terça-feira, 3 de julho de 2007

Os sítios do Clube Náutico e da Rádio Montanha

1.- O Clube Náutico das Lajes do Pico ( http://www.cnlajesdopico.org/ ) está a desenvolver um trabalho a todos os títulos meritório e muito empenhado quer na preservação do património baleeiro quer no incentivo aos desportos náuticos junto das camadas infantís e juvenís.
Fundado em 1978, desde então tem-se dedicado à " aprendizagem da vela ligeira nas classes Vouga e Lusitos, e posteriormente das classes Optimist e Vaurien. A vela, a pesca desportiva, e mais tarde a canoagem e o mergulho, constituíram as actividades a que o Clube se dedicou desde a sua fundação. E foi destas actividades, sobretudo da vela, que saíram muitos dos elementos que hoje constituem as tripulações dos botes baleeiros (5 botes e duas lanchas a motor Rosa Maria e Cigana) .O site do Clube Náutico, cujo endereço acima se refere, constitui um óptimo, actualizado, bem elaborado e prestigiante meio de divulgação do quanto continua a realizar esta instituição desportiva lajense, fruto do empenho dos seus dirigentes, em favor das Lajes do Pico.
Por isso merece todo o nosso apoio o projecto de remodelação da sede da instituição, nas "casas dos botes", concebido pelo grande arquitecto lajense, Miguel Machado, neto de baleeiros. Vale a pena visitar o http://www.cnlajesdopico.org/ , apreciar o album fotográfico das actividades náuticas e apreciar quanto o voluntariado pode fazer e faz a bem da nossa terra. Que seja lição para organismos públicos que, dispondo também de Tecnologias da Informação e Comunicação não actualizam os sites nem lhes dão a importância que eles de facto têm nesta sociedade globalizada.


2.- Gostaria, igualmente, de mencionar e relevar a abertura do site da Rádio Montanha http://radiomontanha.pt.to/ , outra voz das Lajes a entrar no coração dos lajenses, onde quer que se encontrem.
Em novas instalações, a RM tem desenvolvido ao longo destes anos acção meritória em defesa do concelho e da promoção das suas gentes.
A quantos fazem, diariamente, a emissão e programação da RM um bem haja pela dedicação a uma causa que tem na liberdade de expressão e informação, na atenção constante aos problemas das pessoas e na promoção cultural dos ouvintes o principal objectivo da rádio.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sr.gestor do blogue, em ingles diz-se "welcome"

Anónimo disse...

Está corrigido. Obrigado

Anónimo disse...

Um equipa do CNLP, acompanhada de um bote baleeiro, desloca-se esta semana a Espanha.
É mais uma forma de mostrar ao estrangeiro a elegância das linhas da canoa baleeira, concebida e construída por mestres de construção naval lajenses.
É preciso que a toponímia das Lajes e o próprio comércio e serviços, adoptem cada vez mais a terminologia baleeira. É um produto típico que temos e são esses que hoje atraem cada vez mais visitantes.

Anónimo disse...

acho que afirmar "elegância das linhas da canoa baleeira, concebida e construída por mestres de construção naval lajenses" é forçar uma situação que não é verdadeira. Que se saiba a origem das linhas da canoa baleeira não estão nos "mestres de construção naval lajenses". O seu a seu a dono, pelo que, no mínimo deveria ser afirmado mestres de construção picoenses.

Anónimo disse...

Deve-se ao construtor naval lajense Francisco José Machado- o experiente, a autoria da canoa baleeira como hoje temos.
Aconselho o anónimo a ler o livro Crónicas da minha Ilha vol.II de Ermelindo Ávila pags 82-85, onde este investigador explica como aquele Mestre e seus descendentes construiram "a mais bela embarcação mdo mundo".

Anónimo disse...

josé de brum
ou josé da emilia, era o mestre da lancha da baleia, Zelia.
Será que ainda te lembras?
Tambem havia a Margarida que para os rapazes do meu tempo era mais simpática. Penso que está no Museu.
O seu mestre era o pai do Prof.Moniz. Sabias?
Um abraço.
Lajense Longe+

almalajense disse...

Museu dos Baleeiros com novo rosto.
Novo Post em: http://almalajense.blogspot.com