quarta-feira, 28 de maio de 2008

QUE DESTINO O NOSSO!...

Há uns anos houve quem criou o slogan: O triângulo é um espectáculo.
É verdade! Porque o eixo central das três ilhas: Pico, São Jorge e Faial, tem a Montanha como ponto fulcral da maravilhosa vista que se disfruta dos mais diversos ângulos.
A começar pelas Lajes, o espectáculo é digno de uma foto de capa de uma revista turística...
Das Velas, a Montanha irrompe sobre as núvens assinalando, como um farol, o horizonte próximo da ilha em frente. É, certamente, a melhor paisagem da Ilha de São Jorge.
Mais próxima do Pico, está o Faial. Que seria da pequena ilha, sem a paisagem da Montanha-barómetro, sem a abundância das suas vinhas e pomares, sem o movimento diário que anima a cidade da Horta? Que seria o Faial sem as "lanchas do Pico", sem os passageiros da outra banda, sem muitos e muitos picoenses que lá fixaram vidas desde o tempo da capital do ex-distrito?

À centralidade majestosa da Ilha Montanha, não tem correspondido a natural liderança dos maiores.
É por isso que o Triângulo, sendo embora um espectáculo rico em potencialidades, é um polígono desigual, distorcido no seu desenvolvimento e, tal como está, gerador de graves injustiças.
Afinal, quem tira maior partido da Montanha e do cenário espantoso que ela gera, são as ilhas em frente e, certamente, a mais pequena!

Que destino o nosso!...

2 comentários:

Anónimo disse...

O Faial sem o Pico seria como um Domingo sem missa, para os catolicos...esta claro!

Anónimo disse...

Mas...se pretendemos o desenvolvimento turístioc do Triângulo, não devemos menosprezar as outras duas partes....

Olhar o Pico de S.Jorge ou do Faial é espectáculo único, mas não chega para que possamos dizer que o Triângulo...somos nós.