segunda-feira, 9 de maio de 2011

Troca de sementes

Ontem foi exibido nas Lajes um documentário de uma organização australiana visando a preservação das variedades locais de plantas úteis. No próximo domingo no largo do S.João Pequenino realiza-se uma feira destinada à troca de sementes, plantio e estacas.
Este importante evento poderá contribuir muito para a propagação e preservação da nossa flora endémica.
Na verdade, quer na vila, quer no concelho em geral, a maioria das árvores que cresce nas bermas das estradas, limita-se ao plátano, cujo pólen traz graves consequências para muita gente, o metrosídero, algumas criptomérias e poucos pinheiros. O resto são plantas que crescem mais por influência das aves e do vento que por mão do homem. Até as rosas desapareceram das estradas!...
As nossas plantas e arbustos endémicos deveriam ser mais protegidos e acarinhados pelas entidades públicas e privadas. Agora parece estar na moda plantar palmeiras nos jardins públicos e particulares, como se se tratasse de uma árvore de origem açoriana...Não estamos em clima tropical. Ainda!...
Temos de apostar no que é nosso. Os parques naturais de que agora tanto se fala, devem, sobretudo, incentivar a nossa fauna e flora e educar as pessoas para a plantação dessas espécies.
Por isso, se tem sementes de plantas endémicas, vá à feira e troque-as. Verá que o seu jardim passará a ser mais apreciado por quem nos visita.
Assim o Pico será mais Pico e o concelho mais lajense.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sempre foi um mal da nossa terra, dar mais importância ao que vem de fora e o que é nosso fica no esquecimento, pois não presta.
Pois está errado e basta só ver os nossos turistas parados nas bermas das estradas a fotografar aquelas plantas que nós desprezamos, mas esquecemo-nos de que talvez essas plantas só existam cá e em mais dois ou três lugarejos neste mundo imenso.
Vamos a dar o devido valor ao que é nosso, se não formos nós, quem o fará?

Anónimo disse...

Em relação à semana dos baleeiros: não vai haver fogo de artificio para se poupar dinheiro mas mandam-se vir 5-artistas-5 do continente (é o que mostra a primeira página do Dever) para gastar o dinheiro que se quer poupar. Lá se foi a noite de domingo de Lurdes. Muito pensam para depois dar cabo de tudo. É pena.

artur xavier disse...

A lepra me coma se estas sementes germinaram... (Desde Maio...)