sábado, 23 de junho de 2007

Feira quinhentista foi um sucesso

A feira quinhentista, promovida ontem à noite pela EB/S das Lajes do Pico foi um sucesso, apesar de o tempo chuvoso não ter proporcionado um maior serão e convívio entre os personagens e o público.


A iniciativa, que contou com o apoio de várias empresas, instituições locais e dos encarregados de educação, demonstrou a todos o trabalho que a EB/S desenvolve na preparação e formação académica e cultural dos alunos, fruto do empenho de professores, alunos e pais.

O rigor da indumentária da época, o pormenor dos alimentos quinhentistas, a fala dos figurantes...tudo abona o bom trabalho desenvolvido pelos docentes e alunos, neste final de ano lectivo.

Dias antes tinha-se assistido, no Auditório Municipal, a um belíssimo espectáculo dos alunos de piano.

Esperamos que a iniciativa se repita na Semana dos Baleeiros. Tem qualidade, os figurantes/alunos já estão ensaiados e, certamente, os visitantes apreciarão o que por aqui se faz.

Valorizarmos o que é nosso nos momentos festivos é uma obrigação dos responsáveis, e esta feira quinhentista preenche, agradável e dignamente, uma noite da semana da festa maior.

10 comentários:

almalajense disse...

Novo Post: Clube náutico nova vida nova sede
http://almalajense.blogspot.com

Anónimo disse...

Dá para publicar aquela bonita fotografia (pequena) à direita?
Não consigo ampliá-la.

Anónimo disse...

Caro anónimo: veja a foto ampliada ao fundo da página do blog e se pretender copie.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com uma feira deste tipo durante a festa de Lurdes. E se alarga-mos a animação a outras semanas, pois necessitamos de animação ao longo do verão, uma vez que os turistas queixam-se de nada ter para fazer. Estava a pensar, por exemplo noutra semana, em Junho, Julho ou Setembro. Sem grandes orçamentos, logo com prata da casa: regatas de botes e de outras embarcações - a nova baía necessita de ser rentabilizada, jogos de volei, futebol de salão, artesanato,bandas de música, música clássica, teatro, folclore e concertos de talentos picoenses.
É necessário criar, provisoriamente, grandes espaços cobertos (em plástico) com se faz nas feiras da Terceira – S. Miguel no caneiro, no parque de estacionamento, no parque de campismo, para prevenir o mau tempo.

Anónimo disse...

Junçalinho, tem toda a razão, afinal o que está a faltar são ideias e sugestões para serem colocadas em acção. Será que a Edilidade Lajense, vê estes comentários? Então se os ler, pode aprender a tirar daqui muitas ideias e ao aproveitá-las e pô-las em prática estará fazendo um ótimo serviço para bem do seu concelho. O Chefe não precisa ser nem ouvido nem achado nestas coisas. Quando for para tomar estas decisões aqui expressas pelo Junçalinho o melhor que a esposa pode fazer é tirar do saco azul o dinheiro suficiente para o mandar dar uma volta a ver o Templo de Diana...

Anónimo disse...

Ontem á noite foi outro belíssimo espectáculo de música dos alunos mais adiantados da escola.
Mais um sucesso, a atestar que o ensino da música pode ser bem ministrado em estebalecimentos de ensino que não sejam conservatórios.
Parabens aos professores, alunos, aos pais dos alunos e á Escola B/S das Lajes do Pico.

Anónimo disse...

Gostei e aplaudi.
Já havia alvitrado o uso destes trajos ou semelhates, em diversas ocasiões, nomeadamente, no reviver duma arreada à baleia.
Lembrei o que se faz, sobretudo, na costa Leste da America onde é recordada
a chegados dos primeiros emigrantes, bem como a sua forma de vida, cultivações, cozinhados,etc.
Parabens à Escola e aos alunos que desempenharam o seu papel, com um à vontade que demonstraram, que estes eventos podem ter continuidade.
Lajense longe+

Anónimo disse...

Desconhecia que as Lajes tinha tradições dessa época... Onde está o castelo? É que eu saiba essa feiras eram feitas dentro dos castelos. A história de Portugal deve estar mal contada... afinal , o Pico já fazia feiras antes de ser descoberto...

Anónimo disse...

Breve lição de História (com "H" grande):
Os primeiros povoadores chegaram às Lajes do Pico nos anos 20 ou 30 do séculoXV (1400), logo, no século XVI (1500, altura da feira quinhentista) já existia a vila das Lajes, visto que esta foi elevada a vila em 1501.
O castelo, para quem não sabe está lá, apesar de no século XVI ainda não ter estado; mas como quem não tem cão caça com gato, à falta de castelo as feiras eram feitas nas praças ou noutros locais abertos e isso não falta nas Lajes.
Disponha!

Anónimo disse...

Obrigada pela lição sr. António (com "A" Grande?), mas quando estudei a descoberta dos Açores e inclusive me debrucei sobre o povoamento das Lajes não encontrei registos alusivos a feiras medievais ....
Marta