domingo, 26 de agosto de 2007

Domingo de Lurdes

Hoje é o grande dia da Festa de Nossa Senhora de Lurdes nas Lajes do Pico.
As celebrações litúrgicas de homenagem à Padroeira dos Baleeiros, tiveram início quinta-feira da passada semana com o novenário, parcialmente presidido pelo Bispo dos Açores, D.António Sousa Braga, que hoje também presidirá às as celebrações eucarísticas e procissão, cujo momento mais simbólico é o sermão da Pesqueira, seguido do abraçar da linha que outrora prendia as baleias capturtadas aos botes baleeiros, ao andor da Senhora.
Hoje é dia de Festa, aqui e lá longe, onde se encontra um lajense, que estes momentos festivos não esquece.
A Festa de Lurdes, que acontece nesta Vila há quase 125 anos, deu origem à Semana dos Baleeiros, na década de 80 do século passado. Oxalá os lajenses preservem as duas celebrações mais harmoniosamente, pois sou a Virgem de Lurdes dá sentido e consistência às outras festividades.

Regatas da nossa alegria




As regatas de botes baleeiros à vela ou a remos são um espectáculo único no Pico. Centenas e centenas de pessoas, sem falar nos participantes - 7 por canoa mais as lanchas, fazem desta velha competição um dos mais populares espectáculos picoenses. Foi assim ontem, sábado e a passada semana.


Ao longo do campeonato regional em que participaram cerca de 30 canoas e cerca de mil atletas, as regatas chamaram a atenção dos que há uns anos atrás viviam a actividade baleeira como o ganha pão e o sustento de centenas e centenas de famílias em todas as Ilhas.


Pena é que nem São Miguel nem Santa Maria saboreiem ainda o entusiasmo deste grande espectáculo a remos e à vela de uma das mais elegantes embarcações do mundo.


Refira-se a propósito que um bote do Clube Náutico das Lajes do Pico venceu as regatas regionais a remos (masculinos e femininos) e que o Clube Naval da Horta conquistou a galardão na categoria de vela.

13 comentários:

almalajense disse...

Novo post:Porto recreio náutico das Lajes.
http://almalajense.blogspot.com

Anónimo disse...

Não vejo nada de novo.

Anónimo disse...

Eu vi algo de novo nas regatas deste ano!!

uma abordagem/abalrroamento de uma canoa a outra seguida de invasão e agressão de alguns membros inclusive um deles atirado ao mar.

Quando se permite que uma pessoa destas entre numa canoa e faça uma coisa bárbara daquelas, está-se a pedir o afastamento e o alheamento das pessoas em relação às tradicionais regatas.

As lajes tem que saber no seu seio livrar-se de alguns "cancros" e "tumores" que podem estragar tudo.

Quanto ás regatas também acho que o juri das regatas tem de preparar bem o campo desta, esclarecer as regras (se é que as há)a todos os concorrentes e aplicar sanções quando for necessário.

Anónimo disse...

algo de novo na regata deste ano não sei o quê porque se bem me lembro e não vai muitos anos nas ribeiras houve coisas muito parecidas ou ainda muito piores.
não sou a favor de violência mas á um ditado antigo que diz que tanto vai o cantaro á fonte que um parte.
meu caro amigo não faço parte do clube nautico não remo mas estava numa embarcação bem perto do acontecimento, se o meu amigo diz que o abalroamento e de um bote das lajes viu mal sabe porque?
o bote das lajes saiu em 12 lugar se bem me lembro o bote das ribeiras saiu em 8 lugar quando se chegou a uns 60 metros da boia do mar o bote das ribeiras estava colado ao maria armanda, e não foi o maria armanda que abalrouo mas sim o que foi abalroado, mais e não foi só eu que houvi o que o oficial sem carta e mais um tripulante depois do que aconteceu chamou ao oficial lidio (na mãe que nosso senhor já levou e outras coisas que não quero agora aqui dizer.
Ainda queira deixar mais duas observações uma é porque razão não pode haver botes das lajes a ganhar regatas se recuarem ao ano anterior e com todo o merito as ribeiras ganhou tudo o que havia para ganhar
segunda observação o que aconteceu nas lajes este ano estava já para acontecer na graciosa porque se bem se recordam a situação tambem foi muito parecida

Anónimo disse...

vocé fala de agressão deve estar a brincar viu? foi filmado ou foi o oficial das ribeiras que enviou um soco e de seguida se enviou para o mar. esperto o rapaz pois olhe amigo se ele me chama-se só metade do que chamou ao outro de certeza que hoje não estaria de pé.
coisas do mar resolvem-se no mar

Anónimo disse...

Bem, eu não estava à espera que defendessem o bote das ribeiras, mas daí a felicitarem as atitudes de um membro de uma equipa que entra num bote e agride outro é que é de admirar...

provavelmente o campo de regata estava mal montado e os botes tinham mesmo de se cruzar, não é a primeira vez que aconteceu e provavelmente não será a última, mas nunca tinha vsto nas outras situações cenas destas.... quanto a nomes e insultos trocados... por amor de deus...isso é o mais banal nas regatas....

e quanto a "coisas do mar resolvem-se no mar" parece uma linguagem um bocado ultrapassada.... no mar também há autoridade e leis!!! nãos se esqueçam que também podia estar no outro bote alguém mais "passado" da cabeça e se fosse o caso também a pessoa que entrou no bote não estaria de pé!!! não pode ser assim!

Com atitudes e mentalidades dessas qualquer dia ficam a competir sozinhos o que não é muito interessante.

Anónimo disse...

concordo com o seu comentário mas sabe que por vezes no mar as coisas não são tal qual se ve em terra não concordo com a atitude reprovo viemente o que quero dizer de coisas de mar resolvem-se no mar não me refiro a bater ou coisas do género porque penso que 99% das vezes quando existe casos como este só e feito porque estar a quente porque se deixarem passar algum tempo arrefece e passa, não quero é que si diga que o oficial do maria armanda bateu agredio lancou ao mar existe fotos filmes e coisas do género porque não é verdade e mais dentro do vosso bote existem pelo menos duas ou três pessoas que viram e dizem que não foi isso que voc´^e acaba de dizer.
gostaria tambem de dizer que se calhar o que aconteceu nas lajes servirá para se reflectir em outros portos as partidas e chegadas de botes.
porque se repararem bem a boia de chegada do mar que será a boia de chegada do maria armanda encontra-se a meio do molhe se é para passar por dentro da boia o bote das lajes fica enfiado no meio do molhe ora bem se o bote das ribeiras saiu 4 botes por dentro de nás como chega ali a apertar o bote das lajes e não se chega um pouco mais para dentro para o bote das ribeiras.
quero finalizar dizendo que lamento o sucedido mas espero que nas reuniões das comição baleeira se alerte para estas e muitas outras situações

Anónimo disse...

Onde ha cerveja e vinho e possivelment drogas, nao ha lugar para o desporto saudavel

Anónimo disse...

parece-me que as regatas em botes baleeiros estao a perder todas as hipoteses de serem cartao de visita da ilha...

Anónimo disse...

O que eu vi foi quando houve o choque dos dois botes, um indivíduo desequilibrou-se e caiu no outro bote. O que foi uma situação muito chata, até porque pode ser considerado uma invasão de campo, o que implica o respectivo castigo ao prevaricador. Se a UEFA tiver mão pesada este indivíduo passará a participar nas regatas agrilhoado aos remos, como nas galeras romanas, eh, eh.
Mas também porque é que não lhe explicaram que não era competição RAW-REMOS?

Anónimo disse...

http://trincheteafiado.blogspot.com/

Anónimo disse...

A Leprónia continua a ser um local de piratas.

Anónimo disse...

Essa da Leprónia faz-me lembar alguém...
Bem, se é então reitero o que sempre afirmei: o concelho das Lajes representa mesmo o Pico profundo. A Madalena confunde-se, por vezes, com o Faial. O Cais-do-Pico, por sua vez, já é um local que lembra S. Jorge. Menos no queijo.