sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O PERIGO ESPREITA NO PORTO DAS LAJES


A peixaria, a ser inaugurada, provavelmente, na próxima semana, constitui um equipamento importante para a venda de pescado nas Lajes.
Há, porém, outros equipamentos de sinalização de acesso ao porto que urge instalar: farol de sinalização do extremo da muralha de protecção, sinalização da bóia existente na baía interior e os baixios, e o Lajido.
Estes instrumentos são fundamentais para a segurança dos marítimos e das embarcações que demandam, à noite, o porto.
Por outro lado, não há iluminação no muro do Caneiro.
Todas estas grandes e importantes falhas, têm como destinatários a EDA e a Junta Autónoma dos Portos.
Dotar as infraestruturas marítimos de acessos e equipamentos que visem a segurança e protecção dos cidadãos é uma medida urgente que compete às entidades públicas.
Não há mais tempo a perder, pois o perigo espreita, quando menos se espera.

20 comentários:

Anónimo disse...

É de louvar quando alguém se lembra de dizer algo,em pról dos pescadores, classe desfavoreçida em todos os sentidos, enfim está a achegar o NATAL, será que algum pescador vai receber o subsidio de NATAL,nem pensar,mas para eles também devia ser NATAL...

Anónimo disse...

A peixeiria há muito a dizer mas o melhor,é ficar com a boca fechada,mas nao pode ser,depois de tanta injustiça,devia-se fazer justiça mas á moda antiga,porque a moderna,descupei-me é estúpida e lenta,muito lenta para o meu gosto. Cá fico á espera dos prós econtras,sem receio acreditem.

Anónimo disse...

As Lajes não estava bem sem um espaço onde fosse possível comprar peixe fresco. Não fazia sentido e era uma vergonha! Foi um passo atrás ter demolido a antiga pesqueira, sem, primeiro,ter arranjado um local apropriado.
Agora, parece que, está resolvida a questão, até porque são águas passadas.
No entanto,ao olhar para aquele "caixotinho", fico a pensar se a solução encontrada será provisória ou será para se prolongar no tempo...
Junto ao futuro (?) Jardim Mágico da Baleia (e ainda que este não chegue a ver a luz do dia), o seu enquadramento deixa muito a desejar. Não deixa?!

Anónimo disse...

O que achas que fica enquadrado ali?!
È melhor estar assim daquela maneira ou então fazer um bairro de casas com queria o Roberto Florintino. Please...

Anónimo disse...

É verdade,ARTUR mais um mamarracho, digo eu,mas estou de acordo contigo,com respeito ao caixotinho,o maior cego é o que nao quer ver,vai ser o dito caixotinho a longo prazo,assim como o mercado MUNICIPAL,valha-nos DEUS,ou entao como diz o velho ditado um burro aos ...

Anónimo disse...

Artur, o problema é esse.
Começa por provisório e depois, como a lei, o "hábito" faz fé.
Esperemos que não. Mas por que será que o improviso faz parte do nosso fado?
Quando iremos acertar o passo?
As nossas obras sempre inacabadas e com as promessas que para o ano há mais.Onde é que ando o dinheiro, se todos os dias recebemos grande maquia da UE?

Anónimo disse...

Eu também concordo que o enquadramento não está bem, eu estou sempre a ver uma peixaria junto ao mar e não naquela zona, para comprar-mos peixe fresco temos de estar à beira de água quando não ficamos sempre com a ideia de que é congelado. Mas se é provisório pelo menos que não seja por muito tempo.

Anónimo disse...

No seu interior a peixaria está um espectáculo! Talvez a faltar apenas um estrado no chão, por uma questão de higiene. Há peixe fresco e congelado, cada um compra o que quer. O peixe fresco vem da lota da Madalena, o que quer dizer que o horrível contentor (provisório, espero eu) tanto pode estar ali como no Caneiro, junto ao mar. Parabéns à AAPAP (associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico) e a todos os que nesta terra tomam iniciativa em favor dos lajenses...

Anónimo disse...

PARABÉNS,A QUEM NAO Á ASSOCIAÇAO,SÓ AO PRESIDENTE DESSA TRISTE ASSOCIAÇAO,COM O TRABALHO DO ZÉ POVINHO,NAO COM O DELE,ELE É DAQUELES QUE FAZ A FESTA ATIRA OS FOGUETES E APANHA AS CANAS.O SITÍO CERTO DAQUELE CAIXOTINHO É NO LAJIDO.

Anónimo disse...

Parabéns ao autor do blog,pelo tema e pela preocupação inrente à segurança na aceesibilidade ao porto das lajes, urge resolução imediata de quem de direito.
A peixaria poderá ser uma alternativa à venda ambulante de pescado, considerando o concelho das Lajes com mais vendedores ambulantes de pescado na Ilha.
Penso que se deve ter em conta, que o consumidor terá acesso a uma variedade de espècies que não estão ao dispor do mesmo na venda ambulante.
Quanto ao dito "caixote", concerteza que terá que ser visto como uma situação provisória, atendendo à perpectiva da estética da Vila e da zona envolvente ao porto.
Quanto ao comentário anterior, dizer que os pescadores são uma "classe desfarorecida em todos os sentidos", é não ter conhecimento da realidade piscatória da Ilha, assim como da Região.
Por acaso sabe que qualquer pescador têm acesso a comparticipações para modernização da sua embarcação, assim como vantagens em acesso ao crédito para este tipo de investimento? Já ouviu falar no Poseima Pescas? Conhece o fundo de compensação salarial? Sabe quanto é a comparticipação por cada litro de gásoleo?

A diferença está entre o pescador que faz duas ou três marés por mês e aquele que faz vida profissional da pesca, como é o caso dos pescadores de São João, que ao longo dos anos tem melhorado as suas condições de vida.

Anónimo disse...

A verdade dói e de que maneira,porque nao falar verdade nao custa nada,para aquele que nao sabe,passa a saber,acomparticipaçao para a modernizaçao das embarcaçoes estes subsidios sao da COMUNIDADE EUROPEIA,NAO DA ASSOCIAÇAO.crédito bonificado,também do GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES,em conjunto com a LOTAÇORES,POSEIMA PESCAS,COMUNIDADE EUROPEIA,FUNDO COMPENSAÇAO salarial ,GOVERNO REGIONAL,com a participaçao dos pescadores ao levarem o peixe á lota descontam sobre o valor do pescado 0.5 por cento, gasóleo,comparticipaçao do GOVERNOREGIONAL DOS AÇORES,comparticipaçao de 9 centimos por litro.AS LAJES DO PICO só tem um pescador, mas para conhecimento geral o peixe apanhado nao LAJES ,faz cento e tal quilómetros sabem porque,porque dá a volta á ilha do PICO ,claro este peixe fica com mais de 7 marés,para depois ser vendido, porque nao abrir uma peixaria em S.JOAO .QUE FIQUE BEM CLARO,TODOS ESTES SUBSIDIOS NAO TEM NADA A VER COM A ASSOCIAÇAO.

Anónimo disse...

Caro sr Lepra,
Deixe-me lhe dizer, que aprecio muito a estética da foto que pôs neste post. Não percebo como há gente que só critica. Mas sempre foi assim, e é por estas e por outras, c’a nossa terra não anda p’ra frente, com’ás outras.
Não há mesmo consciência... Botaram aqui uma peixaria e já dizem que é um mamarracho.
Olhe, vosselência, que se lhe puserem a assinatura do sr Rui Jorge Pinto, ela até ganha um prémio.
Ou melhor, agora alembrei-me, troquem o contentor pela capela Santa Isabel e ninguém dá por isso. A não ser por a peixaria ser bem mais fresquinha.
Mas olhe, vosselência, é como lhe digo, nesta terra da lepra não se pode fazer nada, que há alguém sempre a criticar.
E agora despeço-me c’um grande bacalhau p’ra todos
Inté

Anónimo disse...

PODIA, tratá-lo doutra maneira,porque até sei mas os meus principios,sao outros,tomara voçe ter o curso do SENHOR RUI PIRES,mas nao tem,e muito menos o gosto, respeito a sua opiniao em nao ser católico,mas é muito grave tudo que diz, nao confunda, alhos com bocalhos,A ERMIDA DA RAINHA SANTA ISABEL, É muito fresca,graças a DEUS,também no seu fraco entender é tudo criticas, nao sao,é apenas liberdade de expressao, o que nao deve saber isso o que é, o bacalhau guarde para o NATAL vai lhe fazer muita falta.

Anónimo disse...

PODIA, tratá-lo doutra maneira,porque até sei mas os meus principios,sao outros,tomara voçe ter o curso do SENHOR RUI PIRES,mas nao tem,e muito menos o gosto, respeito a sua opiniao em nao ser católico,mas é muito grave tudo que diz, nao confunda, alhos com bocalhos,A ERMIDA DA RAINHA SANTA ISABEL, É muito fresca,graças a DEUS,também no seu fraco entender é tudo criticas, nao sao,é apenas liberdade de expressao, o que nao deve saber isso o que é, o bacalhau guarde para o NATAL vai lhe fazer muita falta.

Anónimo disse...

Vivemos na era dos contentores. Uns fazem-se raiz, outros já vem feitos

Anónimo disse...

Eu acho que a peixaria deveria ter um telhadinho; e já agora uma torrinha regional com pedrinha colada com cuspe. Faixas amarelas como as da Terceira. E a peixeira calçar albrecatas ou lá o que é aquilho que os antigos usavam no pés.

Viva a Região; Viva César, Deus e Salazar!

Anónimo disse...

Caros srs d’Lepra
Não perceberem nada que eu disse. Eu quero é enaltecer a minha terra.
Olhe, vosselências, mal eu vi a capela disse, nã demora muito e vão copiá-la. E dito e feito.
Esta terra da lepra, que eu conheço bem, é c’mó caranguejo, não anda p’rá frente, nem p’ra trás c’más outras!
E anda, vosselência, sr Lepratecoma, preocupado com a participação cívica lagense, e eu digo-lhe, meta os títulos certos nos seus post, c'a aparece logo uma rebanhada de comentadores aos pinotes.
Olhe, por exº, o título deste poderia ser, valha-nos Sta Isabel que o p’rigo espreita no porto das lajes. O anterior seria, assim não vamos longe, ponham ao menos unhas cortinas. E o outro seria, inauguração do parque de estacionamento, esqueceram-se dos contentores – é preciso reciclar.
Despeço-me desta vez sem enviar nada que possa ser visto como uma ofensa, apenas vai um azeite qué símbolo cristão e uns alhos pra tempero.

Anónimo disse...

É de lamentar tanta ignorançia,que nem mereçe resposta até os SANTOS todos se admiram, como se aproxima dia de todos os santos,vamos pedir a eles que nao caíam,todos namesma fraqueza,e que deem "pao por DEUS POR ALMA DOS SEUS ".

Anónimo disse...

É de lamentar os tristes comentários sobre a peixaria , não quero discutir o seu enquadramaento ou se está bem ou mal, quero é defender a higiéne e segurança de quem compra o peixe , ou será que os vendedores ambunlantes é que tem higiene ,quantas vezes ao vender peixe vão atraz da parede e depois ó minha senhora quantos kilos?

Anónimo disse...

LEPRATECOMA,és fraco de memória e quando estao a pescar, aí sim é fora da borda e a seguir comes o peixe ah ah ah .