segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Maré tá seca

Uma vez mais a zona balnear das Lajes (Maré) não beneficiará de qualquer remodelação.
Já não se esperava, nem se aceitaria que ali se fizesse uma estrutura em cimento, como aconteceu noutros locais. A natureza encarregou-se de, ao longo dos séculos, fazer uma lagoa resguardada, tão do agrado de centena de residentes e forasteiros, com água do mar, constantemente renovada.
Esperava-se, porém, que se facilitasse os acessos ao local, de forma segura quer para as crianças quer para os idosos que ali procuram alívio para as suas maleitas.
Um acesso pedonal junto ao muro e um WC (quarto de banho) amovível de apoio é quanto basta para que a zona balnear da Maré, que tão bem classificada tem sido nas análises às águas, continue a ser um excelente local de lazer, durante o período estival.
A Câmara, todavia, concedeu 35 mil euros para a construção de uma poça no Calhau da Piedade, cuja salubridade das águas, deixa muito a desejar, pois não há circulação constante de água!!!
Mas é assim.
A quanto obrigam as negociatas políticas!...

14 comentários:

Anónimo disse...

É, na verdade, uma pena verificar que nada se faz com vista a melhorar a zona balnear da Maré, designadamente a "Poça do Pano".
Não se deve estragar a natureza, naquilo em que foi tão generosa! Mas melhorar o acesso, criando melhores condições de segurança e retirar algumas pedras e ou pequenas rochas, que permitissem uma melhor utilização da poça, situada junto ao muro, nas horas de baixa-mar, não contribuiriam, em meu entender, para a degradação do ambiente.
Que tenha a palavra quem de direito sabendo, contudo, que o actual estado das coisas não constituirá motivo de orgulho para ninguém.

Paulo Pereira disse...

Subscrevo por inteiro o post.
Quem mais o subscreve?

Anónimo disse...

É verdade! Gastam tantas centenas de euros em aberrações mas em coisas úteis já é mais difícil... um lugar privilegiado como a maré deveria ser mais valorizado.

Anónimo disse...

Seca? Não acho. Tem chovido bastante...

Anónimo disse...

E ainda querem colocar o Lizuarte Machado de cabeça de Lista do PS?
Este é um dos que não quer nada com as Lajes, ou ainda as iluminadas cabeças do PS não deram por isso? Este não serve e muito menor o trapezista do Roberto Florentino. Escolham duma vez por todas gente capaz e honestos políticos, mas...onde será que eles andam?

Anónimo disse...

Uma sugestao.....cancelem o fogo que queimam na festa de Lourdes e ja esta o caso resolvido.

Anónimo disse...

li o comentário anterior e penso que já temos um candidato.
qualquer um candidadto que seja apresentado pelo ps vai ter comentários desfavoraveis aqui, assim como o candidatos do PSD que penso neste momento estarem dois na corrida mas tambem penso que o mais velho vai engolir um grande sapo porque ele quer mas a Berta já disse que quem está é para continuar, e lá vai o amigo dos tachos fazer campanha pela frente tudo bem com a Sara por trás a incentivar para que não se vote nela
e esta eh

Anónimo disse...

Aproveitem agora pois estão aí as eleições, vamos a comprometelos pode ser que quem fique depois tenha vergonha (se é que ainda existe disso) e faça algumas obras.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Artur Manuel. Tudo evoluiu e quem conseguia antes ir atravessando o juncal depois do serrado da barra (antes de erigirem o padrão) até à abertura (também fechada desse muro, hoje já não o pode fazer... Depois do 25 de abril, gente generosa e alguns sacos de cimento melhoraram o piso superior do muro. Foi bem bom. Hoje, poder-se-ia arranjar algo melhor, por fora desse muro, em cimento, desde o início ali junto à Escola Secundária, até à "Poça do Pano". Já agora, uns "duches e vestiários amovíveis" claro que a serem retirados durante o inverno, daria um tom de civilidade. Não acham?

Anónimo disse...

A maré tá seca! então porque será que o Governop não cumpre o que, o laboratório da Eng. Civil, sugeriu?
Que se fizesse um muro, que partindo do que vai para a Poça do Pano, fosse ligar mais ou menos em frente da Ermida de S.Pedro.Assim a máré deixaria de tar seca e a escola ficaria protegida , no Inverno.O plano foi apresentado, mas só se fez e mal, a protecção da "carreira".O resto da defesa da Vila, para quando?

Anónimo disse...

Há ainda muitos políticos esclarecidos (?) que não querem que se faça nada na Poça do Pano, porque vai contra o ambiente, maldito ambiente que é usado para não se progredir. Ambiente serve para facilitar a vida das pessoas e não para as dificultar.
Os arranjos que ali estão na Poça do Pano, são do tempo do Presidente, Manuel Urbano Dutra. Não se lembram? Eu lembro-me muito bem. Depois nada mais foi feito e era tão fácil. Imaginam quanto custaria um projecto para endireitar duas pedras e fundear a Poça do Pano e endireitar a Poça da Baleia, já que o Portinho dos Homens está fora de mão? Tanto como vinte mil euros, isto há 10 anos, agora...
Mas como escrevia não se faz nada ali, porque «certos» filhos de «certos» senhores a frequentam. Foi melhor destruir a rampa da casa dos botes na Lagoa de Cima, não foi? Alguém disse uma palavra acerca disso?
Com gente atrasada e cega como a que temos a pautar os destinos da autarquia não vamos a lado nenhum.
Contentam-se com uma Mensão Honrosa para o Centro das Artes e...Viva o Velho!

Anónimo disse...

O anónimo vai-me desculpar, mas não podemos atirar as culpas para cima do Governo Regional. Tenha paciência! Se a memória não me atraiçoa, o último Presidente de Câmara que fez alguma coisa na zona balnear da Maré, foi o Professor Manuel Urbano. Já correu muita água por debaixo da ponte e já se fizeram intervenções, bem mais profundas, num sem número de zonas balneares do Concelho. A Maré tá seca e não vale a pena tapar o sol com uma peneira.

JL disse...

Não é verdade dizer-se que ninguém protestou contra as obras que substituíram o empedrado na rampa da Lagoa de Cima por cimento. Foi apresentado um abaixo-assinado, contestando a obra e o então Presidente, Eng. Cláudio, viu-se forçado a parar o projecto, se bem que dissesse aos contestatários que os lajenses estavam satisfeitos.
O certo é que, na altura, foi invocado para a colocação de paralelepípedos nas ruas centrais da vila, o piso histórico e ali, retirou-se o empedrado histórico para colocar cimento. Quando não há argumentos, todas as justificações servem!...

João Paulo Ávila disse...

Sou um mero forasteiro desta Vila. Mas um forasteiro com raízes, grandes raízes mesmo. De que me orgulho.
E sempre achei que toda a marginal da Vila das Lajes é das melhores da região. E a menos aproveitada.
Já repararam que a área que a vila ganharia ao mar para além dos muros é tão grande como a área que a vila tem hoje? E que a natureza proporciona e uma facilidade nesse crescimento?
Não é preciso ganhar terreno ao mar. Ele já está criado. É só aproveitá-lo.
E claro o muro que protege a vila avançaria uns bons metros. Dando maior protecção ainda.

Também é só uma mera opinião.

Abraço para as Lajes do Pico, que deixa sempre saudade.
Bem hajam.