quinta-feira, 25 de junho de 2009

A deslocalização da Escola é um erro e os seus autores devem ser responsabilizados!

A Presidente da Câmara já fez saber que, quando o projecto da nova Escola Básica e Secundária das Lajes fôr apresentado, receberá o parecer negativo do Município.
A atitude do elenco camarário de Sara Santos deverá adiar a construção do futuro imóvel, previsto para se construir nos Biscoitos, lugar da Almagreira e junto à estrada regional.
Este empreendimento tem sido muito contestado, sobretudo pelos habitantes das Lajes. O 'primeiro núcleo urbano da Ilha passa, como outros mais populosos, por um fenómeno de desertificação acentuada, que só se combate com uma conveniente utilização dos espaços e, sobretudo, pela não deslocalização dos serviços existentes.
Com a construção de novas instalações para o ensino Básico na Piedade, parte das instalações actuais da escola ficarão disponíveis para a instalação de novos e importantes equipamentos em falta.
O projecto que previa o reaproveitamento dos espaços escolares actuais, contemplava esta hipótese, curiosamente rejeitada pela assembleia de escola, como se esta fosse um orgão representativo de todos os munícipes. E não é!
A deslocalização da escola para o lugar dos Biscoitos, não trará nenhuma mais valia, nem aos pais, nem aos professores, nem aos alunos, nem ao ensino e prejudicará gravemente as Lajes e o desenvolvimento da parte oeste do concelho. (Quantas escolas se mantêm no centro de cidades!)
Faltam instalações adequadas, é verdade! Mas uma escola não é um convento isolado, nem um bunkar educativo. É o espaço de aprendizagem, de socialização e de integração dos alunos na sociedade pequena ou grande em que se insere.
Neste tempo pre-eleitoral, importa que os candidatos se pronunciem e digam se a Escola na Vila é ou não um factor de desenvolvimento e de progresso, ou se, antes, preferem a deslocalização para um ermo qualquer, afastado de tudo e de todos e sem os apoios, reduzidos embora, que a Vila dá.

POR ESSAS OPÇÕES SERÃO RESPONSABILIZADOS NO FUTURO!

23 comentários:

Anónimo disse...

Retirar a escola da Vila é passar o atestado de óbito a esta pobre fajã,que nunca teve por parte de nenhum politico a atenção merecida.Tirem-nos tudo mas não continuem a chamar vila a um lugar que mais parece uma aldeia abandonada.

Anónimo disse...

Ninguém será responsabilizadfo no futuro. Façam uma edcola para os alunos e nãp para a vila....

Anónimo disse...

Sewrão responsabilizados os que agora pemsam mais na vila do que nos alunos...

Anónimo disse...

"O projecto que previa o reaproveitamento dos espaços escolares actuais, contemplava esta hipótese, curiosamente rejeitada pela assembleia de escola, como se esta fosse um orgão representativo de todos os munícipes. E não é!"

"A deslocalização da escola para o lugar dos Biscoitos, não trará nenhuma mais valia, nem aos pais, nem aos professores, nem aos alunos, nem ao ensino e prejudicará gravemente as Lajes e o desenvolvimento da parte oeste do concelho. (Quantas escolas se mantêm no centro de cidades!)"

Mas que arrogancia intelectual vejo aqui.

Ora voce argumenta que a Assembleia de Escola, democraticamente eleita, não fala por todos os municipes, o que tem até a sua razão de ser, mas certamente saberão do que falam pois esse é o seu quotodiano e se tomaram tal posição por alguma razão o será.
Depois julga-se você capaz de falar por pais, professores, alunos e até pela qualidade pedagogica. Fantástico.

Um pouco de resiliência ficaria-lhe bem no que toca a esta questão.

Felizmente à quem acredite que a Escola deve sair das Lages, e mais lhe digo, raramente tenho concordado com as opões de sara santos mas "tiro-lhe o chapeu" pela coragem e firmeza que tem mostrado na defesa desta.

Saudações

Anónimo disse...

Ou eu estou a dormir ou já não sei ler. Que grandes confusões e contradições que para aqui vão! Afinal em que ficamos: Qual a posição da Senhora Presidente de Câmara?
E, já agora, um bocadinho mais de rigor na Língua Portuguesa:" Felizmente à quem acredita...". Julgo que se o comentador quer dizer que felizmente existe quem acredita, então, a anteceder o "a" falta a letrinha "h" e o acento deixará de ser grave para se tornar agudo. Pormenores!...
No que respeita a assuntos sérios, sempre gostaria de deixar a minha opinião. É evidente que a Vila das Lajes tem, actualmente, uma população bastante reduzida. Assim sendo, é um facto que os alunos da Escola lhe dão alguma vida e animação. Concluindo: Deslocando a Escola para "fora de portas", parte dessa vida será, também, deslocada. Não acham que é verdade, o que acabo de dizer?!

JL disse...

O exemplo da Escola de São Roque do Pico, construída "no meio do deserto" e longe de estruturas comerciais pode ser transposto para o Biscoito, com a agravante de ficar ainda mais longe.
Será que este comentário também é "arrogância intelectual" como afirma um dos anónimos que recomenda a "resiliência" mas se esquece de um H que dá outro sentido à sua opinião (há quem acredite!).
De qualquer modo, manifestar uma opinião contrária, expondo argumentos, é um direito que me assiste e por isso não devo ser criticado. E se esses comentários não são nem correctos nem consistentes, porquê comentá-los?
Afinal o assunto não é tão pacífico nem consensual e merece uma aturada discussão, para que não se comentam erros que se pagarão caro no futuro.
Um deles é construir-se um novo edifício para daqui a poucos anos ser uma obra megalómana e desajustada.

Anónimo disse...

As exigências funcionais de uma escola dos dias de hoje não se compadecem com a área disponível da nossa vila. Imaginem um volume de construção 3 vezes superior ao existente.

Para aberrações já nos chega o novo jardim piroso da baleia. E Sara Santos, em matéria de urbanismo, devia meter a "viola ao saco" e ter mais prudência pois nem o Plano de Salvaguarda da Vila conseguio acabar.

Julgo que o novo terreno é muito mais adequado. E o existente, só demolido.

Professor da escola disse...

Você conhece universidades americanas? Nas mais bem cotadas, há departamentos que funcionam em casas doadas por antigos alunos e ninguém se queixa. Nem professores nem alunos. E o ensino não é pior por isso. Antes os professores são avaliados pelos alunos ao inscreverem-se ou não em determinados cursos e fazem sempre o trabalho de casa e por isso são avaliados.
A Escola das Lajes, cujo projecto de ampliação previa instalações condignas naquele espaço e nos circundantes, é uma opção mais razoável. De que serve ter uma escola nova, construída para leccionar a 500 ou 600 alunos, se nos próximos anos a tendência comprovada é a diminuição do número de alunos, também devido à construção da Escola básica da Piedade? Isto não diz nada? É lógico prosseguir no erro?
E ainda propõem a demolição do edifício? E que fazer das casas contíguas? Demoli-las também?
É preciso ter tino para não fazer por fazer e depois as casas e edifícios ficarem às moscas. O assunto é sério demais e os dinheiros públicos são escassos demais para esbanjá-lo.

Tiquinho disse...

O que nos vale é a actual crise senão tudo seria de esperar, mas assim pode ser que tudo fique como dantes. A construção da escola da Piedade faz todo o sentido e só peca por tardia. Quanto a das Lajes haja juizo, já se esquecerem do qua aconteceu às escolas primárias das Terras, da Ribeira Seca, da Almagreira, etc... Opiniões todos temos, mas não aprender com o passado...

Anónimo disse...

A deslocalização da escola das lajes será prejudicial para o movimento das lajes,ou seja as Lajes do Pico de semana será um domingo.

Anónimo disse...

a escola actual é tao feia que devia ser demolida...é um mamarracho que estraga a vista de cima da ladeira...

Anónimo disse...

Será que ninguém vê que o que o governo quer é isto mesmo, que se ande nestas discussões eternamente e não se chegue a um consenso, pois é razão suficiente para que o governo nada faça.
Mas tem-se andado ao longo de vários anos a reivindicar uma escola nova e agora que o governo diz que quer construir e até já está a adquirir os terrenos é que vem a presidente e maios alguns velhos do Restelo, dizer que a final querem é obras na antiga escola, isto é de doidos e mais uma vez não se sai daqui e corre-se o risco de não se construir a escola e a culpa não é do governo.

Anónimo disse...

Outro Professor Aposentado!
Estou plenamente de acordo com o Professor. A lógica tem de ser sempre acompanhada de bom-senso, mas há ainda muito boa gente que gosta de ir no carrocel, porque não quer saber da Vila mais antiga da Ilha. Para se comentar o que aqui está esplanado tem de haver amor e sentido crítico. Amor à terra onde nasceu e vive apesar de todos os desmandos a ela dirigidos e, sentido crítico, para emitir livremente a sua opinião e dizer o que lhe vai na alma. Falar por falar e emitir opiniões à mesa dum qualquer café deste ou daquele povoado é fácil e há sempre uns quantos pacóvios que «emperanham pelos ouvidos» passe a expressão. A Escola onde está tem hipótese de ser aumentada e até adaptada. Para o ano menos cem alunos povoarão os seus espaços. Será grande trabalho o Conselho Directivo equacioná-los para melhor serem aproveitados? Não haverá hipótese da aula de instrumentos musicais ser colocada numa dessas salas? Acho que sim!

Anónimo disse...

?????????????????????????????

A nova escola está dimensionada para 1200Alunos. A pergunta é, vamos importar crianças?

Anónimo disse...

Alguém pensou aonde é que a Madalena construiu a sua escola? Concerteza tinha disponiveis terrenos em outras freguesias,mas o presidente da camara com olho vivo quer concentrar todos os serviços.Talvez por isso ambicione ser cidade...Parabens sr.Presidente por defender a sua Vila,todos deviam seguir o seu exemplo.

Anónimo disse...

E porque motivo não se constroi a nova escola nos Biscoitos e no logar da actual um hotel, que bastante falta faz nesta vila?

Anónimo disse...

Como serão responsabilizados os que impedirem de ela ir para o Biscoito...

Anónimo disse...

Escola nos biscoitos e um mega lar de idosos no lugar da actual. Que tal a ideia?

Anónimo disse...

Mega lar para idosos?

Com mega argálias?

Anónimo disse...

Um hotel só para moscas de verão, mas esses querem é de graça. Já agora aconselho-o e pela sua brilhante ideia a investir no dito hotel, é que com o turismo que para aí anda, tem garantido á partida a falência.

Anónimo disse...

"Argálias": Sondas ocas para extracção de urinas...
No que respeita ao comentador que faz referência às moscas de verão, apenas digo " Um burro, por dar um coice, não se lhe corta a pata". Portanto, caro amigo, fique bem, com todas as suas!

Anónimo disse...

Mas será que só nas Lajes é que os hotéis poderão ir à falência, nas outras ilhas e na Madalena isso não acontece, mas em fim como somos derrotistas já à partida se calhar também temos mais hipóteses de falhar e claro a falência. Eu não penso assim, continuo a pensar que um hotel nas Lajes faz falta e deveria ser construido.

Anónimo disse...

Deveria ser construído e quanto mais depressa melhor e já agora o epíteto de «moscas de Verão», deve ser ajustado a todos aqueles Lajenses que no Verão apenas o que fazem é criticar maldosamente e sem razão todos os que amavelmente e saudosamente nos visitam. Que seja esse Senhor ou Senhora ao menos um dia discreto e não use mais esse termo depreciativo para todos e inclusivamente para o Director deste Post. Tenha vergonha nessa cara!