distinguido... mas talvez fui o unico a ter esta duvida.

Anónimo disse...

Segundo percebi eles condecoraram os primeiros deputados eleitos pelos Açores em 1976, inclusivé po José Manel Bettencourt que na altura era do PPPD e o Ruben Raposo que tb foi do PPD, Jaime Gama, Germano e não sei quem mais

Anónimo disse...

Não percebem porque os aqui citados foram condecorados hoje? É o dia 28 de Maio! Em tempos até era feriado...

Anónimo disse...

Ai tantas reminiscências do passado!... vamos olhar prá frente

Anónimo disse...

Germano Domingos foi eleito à Constituinte. Foi Secretário da Agricultura e Pescas e como tal foi o único que criou Serviços de Ilha, condignos com o que se esperava da Autonomia recem instalada: Serviços Agrícolas na Piedade (Lajes); Serviços Florestais e Serviços Veterinários (S. Roque). Depois o Adolfo Lima e o Ernesto Ferreira fizeram o que se sabe: O Ernesto depois de viver em S. Roque, para enganar os incautos, passou-se com armas e bagagens para a Madalena e levou consigo o GEPAP com o cargo de Director de Serviços e esvaziou o Matos Souto. Só anos mais tarde se voltou a inverter, mas de maneira cocha, essa alucinação madalenense. O Futuro já aí está e o Ernesto e o Adolfo Lima já deles ninguém se lembra senão por Futebois e touros...

Anónimo disse...

Tanto amor às Lajes desse Eng. Germano e vai fazer uma vivenda nos Toledos - Madalena. Será porque na altura o Eng. Fernandes estava nas Obras Públicas e era seu procurador? Foi o que se dizia nessa altura, mas já ninguém hoje se lembra disso.

Anónimo disse...

Eng. Germano Domingos (G M) é um homem íntegro, honesto e amigo da sua terra. Como Secretário Regional foi um homem competente, leal e pragmático.
Pois talvez lhe faltasse o jeito para alguma aldrabice de maneira a beneficiar indevidamente algum local que gostasse mais. Agora dizer que não deve ser homenageado por não “ter feito nada pela sua terra” parece-me uma autêntica garotice.
O sr. G D foi membro de um governo regional e não do poder local. Além disso, foi-o numa altura de vacas magras, ainda não se tinha descoberto os milhões da ultra-periferia.
Quem pertenceu aos órgãos autárquicos teve, de facto, oportunidade de defender a sua terra – ERA PARA ISSO QUE ERAM PAGOS!
Por essa tal ordem de ideias, o Dr Enes, ou mesmo o Bispo de Macau ou o Gen Lacerda Machado – figuras proeminentes das Lajes - deveriam ser homenageados?
E o facto de não ter sido colocado uma fotografia de G D no blog terá tido a mesma linha de raciocínio?
A mesma de Paulo Portas quando retirou a fotografia de Diogo Freitas de Amaral da galeria dos presidentes do CDS, apagando assim a memória de um partido, Á BOA MANEIRA STALINISTA.

Anónimo disse...

Se não foi colocada uma foto de GD no blog foi por dela não dispôr, não por outras razões que possam estar em mentes atrofiadas ou mesquinhas de alguns comentadores. Akiás se algo nos movesse contra GD que há muito conhecemos, nem teríamos falado nele, como o não fizemos de outros homenageados açorianos.
GD foi homenageado, por ter sido, entre outras funções, primeiro deputado à constituinte, mas sinceramente, poderia ter feito muito mais pela sua terra. E disso ele terá, eventualmente, consciência e pena! assim o creio, como Lajense que é do coração e picaroto de nascimento!

Anónimo disse...

Quem pertenceu aos órgãos autárquicos teve, de facto, oportunidade de defender a sua terra – ERA PARA ISSO QUE ERAM PAGOS!
pois, o deputado Emilio Porto, hoje com grande reforma que fez por esta terra?

Anónimo disse...

Se não foi colocada uma foto do autor do blog foi por outras além de outras razões ter uma mente atrofiada ou mesquinha igual há de alguns coment

Anónimo disse...

Depois de ler mais atentamente o PS da notícia é que entendi que o autor não dispunha mesmo da foto de G D.
Devo confessar que, inicialmente, interpretei “PS” de outra forma, as minhas desculpas, portanto.
Queria aproveitar, também, para incentivar o autor do blog, um anónimo como eu, a continuar a debater os temas pertinentes da nossa terra.
Os meus sinceros cumprimentos

Anónimo disse...

É injusto estar a criticar E.Porto, pessoa integra e que tem prestigiado as Lajes, aquém e além fronteiraas através do Grupo Coral, um dos mais antigos dos Açores, das suas composições e arranjos musicais que são interpretados por outros agrupamentos e da sua colaboração na imprensa, rádio e TV. Desconhecer isto é uma injustiça imperdoável. E.Porto foi deputado regional como outros que vivem no Pico e, porque menos expostos, não consta que alguém os critique. E.Porto foi durante muitos anos professor de Educação Musical e até regente da Filarmónica L.Lajense e continua a prestar a sua colaboração desinteressada sempre que é chamado a tal.
Se bem que ele não necessite da minha defesa, aqui está o autor deste blog a repôr a verdade.

Anónimo disse...

Quem não prestigia os seus Valores não merece sequer atenção.
O Maestro Emílio Porto fez e faz mais pelas Lajes num só recital do Grupo Coral, do que muitos que levam a vida inteira a criticar sem apontar alternativas.
O que vale é que o Maestro é superior a essas mesquinhices.

Anónimo disse...

É injusto estar a criticar E.Porto,
será intocável?
o E. Porto poderia ter feito muito mais pela sua terra. E disso ele terá, eventualmente, consciência e pena!

Anónimo disse...

Ainda hoje o Eng. Germano Domingo andava a passear por cima do muro junto á pesqueira e a dizer a quem estava lá e ouviu que a orla já deveria ter sido feita á muito tempo e que deveriam ter feito um cais onde alguns barcos de passageiros podessem atracar.
Não posso concordar mais mas onde é que ele onde enquanto teve poder para o fazer?? A orla já é coisa de anos e anos.
Por favor tenha dó...

Anónimo disse...

Caro anónimo 3 de Junho de 2007 22:36
“ (...)Com raízes açorianas, o pai e o tio, Ruben e Germano Domingos, foram em 1958 manchete do jornal A Bola com o título "Irmãos Domingos - A esperança da vela nacional" na cobertura de uma competição internacional que decorria em Setúbal e na qual estavam entre os primeiros. (...)
(...)Afastado há alguns anos das competições por força de uma carreira política e empresarial, o tio, Germano Domingos, três vezes deputado à Assembleia da República e por duas vezes Secretário Regional dos Açores, preenche actualmente os fins-de-semana a passear ou a participar em regatas de cruzeiros, a bordo do pequeno Sindbad, um veleiro de 24 pés construído pelo irmão em 1969. (...)
In http://inedita.com/revistav/vol16/esperanca.html
Não acha, caro anónimo, que se G D tivesse condições para fazer uma marina a teria feito?

Anónimo disse...

O deputado E. Porto, apesar de ter sido Maestro da FLL é a pessoa nas Lajes que mais a critica e fala mal...
Quanto à sua ajuda desinteressada, esta dificilmente o é... Só pode negar isso quem nao está por dentro do assunto...
Este senhor "distinto" meteu a sua "nova esposa" como presidente dakela sociedade com o único intuito de arranjar lugar para o Grupo Coral ensaiar quando o Auditório Municipal entrou em obras...
Nos seus dois anos de mandato a dita senho apenas apareceu na sede da sociedade 3 vezes (sem contar com ensaios do Grupo Coral) sendo 2 dessas vezes para jantares e discursos...
E depois é um senhor comendador e mais n sei o k à boca cheia...
Tenho dito!!!

Anónimo disse...

Estamos na Laprónia! E els pertene aos lepras.