quarta-feira, 27 de junho de 2007

Festa de São Pedro



Mais uma festa de S. Pedro está à porta. São dois dias de festa, o último dos quais, dia 29, feriado municipal.


A primeira Igreja da Ilha, certamente não o templo primitivo, acolhe desde sempre o primeiro Papa, que também deu o nome ao primeiro pároco do Pico, Frei Pedro Gigante.


O Império de São Pedro, com a distribuição de rosquilhas, é uma tradição já do século 20. O arraial efectuava-se no meio da vila, junto a uma capelinha de madeira, armada primeiro para a festa de Sto António, onde as imagens permaneciam nos seus andores, até ao final do arraial.


Muitos anos mais é que se inicia o jantar aos irmãos que perdura, no salão da Filarmónica .


Este ano a comissão é constituida por jovens dinâmicas que elaboraram um programa com início no dia 28. Está programado um espectáculo musical com músicos e intérpretes locais, folclore e bailes de chamarritas.


No dia 29, as celebrações litúrgicas têm lugar às 12h00 na Ermida de São Pedro, seguindo-se o cortejo da rainha em direcção à filarmónica onde, às 13h30, é servido o jantar aos irmãos.


À tarde, após a tradicional procissão de recolha dos açafates, pelas ruas da Vila, serão distribuidas rosquilhas em ambiente de festa animada pelas filarmónicas das Lajes e das Sete Cidades-Madalena.


Estas festividades tradicionais de raiz popular, constituem momentos muito importantes para revelar aos visitantes as nossas tradições e cultura.


Não nos esqueçamos de que eles levarão gravadas para os seus países de origem, imagens do nosso modo de vida.

5 comentários:

Anónimo disse...

Dia de São Pedro. Feriado Municipal nas Lajes do Pico. Como eu gostaria de estar aí!...
E nem um singelo comentário, ao menos a marcar presença e a dizer "Eu li a mensagem no blog".
Continuação de um muito bom dia e que a Festa seja concorrida. Que esteja muito pessoal!
Um abraço.

Anónimo disse...

Olha Artur: foram mais de 70 açafates com 3.300 rosquilhas. É muito pão para dar. Está uma tarde de Verão. Filarmínicas a tocar a agora estão a dar pão no meio da Vila. Como antigamente...rapazes e raparigas a passearem, uns a comprar amendoins e rabuçados, outros a comer umas favas e a beber uma cervejola.

Anónimo disse...

Desde uma pesquisa que estava a fazer na net e, casualmente, tropeçei no lepratecoma que acompanho o blog com regularidade. Não sei se já referi mas, acho-o muito equilibrado, sensato, assertivo e de muito bom gosto. Digo isto, sem me querer exibir nem engraxar(sou anónimo)ou fazer alguma ideia de quem é o gestor (que possivelmente conhecerei).
Isto, a propósito do comentário perspicaz do Artur e da importância de marcar presença após ler o post.
De facto, reconheço que, ultimamente, me atrai mais a polémica, mas nunca deixei de reconhecer o mérito de quem tem verticalidade e que discordo, apenas, em meras questões circunstanciais

Anónimo disse...

A festa de São Pedro decorreu muito bem. Foram distribuidas cerca de 2.300 rosquilhas, a avaliar pelas que ficaram nos açafates. A tarde e noite estiveram agradáveis e os concertos das filarmónicas e do grupo coral do continente,este na Matriz, proporcionaram momentos musicais importantes.
Parabéns à comissão.

Anónimo disse...

Hoje é o dia comemorativo da Freguesia das Lajes.
Lamento, no entanto, que as celebrações levadas a cabo pela Junta de Freguesia, decorram na Silveira, lugar també importante da freguesia, mas não o único.
Não seria possível distribuir o programa pelas Terras, Lajes,Almagreira, Ribeira do Meio e Silveira, todas elas também com salões e outros espaços condignos onde se decorressem os vários eventos?
Hoje a palavra é descentralizar para envolver todos os fregueses nas tarefas de todos. Concentrar dificulta a mobilidade de muita gente que gostaria também de poder participar.
Nada é impossível, desde que a preocupação seja envolver TODOS num projecto de TODOS.
Parabéns à Junta que tomou esta iniciativa e para o ano, descentralize e verá que todos ficarão mais satisfeitos e agradecidos.