sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A Muralha de defesa fica ou não ligada a terra?

Está em fase de conclusão o projecto de construção da muralha de defesa das Lajes. A cabeça do molhe está feita (será que a ponta vai ficar com um farol? achamos que sim, que é necessário), e o resto dos trabalhos prosseguem. Já não é sem tempo pois o prazo estipulado há muito foi ultrapassado.


Os lajenses, interrogam-se se o acesso à construção do molhe vai ou não ser destruído. Se sim, contestamos, porque está provado pelas últimas maresias que ele impediu galgamentos de mar junto à entrada do caneiro. O governo e a SRAP (Secretaria do ambiente) dona da obra, devem rever a sua decisão. Aliás a Sra secretária, ficou de dar uma resposta a esta questão em tempos passados, mas ainda não chegou.


Os lajenses, têm de se unir, para reivindicar a continuação do acesso, tal como está e com mais segurança.


Se isso não suceder, o mar provará que temos razão, mas a solução demorará mais alguns anos, pois nada poderemos esperar do deputado do PS natural da Piedade. Por ele nada aqui teria sido feito.


Lajenses, esta é a hora de não nos deixarmos enganar com explicações que se prova não terem fundamento. A muralha é um benefício, mas o acesso também, para impedir investidas do mar e enchentes. Nós que aqui vivemos, constatámos isso e não abdicaremos desse intento, doa a quem doer. Aqui estaremos abertos à sua defesa e não permitiremos que se cozinhem outras soluções nas nossas costas. Afinal esperámos e sofremos centenas de anos!!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim, tem assim essa certeza?

Anónimo disse...

Mas o texto só levanta a dúvida e lança a pergunta, não afirma que vai acontecer embora já se fale que isso é decisão tomada que consta do projecto inicial!... Não é o que está estampado do esboço do projecto do porto de recreio?
"Os lajenses interrogam-se" e continuam a questionar quem de direito para que esclareça a dúvida.

Anónimo disse...

Desculpe-me o autor do blog, mas no 2º parágrafo creio existir uma troca de palavras (Não, pelo sim!?). Diz o autor que aplaudimos, se o acesso à construção do molhe for destruído, para logo a seguir dizer que está provado, pelas últimas maresias, que ele impediu galgamentos de mar junto à entrada do caneiro...
Apenas este reparo, com o máximo respeito.

JL disse...

Obrigado pela correcção, Artur.
Já corrigi o texto. Desculpem os leitores.

Anónimo disse...

A dúvida persiste porque não foi esclarecida por quem de direito.
E vai sendo tempo.

Falei com várias pessoas sobre o assunto, e ninguém tinha a certeza de nada.

Quero acreditar que predominará o bom-senso, já que a esmagadora maioria das opiniões vai no sentido de a ligação não ser cortada.

Aguardemos.

Anónimo disse...

Dentro de poucas semanas o Governo Regional vem fazer a sua visita anual(passeio de faz de conta) ao Pico, ora ai está uma boa oportunidade dos Lajenses fazerem valer o seu ponto de vista e não ficarem apenas pelas conversas de café.Qunato ao deputado Lizuarte esse é o mesmo que nada pois tenta é protrger o seu tacho ao contrario do deputado Hernani da Madalena pois tenta por tudos os meios e mais algum fazer tudo o que pode pela madalena e as provas estão á vista.

Anónimo disse...

Os órgãos eleitos, CMLP, Junta de Freguesia, alguém sem papas na língua (estou me a lembrar do exemplo do António no alargamento do caminho de acesso ao caneiro) têm uma boa oportunidade de explicar os nossos pontos de vista ao Sr Presidente do Governo Regional. A Escola Secundária, o lar, os edifícios em ruínas da vila, o campo de golfe, os hotéis, etc, devem ser outros temas a debater.
Dentro de um ano haverá eleições à Assembleia Regional. É importante que fique claro que deputados do faz-de-conta não devem sequer ser propostos a escrutínio pelos próprios partidos.
A não ser que os partidos continuem a achar que os lajenses são uns débeis mentais, facilmente enganados por promessas de ocasião no calor das campanhas eleitorais.

Anónimo disse...

Meu caro Lepratecoma.
Que muralha de defesa está prestes a ser concluida?
O que está a ser concluido é um primeiro pontão da defesa da vila.
Já analizaram a maqueta da porto de recreio? Vêm o pontão ali representado, ligado à terra?
Então para quê essas perguntas bobas.
Já questionei a Camara, que me informou já ter solicitado ao GR a manutenção da ligação a terra,mas que este estava renitente.No entanto,a Camara espera e confia no bom senso do GR,em relação a este assunto.

Anónimo disse...

Perguntas "bobas"? Esse epíteto não cabe no post. Se assim fosse, então por que fez a pergunta à CMLP?
Sabe o que falta na admninistração pública e local é TRANSPARÊNCIA nas decisões e DILÁLOGO COM OS CIDADÂOS. Se assim fosse estaríamos todos bem informados e ao corrente da gestão pública. Pelos vistos temos de começar as denúncias por aí. E quanto mais cedo melhor.

Anónimo disse...

O pontão vai ou não ser destruido?
Não será uma pergunta boba?
Vejam a imagem do Pontão que faz parte da maqueta do Porto de recreio.Vêm-na ligada a Terra?
A defesa está quase a ser concluida.Qualdefesa?Éapenas um dos pontões de defesa. E os outros dois? E o enrroncamento previsto?
Meu caro isto é que sâo perguntas bobas.
E ponto final.

Anónimo disse...

Perguntas bobas? Eu iria mais longe, bobos tem sido os lajenses e picoenses que tem eleito consecutivamente aqueles que, a troco de mordomias, escolhem ignorar ostensivamente os anseios dos seus eleitores.
E ainda se arrogam no direito de tentar calar a voz de alguém que, no exercício dos seus deveres de cidadania, ousa despertar consciências.
A questão é muito clara, sr deputado, perdão sr anónimo: se o caminho não está desenhado num esboço, então utilize-se o material acessório próprio dos esboços, a borracha e o lápis e desenhe-se.
Dentro de um ano, os eleitores do concelho irão ser chamados a dar a sua opinião sobre os mais nobre desígnios da região. Por mim, a abstenção ficaria acima dos 50%, ou então ganhava algum deputado do MR PUM PUM.
Percebeu, ou quer que lhe explique com desenhos?

Anónimo disse...

Oxalá perguntem ao Governo o que ele pretende fazer e não se deixem intimidar com as suas respostas evasivas, ditadas por conversas com os dois deputados socialistas das pontas que nada querem para as Lajes. Como a secção das Lajes do PS é a maior da Ilha, impões-se que faça valer as suas posições em favor desta pretenção. Já é tempo de as Lajes ter um representante no parlamento e de deixar ao comandante independente as suas independências...

Anónimo disse...

Além de todas as razões aqui apresentados para a manutenção do caminho como é o caso de ajudar na protecção do interior do porto penso que aquele espaço também podia ser utilizado por exemplo para se construir casas de apresto para os pescadores pois é o unico porto da ilha que ainda não tem pois ainda este ano o governo vai começar a construir as da Madalena são cerca de vinte junto á Lota.
Além disso onde é que se vai construir a nova pesqueira pois ao que dizem a actual vai desapareçer devido ás obras do porto de recreio, porque não também situa-la nessa área com um bom sistema de frio.
Enfim são muitas perguntas e sugestões que se colocam porque as entidades nada dizem á população.

Anónimo disse...

Porque não a costrução de um cais acostavel onde barcos de médio porte como iates de maior porte atracassem visto que no interior da lagoa e devido ás profundidades tal não é possivel mesmo com as dragagens,e onde também por exemplos os novos barcos de passageiros mandados fazer pelo governo fizessem escala nem que fosse apenas no Verão.

Anónimo disse...

Segundo sei, compete à Junta Autónoma colocar uma Placa dando indicações do custo e prazo de construção da obra e se possível, com um esboço do que vai ser construído. É um direito que os cidadãos têm, por imposição da UE e um dever que cabe ás instituições públicas. Pelos vistos a Junta Autónoma ainda mnão o fez, embora já o tenha feito com o porto da Horta. O Pico e as lajes, ficam mesmo muito longe do Faial, e sobretudo de Ponta Delgada...

Anónimo disse...

kem tanto tem para criticar. Se as obras nao ficarem perfeitas nao é por falta de observadores.

Anónimo disse...

Este post já fez com que a SRAP tenha recuado na sua intenção de retirar o acesso. Parece que ele ficará. Só por isso valeu a pena e no futuro abrem-se perspectivas de ali se construir um acesso a embarcações de outra dimensão