domingo, 15 de fevereiro de 2009

Depois do voto de censura, quem queremos?

Os leitores deste blogue censuraram maioritariamente (73%), no inquérito que efectuámos, a actuação da equipa que presidiu aos destinos do nosso Município. Num universo de 102 votantes, 7% consideraram muito boa a actuação dos autarcas dirigentes, 11% boa e 7% avaliaram-na assim-assim.
Temos a noção de que não se trata de um inquérito científico e que, por isso, não é possível tirar conclusões precipitadas. Mas é um indicador de que os lajenses não estão satisfeitos com a gestão municipal.
Em face desta situação e dos recentes resultados eleitorais, resta saber quem vão ser os candidatos das forças políticas, nomeadamente do PSD e do PS e que projectos credíveis e com impacto no presente e no futuro vão apresentar ao eleitorado.
É tempo de começar a pensar nos protagonistas que, dentro de meses, vão aparecer à nossa porta, pedindo que acreditemos nas suas propostas e apelando ao voto.
Como eles não caem do céu, vamos antecipar-nos sabendo qual a preferência dos nossos leitores.
Participe no inquérito, ao lado.

39 comentários:

Anónimo disse...

http://www.freeetv.com/tk/modules.php?name=Video_Stream&page=watch&id=2331
Site na internet onde se pode ver gratis a RTP-Acores em directo.

Anónimo disse...

Tenho a impressão que o nome do candidato do Partido Socialista, à Câmara Municipal das Lajes, não se encontra explícito na lista posta a votação. É um palpite e não passa disso mesmo!...
Oxalá se encontre a melhor solução, pois o Concelho e as suas Gentes merecem-na.

Anónimo disse...

Candidatos do PSD: Sara, Jorge Jorge e Vanda. Mandatário: Cláudio
Lopes (o mesmo das criticas em privado mas que sao acompanhadas da ingestao de abundante queijo!!!) Haja vergonha. Chega de duas caras!!!!! O povo tem a palavra e é ja a seguir. ps: falta na votação o nome do chefe de gabinete e/ou marido (futuro qualquer coisa na fantastica empresa municipal que ate edita uma publicação chamada ma(g)ma!)

Anónimo disse...

Deixei, neste blog e relativo a esta mensagem, um anterior comentário. Nele dizia (Simples palpite!)que o candidato do PS, à Autarquia Lajense, não estaria na lista posta a votação. Estranho que, até agora, ainda não tenha sido publicado. Estou convicto de que não se trata de um caso de censura, mas, certamente, de algum problema técnico!
Para o bem de toda a Comunidade, desejo e espero que o(a) próximo(a)Presidente da Câmara, de entre os inúmeros desafios que terá pela frente, olhe com bons olhos para os diversos Institutos existentes no Concelho, particularmente os que estão vocacionados para as actividades artísticas, seguindo os bons exemplos que nos chegam dos nossos vizinhos de São Roque e da Madalena. Não basta prometer. É preciso fazer e saber honrar os compromissos assumidos! Só assim se fica bem na fotografia e se sairá da contenda de uma forma mais digna.

Anónimo disse...

Credo, o Rapaz do Florentino pelo PS? Pior mas só mesmo pior será manter o chefe!

Anónimo disse...

É muito interessante ver as opções por candidatos do PS e não acredito que os votantes sejam todos socialistas. Há, portanto uma vontade de mudança. Espero que para melhor e com um bom protagonista

Anónimo disse...

Caro Artur Xavier, como esta longe mas sempre nuito atento a uma terra que por vontade propria continua a ser apenas destino de ferias, bem podia dizer sem rodeios a quem se refere e já agora se votasse por aqui se votaria na sociedade Santos&Machado, Lda. ou nao...

Anónimo disse...

Precisamos no concelho de pessoas que saibam reflectir e pensar e de agir. Penso que o professor Jorge Jorge é a pessoa indicada para dinamizar as colectividades e instituições do concelho.
Além do mais é uma pessoa com grande dinamismo na sociedade onde se insere, não se coibindo, como fazem outros, de ajudar seja nas festas da igreja, da filarmónica ou do clube da sua terra. è uma pessoa que está sempre junto da população.
Em relação ao que diz o Artur penso que se está a referir à professora Noélia Machado, pois é a unica que parece reunir concenso no seio do PS Lajense, onde pelos vistos ninguém se entende quanto ao candidato.

Anónimo disse...

Meditei um pouco se deveria, ou não, responder ao anónimo que me lança um repto e que afirma que eu estou atento a uma terra que "por vontade própria continua a ser apenas destino de férias".
Pois é, meu caro, na verdade estou atento e procuro sempre informar-me daquilo que, de mais relevante, vai acontecendo no Pico, em geral e nas Lajes, em particular. O meu único destino de férias é o Pico porque eu quero, porque gosto e porque não tenho de pedir licença a ninguém para o fazer. Não recebo nem aceito lições de patriotismo de quem quer que seja e muito menos de um(a)fraco(a) que nem, no mínimo dos mínimos, tem a coragem de assinar aquilo que escreve.
Sempre lhe quero dizer que continuo a poder votar na Freguesia das Lajes do Pico e que se estiver aí, por altura das eleições, exercerei com muita honra esse meu dever cívico, na lista, ou nas listas, que, em meu entender, melhor defendam os interesses da nossa Terra e das nossas Gentes. Estamos entendidos?!
Passe bem.

Anónimo disse...

Acho que a Câmara não precisava de figuras decorativas, marido e mulher faziam o trabalho todo.
Tenho vergonha do estado da nossa política.
Mas só assim se garante um concelho envelhecido e numa desertificação galopante.
Esta gente não quer mesmo fazer mais nada da vida?
E o eng. Cláudio alguma vez viveu fora da política?

Anónimo disse...

Não podemos acreditar que o PSD leva a actual presidente a votos.

Haja bom senso e elevação política!

Anónimo disse...

últimas:

As bases do PS já definiram o candidato, Roberto Silva.
Será que os marmanjos gulosos do núcleo duro, estão a favor!!!
Uma coisa é certa, gostaria de ver alguns desses senhores em eleições directas é que só aparecem na alçada do grande chefe César.

Anónimo disse...

O/A sr(a)Lajense é mesmo um brincalhão ou brincalhona... O sr prof. Jorge Jorge é muito participativo? Está junto da população? Até me dói a barriga de tanto rir, lol.Só falta dizer que ele beija as peixeiras e as criancinhas ranhosas beneficiárias de rendimento minimo.

Anónimo disse...

O/A sr(a)Lajense é mesmo um brincalhão ou brincalhona... O sr prof. Jorge Jorge é muito participativo? Está junto da população? Até me dói a barriga de tanto rir, lol.Só falta dizer que ele beija as peixeiras e as criancinhas ranhosas beneficiárias de rendimento minimo.

Anónimo disse...

Quem é esse tal nucleo duro? Que eleições directas? Autarquicas? Qual é o seu candidato? Explique sff.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caros eleitores mais importante que tudo é o desenvolvimento do nosso concelho e não este ou aquele nome.Continuar a referir o nome do sr.Claudio ou da sra.Sara para comandar o destino deste concelho só se for uma anedota.Então estes srs não são os principais culpados do nosso atrazo???Apostar em gente nova sejam da direita ou da esquerda...o Concelho das Lajes e as suas gentes agradecem.

Anónimo disse...

O inquérito à boca do Lepratecoma não deixa de ser um fenómeno curioso da blogosfera e da vida das Lajes. Torna-se indesmentível a importância que este tipo de fóruns virtuais assume ao nível das ideias e da participação local.

O actual score da votação não deixa margem para dúvidas: os visitantes do Lepratecoma tendem para a mudança. Admitindo que se trata de uma votação paralela, que a generalidade dos eleitores das Lajes do Pico nem sequer navega na blogosfera (mas desse tipo de “amostra” sabe-se bem a opinião acerca do actual estado da Câmara) tudo indica que a mudança está à vista.

E parece que o PS vai mesmo eleger o próximo Presidente de Câmara. Oxalá que não faça como o PSD e encontre um candidato à altura desse cargo; alguém que ponha os seus interesses e projectos pessoais fora do Convento de S. Francisco, investindo no trabalho em equipa.

Esta coisa do Sr/a Presidente no topo do altar já não se usa!

Anónimo disse...

Hoje foi transmitido na rádio montanha a reunião da assembleia municipal das Lajes e penso que ficou bem claro quais são os candidatos do PS preparados para avançar para a CMLP.São eles o Eng.Roberto Silva e o Dr.Hernani Bettencourt,que demonstram muita coragem em tudo o que dizem e partilham como toda a população o estado de abandono da nossa terra que tem de ser alterado já para bem de todos nós.Até lá continuem a ser oposição séria como tem sido até aqui.

Anónimo disse...

Depois de ler estes comentarios (alguns com pouco sumo e sujos com uma politiquice doentia) não quero deixar de louvar o amigo Artur Manuel como encerrou o assunto.
È engraçado fazer essa sondagem e depois defender conclusões com o resultado de uma amostra tão pequena que não representa a diversidade da população do concelho. Quem parte de bases erradas dificilmente tem resultados acertados. Deixem a politiquice pessoal porque existem assuntos mais importantes......

Paulo Pereira disse...

Congratulo o blog Lepratecoma por fazer, uma vez mais, uma discussão pertinente e séria, embora tendenciosa - já agora, quem pode levar a mal a defesa do seu ponto de vista?
Relativamente ao anónimo de 23 de Fevereiro de 2009 9:08, penso que ele tem uma opinião muito válida e reflectida. Todos nós sabemos que numa comunidade pequena, como a das Lajes, há sempre o receio da devassa da vida privada e da má língua, quando se emitem opiniões contra-corrente.
Mas, também sei que, muitas vezes, não se utiliza o próprio nome por falta de auto confiança, para assinar opiniões muito válidas, como é o caso.
O passado é passado, a vida privada é vida privada, a profissional é profissional, há que separar os casos, no combate político.
Há que abrir o peito às balas e às setas e avançar contra os adversários, que, muitas vezes, apenas estão dentro de nós.
Senão a alternativa será sempre a crítica surda e amarga, perante a vitória de um qualquer aventureiro oportunista.
Que se inicie um debate renhido, mas também franco e desinteressado, enquanto é tempo e, depois, se escolha o melhor projecto.
São os meus sinceros desejo.

Anónimo disse...

olhem para os depotados do P S o que tem feito pelo pico,nem os pro-
pios da fraguesia dele votao nele,
mas quando ha votos para fazere,
uma estrada em sao miguele ele vota
sempre a favore,;ele foi criado la.
por isso nao admira:por isso botem
bem sentido quem a que querem por
a mandar na cambra das lajes?
talves a irmam ai"ai"ai"

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo que referiu o nome do Roberto e do Hernani para a Camara.Qualquer um deles na sua profissão ganha mais do que na autarquia de certeza não íam fazer dos cargos um emprego, como ao longo dos anos se tem feito.Alguem conhece a profissão do sr.Claudio sem ser politico?? isto é apenas um exemplo mas há mais.

Anónimo disse...

Alguem ouviu a ultima Assembleia Municipal transmitida recentemente pela nossa Radio Montanha? Quem teve esse privilégio ficou esclarecido quanto ao estado actual dos representantes do PSD. A presidente com a missao impossivel de defender os interesses duvidosos de alguem aqui caido do nada e os vassalos dos deputados dos PSD a fazerem figura de corpo presente e, nao obstante nao perceberem aquilo que votam, votam sempre de acordo com a posiçáo da presidente e familia. Ah! O que nos vale é que foram surprendidos pela proposta do PS em transmitir a AM na radio... Aí começou o fim dos figurantes / marionetas dos deputados do PSD, pois todos ficaram a saber que eles la estao... mesmo que nem eles proprios saibam para quê!!!

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o Paulo Pereira. Façam um debate honesto, assumido e proveitoso para bem do concelho e não apenas para beneficio de alguns amigos em luta pelo poder.

Anónimo disse...

Avaliem as propostas dos candidatos, o seu perfil, a sua equipe e votem em consciência!
A autarquia têm de funcionar em sintonia com um desenvolvimento integrado das freguesia, independentemente da cor partidária do seu autarca.
Estamos "fartos" de assistir às intrigas politicas que visam somente desviar o mais importante o debate de ideias de projectos que nos façam sentir e acreditar que temos um rumo traçado para o nosso concelho e que seja possível concretizá-lo.
Acredito nas capacidades das nossas "gentes" ou não sejamos filhos ou netos de baleeiros!

Anónimo disse...

Por acaso passei por aqui e li os vossos comentários.
Há de tudo um pouco.
Nem todos tem dotes oratórios, tirando disso partido. Não vão por aí.O concelho preciso, não de "canudos", mas de UM BOM GESTOR.
A dificuldade é essa. Onde é que eles estão?
Médicos, advogados, engenheiros, não são o suficiente. Como gerem a sua vida? Já demonstraram serem bons gestores? Uma Camara não é mais do que uma empresa.
Reflitam, para que possam agir, a bem do nosso concelho.
Lajense de longe.

Anónimo disse...

Ao ver o quadro de votação dos possíveis candidatos à edelidade Lajense, lembrei-me de imediato do Ministro Mário Lino, o homem do "j'amé". Também eu digo "j'amé", a nomes como Sara Santos e Cláudio Lopes, o estado actual deste concelho e principalmente desta Vila falam por si, ou melhor por eles, e por isso mesmo "j'amé", não vão lá com o meu voto. Quanto aos restantes nomes são todos caras novas, e é daí que podemos esperar um digno desenvolvimento para este concelho, quer seja no PSD, PS ou qualquer outra força politica que apresente candidato por este concelho, como sucedeu em anteriores actos eleitorais.

Anónimo disse...

É engraaçdo ler estes comentários senão vejamos um está longe mas vota nas Lajes,podera sempre é preciso se pagar alguns favores feitos aquando da debandada,outros há que não dizem coisa com coisa pois o seu espirito não é construtivo mas sim de estarem contra tudo e contra todos,pois se analizar-mos aquilo que de util fizeram á sociedade´foi ZERO,todos temos direito de escolherem onde e como querem viver,acho é que estando fora que não tem nenhum direito em votar e impor a sua vontade pelo respectivo voto pois quem vive onde vive é sofre as concequências de quém lá está.
Antonio Monteiro

Anónimo disse...

Gostaria de começar por uma sentença da qual concordo inteiramente:

“o voto é secreto”

Mas, na qualidade de anónimo provocador, pergunto: porque razões, os que dão sempre o nome nos blogs das Lajes, não defendem um candidato ou uma equipa para ir a votos nas próximas eleições? E então a defesa pelo desenvolvimento local e a democracia participativa?

Anónimo disse...

Como são corajosos os srs. que assinam o nome nos seus comentários, o que lhes falta mesmo é ter opinião directa e honesta.Agradar a gregos e troianos não é possivel.A teoria de que ganhe o melhor e depois quem ganha é que era o melhor...é muito cobarde srs. corajosos assinantes com pouca coragem.

Paulo Pereira disse...

Os anónimos de 28 de Fevereiro de 2009-10:07 e de 2 de Março de 2009-23:19 lançaram uma provocação, no sentido dos comentadores que assinam os comentários indicarem os seus sentidos de voto nas próximas autárquicas, segundo percebi.
Bom, penso estarem a dirigir-se a mim, pois, juntamente com o Artur ( e outros ilustres assinalados, que não conheço) assino uns humildes comentários, perdoem-me a desfaçatez.
Sobre não ter opinião directa e honesta, com intuito de agradar a gregos e a troianos, estando apenas à espera de me colocar ao lado dos vencedores, devo lembrar a este corajoso anónimo que, ainda nas últimas eleições de Outubro, defendi a votação na CDU e no PP, depois de ler os manifestos de cada partido, de modo a emergir uma terceira força política no Pico. Estaria a colocar-me do lado vencedor, ou tão pouco a agradar à maioria dos meus conterrâneos?
Não, fi-lo apenas de acordo com a minha consciência.
Então, porque diabo também não botarei opinião agora?
Que se lancem as candidaturas, que se elaborem os programas e depois, se ainda fizerem questão, botarei parecer.
Mas não antes disso, pois contar espingardas, ou passar cheques em branco, sem a poeira assentar, é quase sempre contraproducente.
Cumprimentos

Anónimo disse...

O slogan do PSD nas regionais era "melhor é possivel". Nas autarquicas das lajes bem que podia ser: pior é impossivel!!! Chefe a presidente (formalmente), ja!!!

Anónimo disse...

O anónimo provocador encaixa (e embrulha) a pronta e sensata resposta do Paulo Pereira. Quando disparada, tal provocação, nem sequer incluiu PP no seu aleatório alvo. Um bem-haja para si PP e para o seu blog.


No entanto, sublinha que muitos dos amigos da terra (comentadores da nostalgia, que se dizem democratas e preocupados com a condição local) quando vêm o chefe e sua subordinada (no Rita por exemplo), quase contraem escolioses de tanto de se dobrarem.

Continuando a provocação: não tenho visto o Continental Gestor da Empresa Municipal. Será que é da crise?

Anónimo disse...

Acabei de ouvir na RDP-AÇORES que o candidato do PS á CMLP é o eng.Roberto Silva, actual presidente da junta de freguesia das Lajes.Fiquei contente,é jovem,filho da terra e se conseguir um bom grupo de trabalho pode ser que o nosso concelho tome rumo,já que anda á deriva há tempo a mais.

Anónimo disse...

Acabei de ouvir na RDP-AÇORES que o candidato do PS á CMLP é o eng.Roberto Silva, actual presidente da junta de freguesia das Lajes.Fiquei contente,é jovem,filho da terra e se conseguir um bom grupo de trabalho pode ser que o nosso concelho tome rumo,já que anda á deriva há tempo a mais.

Anónimo disse...

Vamos melhorar o nosso concelho! O rumo traçado pela liderança de Sara Santos está por demais gasto. É hora de mudar, gente nova precisa-se!!!!!

Anónimo disse...

Oxalá o Roberto Silva se junte a pessoas competentes que o ajudem a desenvolver o concelho para incentivarem as pessoas novas a fixarem residencia aqui. É só copiar o que se tem feito na Madalena, e deixar a cultura de parte que só nos tem dado prejuízo.

Anónimo disse...

Será que a vossa democracia é para todos ou só para quem apenas aposta no bota abaixo?
Beijinhos
A namorada do engenheiro