segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O "crime" de votar PS

Os Lajenses têm manifestado em muitos dos actos eleitorais para os orgãos dos poderes regional e nacional a sua preferência pelo Partido Socialista, ao contrário de outras localidades da Ilha, que, optam por outros partidos à direita do espectro político.
Esta opção tem de ter consequências, sob pena de os eleitores desacreditarem os políticos e as políticas da sua preferência. E ao longo destes últimos anos, os lajenses não viram nem sentiram as consequências da sua opção pelo PS.
Para além da orla marítima, velha aspiração satisfeita pelo executivo de C.César e pela encolhida construção do porto de recreio náutico, no interior da antiga e exígua Lagoa, fundamental para a actividade de whale-watching, nada mais se vislumbra que retire esta Vila da letargia em que se encontra.
No domínio da saúde, médicos, instalações e equipamentos não respondem à problemática da doença e nem há heliporto para nos levar à Horta ou mais além...
No domínio dos serviços e empresas públicas, as instalações foram levadas com o consentimento governativo para outras paragens e as que cá ainda estão, ou são exíguas - serviços da SRHE e SRA - e não dignificam a Região, nem valorizam a mais importante zona de produção agro-pecuária da ilha. O que ficou na Piedade, do retirado para a Madalena no tempo de Adolfo & Ferreira, até já dá para o ambiente, para serviços agrários e florestais, até que alguém se lembre de levá-los para outras latitudes fronteiriças...
No sector turístico, contam-se pelos dedos o número de camas e de unidades hoteleiras, enquanto os dois hotéis da Madalena se preparam para aumentar a capacidade para cerca de 500 camas. Do novo hotel nas Lajes, nem fala o plano do Governo para 2008 e do campo de golf, só intenções...
Timida e titubeantemente se fala da Escola B/S das Lajes, mas nem se anuncia qual o projecto de ampliação nem se afirma peremptoriamente que uma nova escola é para ir por diante.
De apoios ao comércio tradicional - o conhecido URBCOM - as Lajes não foi tida nem achada. Nem se discutiu publicamente o assunto, nem se incentivou publicamente os comerciantes a fazerem investimentos apoiados pelo Governo da República, ao contrário, por exemplo, de Sta Cruz da Graciosa que apresentou 5 projectos.
Nada! para as Lajes, nada! Nem um pequeno ou grande jardim, nem um complexo habitacional a custos controlados, como se faz noutras localidades rurais - não haveria interessados? certamente que sim! -, nem um campo de futebol sintético, nem um cais de passageiros...nada! Só " mar, um barco na distância, uma ganhôa pairando...a advinhar-lhe à prôa, Califórnias perdidas de abundância" (Pedro da Silveira)
Há muito que miradouros aguardam por pequenos arranjos que tornassem mais acolhedora a paisagem do sul; há espaços ambientais classificados por legislação regional e europeia, sem a necessária informação - uma placa identificadora, um pequeno prospecto, um roteiro pedestre, um guia de natureza, uma promoção, uma visita... NADA!
Tudo para o outro lado, tudo para quem votou na oposição, contra César, contra o Governo.
E para nós? NADA! ou tão pouco que dois lares de terceira idade e um centro de saúde onde os que aqui restam, darão lugar para morrer...
Será este o destino do povo do sul que maioritariamente votou no PS?
Acredito que não, espero bem que não!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

este comentário contem muitas coisas em que eu concordo plenamente e espero que o governo ollhe mais para o nosso concelho apesar de achar que se não fosse carlos cesar e secretário da economia não tinhamos nada, á espera de dos deputados e principalmente de um que por acaso é e com muita tristeza minha um grande filho da mãe opurtonista que só andar a lamber o cu do governo para fazer ginázios subsidios para o candeléria e quando vai a votos nem na sua freguesia ganha, a freguesia das lajes tem sido e srá sempre do ps por isso não se esqueçam ó senhores deputados que nunca aparecem por aqui senam na altura dos votos que quem anda por aqui não esquece que todos vocês são uns grandes xoletas.
relativamente aos investimentos do governo espero que tambem a câmara não fique de fora DISTO TUDO porque ao que parece se nós votámos na câmara do PSD foi tambem para nos defender nestas alturas e não sairem no preciso momento em que o governo vem ao pico e mais propriamente ás lajes, tambem convem dizer de que as obras feitas pela câmara o governo comparticipa nelas a mais de 80% a câmara apenas com 20% penso tambem se estivesse-mos em governos do PSD estariamos muito piores porque basta ver o que foi feito nas estradas, proteção da orla, porto de pesca, porto de recreio, museu, recuperação do patrimonio baleeiro, recuperação das casas dos botes, novo centro de dia para idosos etc, gostaria que fizessem muirto mais para bem do concelho de toda a freguesia das lajes

Anónimo disse...

Apenas um pequeno reparo. O campo de futebol com piso sintético vai ser inaugurado segundo informação velada, o mesmo que dizer particular, no próximo dia 7 de Dezembro. Não sei o que aquela data significa, mas se o for cá estaremos para aplaudir mais este melhoramento para as Lajes e no «Reinado da Dra. Sara e do Seu consorte».

Anónimo disse...

Infelizmente é da praxe que os deputados do partido do governo defendam-no intransigentemente, mesmo fazendo o papel de advogados do diabo. Desta vez calhou ao deputado Lizuarte fazê-lo no sítio: http://www.picoazores.com/artigos/index.php?PHPSESSID=d720e39b0e31ad7a30aaa2acc48c7d13 . E nós que lhe temos muito apreço, pois é um picoenses e ainda por cima do concelho, não deixamos de ter pena. Sim pena, perante tanta falta de argumentos, temos pena com tão frágil defesa. Ainda assim, o sr Lizuarte tentou fazer alguma demarcação do governo e referiu que devia haver mais voos para o Pico, mas ficou-se por aqui, não vá o chefe César amuar e pô-lo de castigo.
E o concelho fica mais um ano a marcar passo. Depois de ficarmos de fora do porto comercial, do aeroporto e do hospital, um pouco por culpa da geografia e da topografia, continuamos sem um grande investimento que faça a diferença. Que fixe a população jovem e produza riqueza.
Mas, se há privados interessados na construção de hotéis e campo de golfe, é então necessário que o governo abra os cordões à bolsa e dê incentivos fiscais às empresas que tencionam estabelecer-se por cá.
E que bom seria se os deputados picoenses do PS e PSD fizessem um pacto para captar investimento (público e privado) e só depois entrassem nas tricas do costume dos seus partidos e dos interesses. I have a dream.

Anónimo disse...

Os lajenses não estão penalizados por votarem PS. Votaram sim PSD para a sua autarquia e para muitas Juntas de Freguesia e mesmo assim o Governo investiu muito dinheiro em obras efectuadas no concelho, concretamento no porto e respectiva protecção. Outras autarquias PS não tiveram o mesmo investimento pelo Governo e sentem-se injustiçadas e até sem poder reinvindicativo por obediencia partidária. A população dos concelhos PS sente o "crime" de votar no partido do Governo.

Anónimo disse...

Bem me parecia que somos uns felizardos e não sabíamos. Sabe, sr anónimo, os lagenses são mas é uns ingratos. E o governo a dar um dinheirinho aqui, outro acolá e os lagenses sempre dependurados. Seus lepras, querem dinheiro, vão mas é ao Totta, ou então vão trabalhar.
Por terem o mesmo número de deputados que o Faial, acham-se no direito de ter o mesmo orçamento. Hão de ter aquilo que lhe quiserem dar. Contentem-se...