terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Toda o litoral das Lajes precisa de melhoramentos



Nesta tarde outonal, as Lajes voltam-se para o mar e para a montanha. Agora, já o demonstrou a cortina em fase de conclusão, a Vila está mais segura, mais resguardada.

Impõe-se, por isso, que as Lajes se voltem para o mar. A sua zona litoral vai desde a Lagoa de Cima à entrada para a Maré, e todo este trajecto tem de ser recuperado e modernizado, antes do passeio Castelo-Casas dos botes. Não é só a área do antigo campo de futebol que carece de recuperação, é toda aquela faixa, virada para o mar, onde se pode fazer uma avenida litoral, junto à muralha, naturalmente, com piso de cimento, zona pedonal, esplanadas...mas ao longo de toda a faixa atrás citada e não só no antigo campo de futebol.

É claro que falar da recuperação deste amplo espaço, significa integrar, com desassombro e sem receios, o aproveitamento da zona balnear da Maré. Não se pode continuar a construir e remodelar zonas balneares - e bem! - noutras freguesias e deixar para o fim, com receio não se sabe de quê e de quem, a zona balnear da Maré, com condições naturais ímpares. Todavia, antigas gestões autárquicas - bem intencionadas, não o contesto! - quase a descaracterizaram efectuando obras mal concebidas e arquitectadas, cobrindo de cimento, sem o mínimo cuidado ambiental, a textura dos rochedos.

As Lajes dispõem, a partir de agora, de outras condições. Saibamos aproveitá-las.

Ganhará o concelho e a Ilha.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se o que foi feito na Poça do Pano não tivesse sido e isso foi no tempo do Sr. Manuel Paulino Costa, ainda estaríamos a andar em cima de pedras e os nossos pés é que pagariam a factura. Não está feito? Não foi feito? Bem ou mal lá está e os banhistas que frequentam aquela zona e são muitos, agradecem. Fazer o quê sem cobrir as rochas? Nada, ou andamos como deve ser em cima de passeios contornando as rochas ou deixem estar como está e não se fala mais na Zona Balnear da Maré que é como dizer da Poça do Pano, da Poça da Baleia e do Portinho dos Homens que ninguém vai para ele, porque é de dificil acesso e hoje o acesso é indispensável. Pensem nos acessos faceis para facilitar a deslocação das pessoas àquela zona e depois façam o resto dos arranjos...

Anónimo disse...

Como Lajense ausente tenho acompanhado a evolução das obras da vila, nomeadamente na orla maritima. Considero que tem sido feitas boas obras e que a revitalização do porto é muito importante para a vida de uma vila que sempre esteve virada para o mar. Embora vendo algumas fotos que vão aparecendo, são sempre poucas e algumas viradas para o passado. Será que alguém pode apresentar fotos actuais mostrando as obras no interior da lagoa com a sua nova reordenação e aproveitamento.
Seria uma boa divulgação para os Lajenses ausentes que estão sempre ligado á terra.

Anónimo disse...

Se quiser algumas das fotos pedidas, pode indicar-me qual o seu e-mail e as mandarei com todo o gosto e prazer. Aqui não as sei colocar.

Anónimo disse...

Estou mais uma vez de acordo com o gestor do Blog. Há que recuperar toda a faixa que vai desde a fábrica da baleia até à maré, privilegiando a circulação a pé e de bicicleta.
Será também conveniente que esta zona não seja descaracterizada com betão. Penso que se terá de investir em vários estudos de arquitectura e escolher o melhor. Esta escolha pode ser debatida nos Blogs, no Dever, na Rádio Montanha, etc, com serenidade, embora com atitudes críticas e responsáveis.
Sobre a Poça do Pano, facilmente se diminui o impacto visual do cimento, colando quadrados de basalto serrado (o preço começa nos 18 euros o m2). Devido ao seu impacto paisagístico (somos uma ilha com património classificado pela UNESCO) e, sobretudo, à sua taxa de ocupação, esta zona está a merecer alguns melhoramentos.