quinta-feira, 8 de abril de 2010

Uma questão de dignidade

Já começamos a estranhar o estado de abandono em que se encontra a casa da Maricas Tomé, no espaço arquitectónico mais nobre da Vila. Quando todos os proprietários da zona envolvente cuidaram dos seus imóveis - há exemplos muito bem conseguidos da recuperação - os serviços públicos encontram desculpas para não cuidar do que é de todos nós.
Foi bom ter protegido os transeuntes e viaturas de males maiores mas, com a primavera, se não se limpar a cobertura vegetal, voltamos a ter ali um monstro. E não custa nada limpar aquelas eras e colocar um letreiro a explicar que o edifício aguarda obras. Só isto. Respeita-se os edifícios envolventes e o público e visitantes que já andam por aí, que ficam atónitos com aquele monstro desprezado.
No mesmo sentido está a casa dos botes da lagoa de Cima e a outra parece ir no mesmo destino.
Não fica bem a uma terra baleeira, manter há vários anos este património em condições tão degradadas. Então isto também não faz parte do núcleo museológico, tal como o Museu, a Fábrica da Baleia, as lanchas e os botes, as vigias, etc? Ou só o que está fechado no museu oficial é que constitui património a preservar?

São estas pequenas coisas que demonstram o valor que damos à nossa história e as mais-valias que delas podemos retirar numa perspectiva económica. Se passam pelo Museu cerca de 25 mil visitantes, por ano, fora de portas devemos manter a mesma imagem de dignidade no restante espólio baleeiro.
Ou não é assim?

P.S. Este "post" foi transcrito na secção "bloging" do jornal Diário dos Açores

13 comentários:

Anónimo disse...

Gastem menos em festas, folguedos e foguetório e não faltará dinheiro para a sua recuperação!

Carlos Silva disse...

Pois... Todo este processo já tem anos e anos... Começou no tempo do Claudio Lopes que adquirio casa aos herdeiros e logo a seguir a pedido da Governo no caso da Segurança Social cedeu a mesma a esta Secretaria para ai instalar os seus Serviços neste concelho isto já á cerca de 5 anos esta cedencia... da lá até hoje nada fizeram, pelo que se sabe já estão á cerca de dois anos a fazer o projecto de recuperação e adaptação da mesma mas inda não passou dai... Nesta terra é engraçado todo leva anos e anos a se fazer e muitas vezes quando o fazem é com defeitos e mal executados... bem este projecto deve estar em conjunto com o da nova escola, que também já tem anos e ainda não saio do papel... Ó céus...

Anónimo disse...

Boca Santa, um exemplo do que acima foi referido de obras que levaram anos a ser estudadas e a se fazerem foi a dita muralha de protecção da Vila que foi mal pensada pois apenas protege a entrada do porto e mal executada... e deixando pedras e baixas que quando a maré está seca é um perigo para os barcos e iates q aqui entram...que com uns 4.000 euros o assunto tinha sido resolvido na altura era o preco que a empresa que aqui teve a Etermar pedia a mais para rebentar com o resto das baixas... mas não havia dinheiro, aqui nunca chega, mas gasta-se milhões em portos de cruzeiros para serem escalados meia duzia de vezes e em marinas em todas as ilhas porque se uma tem a outra tem de ter...

Anónimo disse...

Bem aquele mamaraxo de mau aspecto ja deveria ter sido resolvido como foram outros que estavam nas imediaçoes e que felizmente ja estao resolvidos bem como parte da Igreja Matriz.
Por outro lado o mais engraçado e tudo levar uma eternidade nessa terra enquanto nas outras tudo se resolve num estalar de dedos.
Sera falta de uma brucha super super putente.

Anónimo disse...

Antes a culpa era da Câmara apesar de se saber que aquele imóvel era pertença do Governo Regional e agora?
Já não há desculpas.
Não só para isto, mas para o cumprimento de muitas outras promessas.
Obras mal feitas? Parece que o GR nos faz um favor e então as obras são feitas de qualquer maneira. O que interessa é que foram feitas.
O problema não será das fiscalizações feitas nas secretarias pelo telefone?

artur xavier disse...

Santo Deus, misericórdia! Como tratam mal a língua de Camões e Pessoa!...
Na verdade, as imagens colocadas na mensagem não dignificam a Terra e as Gentes. Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas isto já leva dias a mais. Demasiados dias!

Anónimo disse...

Agora que ja estamos a falar de coisas que nunca se completam.....O que foi feito do supermercado que era para abrir em Marco?

Anónimo disse...

Ainda antes de morrer gostava de ver a casa da Marias Tome pronta , seja ela de quem for a propriedade, quantos alunos ali deram exame da quarta classe, alem de ser casa de morar parte tambem foi escola eum grande patrimonio da nossa terra reconstrui quantomais depressa melhor

Anónimo disse...

É uma boa sugestão a do blogger - fazer limpezas sumárias e informação do valor patrimonial do imóvel. Fica bem para todos, turistas e residentes que todos os dias se deparam com este mamarracho.

Recentemente conheci este blog, e por vezes visito-o como forma de conhecer o que se vai passando pelo Pico e pelas Lajes. Um espaço sério de discussão de opiniões como se deve fazer hoje em dia. Recentemente também o meu mail tem sido ABUSIVAMENTE utilizado para despejar o mau perder de alguém que se diz "observador" das Lajes. Pretende até dar a ideia, tola, de que se trata de uma ... escrita em conjunto por muitos. Vê-se bem que tenta disfarçar o seu azedume contra a Câmara e todas as pessoas que julga que possam trabalhar com esta instituição, atrás de outros. O estilo, a fundamentação, os nºs, a informação, o disparo contra tudo e todos mostra bem quem se da ao trabalho de tanta ESCRITA. Podia passar a trabalhar mais e escrever menos e não tentar fazer crer que o seu mau perder fala por muitas vozes- lê-se bem que assim não é.
Era bom que parasse de enviar essas ESCRITAS, para o mail de pessoas do qual disponha para outros fins e noutras circunstâncias.

Medina disse...

Julgo que já se devia ter feito estas obras á muito tempo, em virtude da malha urbana da nossa vila ser lindissíma. No ano passado nas minhas férias de verão, estando eu na minha terra natal e ao vir de mais um joguinho de futebol ( vicio tramado), encontrei um amigo meu de São Miguel que me disse assim. Medina, a tua vila é muito bonita, tem edificios lindos" graças a deus que não me falou destes....porque não sabia como iria responder-lhe.

Um abraço

Medina

Anónimo disse...

Que fazem os Deputados Regionais de ambos os Partidos que não interrogam o Governo sobre as suas reais intenções para aquela "triste" e "abandonada" casa... ou então o novo Autarca Lajense que disse publicamente ao longo da sua campanha que com ele na Autarquia iria ter um relaçionamento previligiado com o Governo...

artur xavier disse...

Mas, afinal, quem é o proprietário da "Casa da Maricas Tomé"?! Quanto ao Roberto Silva, o Homem ainda não teve tempo de aquecer o lugar e já deveria ter transformado este mundo e o outro?!... Mas isto anda tudo doido?!

Carlos Silva disse...

Bem meu caro Artur Xavier, no caso de se fazer "algo" o sr. Presidente da Autarquia não tinha de mover mundos e fundos, se a sua dita "influençia" junto do Governo regional é assim tanta, penso que bastava um telefonema ou um oficio ao Governo para se resolver a situação ou pelo menos saber em que ponto está toda esta situação... e informar o povo.