segunda-feira, 1 de junho de 2009

Maré - Praia com QUALIDADE DE OURO


A Associação ambientalista QUERCUS, classificou a zona da Maré, nas Lajes do Pico, como uma das 18 praias açorianas com QUALIDADE DE OURO.
É a única na Ilha e uma das 227 em todo o país.
A listagem das praias com qualidade de ouro (2004-2008 com qualidade de água boa e sempre análises boas em 2008), pode ser vista aqui .
O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), sistematicamente apresentam boa qualidade, e que portanto, em nosso entender, apresentam uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da sua água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear (dados consultados através do site snirh.pt). Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição, ou onde se tenha verificado na última época balnear análises aceitáveis ou más.

Dada a importância deste galardão, julgamos que o mesmo deveria ser convenientemente assinalado, não só no local, como também dar-lhe a divulgação devida através dos media e das novas tecnologias de informação.
Por outro lado, compete ao Município, repetimo-lo mais uma vez:
dotar a zona da maré com bons acessos que permitam aos idosos e crianças mais segurança e instalar equipamentos sanitários móveis.
Esta classificação deve acelerar as prometidas obras de beneficiação da Maré, sem descaracterizar a zona. Estragar o que a natureza fez, com cimento, não!

14 comentários:

Anónimo disse...

Que tipo de arranjos querem fazer ali sem levar betão. Não se esqueçam de que são obras junto ao mar e se não for com betão é para aguentar pouco tempo, não tenham duvidas.
O que se pode fazer, e ai sim eu concordo, é betão por dentro e revesti-lo com pedra, mas mesmo assim tem de ser muito bem feito para que a pedra com o impacto do mar não caia.

Anónimo disse...

O Município, caro amigo, parece que não anda para aí virado!... Outros valores mais altos se alevantam!
No que ao betão diz respeito, a palavra terá de ser dada aos técnicos. Quando digo técnicos, quero mesmo dizer técnicos, no verdadeiro sentido do termo. Que fique claro!

Anónimo disse...

Técnicos?

De próteses dentárias?
Agrários?
...
Técnicos de contas?

Mais directo (perdoe-me a observação) será contratar uma equipa de engenheiros e arquitectos.

Anónimo disse...

Técnicos de proteses dentárias, Técnicos de contas isto é por acaso alguma conversa, se você tem alguma coisa a acrescentar tudo bem quando não é melhor estar calado.

Anónimo disse...

Técnico - "Relativo a uma arte ou uma ciência; Pessoa especializada no conhecimento prático de uma arte, de uma ciência".
Com tanto de positivo que há para fazer e ou escrever, não pretendo vir a esta tribuna discutir o sexo dos anjos e muito menos maçar os leitores deste blogue. Técnicos há muitos (Apeteceu-me parafrasear o Grande Vasco Santana, mas lembrei-me que a conversa não versava chapéus...) e, também, grandes opinadores.

Anónimo disse...

Não considere a inofensiva brincadeira dos "técnicos de contas" um acrescento. E por isso não precisa de me sugerir o silêncio.


Antes uma adenda benévola ao seu racíocinio, com a nítida esperança, que, de uma vez por todas, a arte de construir a paisagem não se resuma a uma coisa meramente tecnocrática a soldo do presidente da cãmara(ou do padre) desse seu pacóvio raciocínio.

Existem hoje, felizmente, processos contemporâneos capazes de interpretar um determinado desafio (como a possivel valorização da zona balnear da maré) e fazer dele um lugar pleno e aprazível.

Anónimo disse...

Voltamos sempre ao mesmo nestes blogues, lança-se uma ideia à discussão e se há quem dê algumas ideias sobre o assunto (mas ideias construtivas), lá vem sempre dois ou três com conversas da treta para estragar tudo e tirar o interesse pela causa.

Anónimo disse...

estariam apensar numa intervenção semelhante à realizada na piscina natural do pocinho, na madalena, que fica em zona classificada?

Anónimo disse...

Antes de se entregar isto nas mãos dum «técnico», porque não o fazemos dentro de portas?
Proponho a ideia à Autarquia para promover um concurso de projectos para o «Lugar da Maré» para ser analizado por pessoas nadas e criadas nas Lajes, que as temos, tal como aconteceu com o concurso de fotografia promovido pelo Município Lajense e que foi um êxito. Este seria especificamente um projecto para o arranjo das piscinas da Poça do Pano, da Poça da Baleia e do Portinho dos Homens, seus acessos, Balneários e uma barraquinha com comes e bebes.

Anónimo disse...

Comparar um concurso de fotografia com os eventuais arranjos da maré... E uma barraca de comes e bebes?! Já agora, uma sugestão: Feita de costaneiras e coberta com plástico preto.
Ave Maria, Bendita!

Anónimo disse...

Barraquinha de comes e bebes, desculpem mas eu não concordo, melhorar aquilo sim, mas não destruindo a paisagem que é muito bonita.
Mas existe outro problema, que é a Universidade dos Açôres, que descobriu para ali um bicharoco qualquer que é muito raro e não deixa que se faça nada pelo menos dentro na lagoa.

Anónimo disse...

A Lagoa não é a Maré e se se falou em barraquinha foi com o intuito apenas e só, de proporcionar ás pessoas que ali passam algumas horas da manhã ou da tarde, (porque não são só os Lajenses, abram as vistas, porque estamos já no século XXI), a possibilidade de terem à mão um simples refresco para se dessedentarem. Mas se quiserem ir beber a água do mar, tudo bem, ou trazerem de casa o farnel melhor ainda, mas por favor não deitem o lixo para o mar ou para a fractura que ali existe.
Apenas uma sugestão: um projecto e já agora um concurso é sempre um concurso seja de fotografia de vídeo ou de outra coisa qualquer. Ou não entenderam?
É preciso tradução apropriada? Uma sugestão não é uma obrigação que se tenha que cumprir.

Anónimo disse...

Alguém consegue vislumbrar, no vasto rol de obras que a nossa Câmara Municipal trouxe a público, alguma intervenção na zona balnear a Maré?! Porque não? Porque não vale a pena, porque as prioridades são outras?... Nem, ao menos melhorar, o acesso?!

Anónimo disse...

Maré? Nao tem magia. Viva o teatro!!!