quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Centro das Artes e Ciências do Mar inaugurado a 27 de Janeiro

http://www.petitiononline.com/PicoTAP/


O Centro de Artes e Ciências do Mar, antiga fábrica da baleia da SIBIL, será inaugurado no dia 27 do corrente.


Trata-se de um edifício camarário, recentemente recuperado.


O Município estebeleceu com a Universidade dos Açores, Departamento de Biologia, um protocolo de colaboração científica que conta com o apoio da nossa conterrânea Professora Doutora Ana Isabel Azevedo, da Universidade dos Açores.


Aguarda-se, com a máxima espectativa, a abertura da nova instituição lajense que, conjuntamente com o Museu dos Baleeiros, irá, certamente, disponibilizar a residentes e visitantes constributos importantes no âmbito das Artes e das Ciências dio Mar.

25 comentários:

Anónimo disse...

A seguir é o Estádio Municipal que já tarda e depois lá para o Outono, a inauguração do Híper - Âncora Parque e assim se fecha um ciclo por mais 30 anos. Infelizmente já não será para os meus dias: Casa da Maricas do Tomé, Casa das Claudianas e a Casa do Sr. Francisco Tesoureiro. A MATRIZ ESTÁ DEPENDENTE AGORA DAS BOAS VONTADES DUMA COMISSÃO QUE FAZ QUE ANDA, MAS NÃO ANDA......

Anónimo disse...

ACERCA DO ESTÁDIO MUNICIPAL, PERGUNTO: ONDE VAI SER CONSTRUÍDO O GINÁSIO E A PISCINA? PASSEI LÁ HOJE E NÃO VEJO «MOITA DONDE SAIA COELHO...»

Anónimo disse...

Se o Sr. Carlos Machado precisar de uma secretária ou recepcionista, tenho uma cunha para lhe meter. Postos de trabalho necessita a MILIDEIAS.........

Anónimo disse...

Olho para as opiniões destes 3 (?) comentadores e, independentemente da razão que lhes assista, fico cá a pensar: Custará assim, tanto, dar a cara na defesa dos nossos pontos de vista? Que diabo, um Homem é um Homem e um gato é um bicho! Se somos e ou queremos ser livres, temos de agir como tal, ou não será assim!?
Porventura, no meio de tanta desgraça, não há nada que se aproveite? Tudo é medíocre e negativo?...
Dizer mal não custa, ainda por cima quando o fazemos no conforto de um anonimato que pode ser tudo menos sinónimo de verticalidade e desassombro.
Tenham paciência, por favor!

Anónimo disse...

LINDO

Anónimo disse...

É a velha questão do "bota abaixo" mas pela calada...que sempre é mais cómodo. E cobarde.

Por estas e por outras é que algumas Terras têm dificuldades no seu desenvolvimento.
Anuncia-se uma inauguração, e em vez de a satisfação ser geral, esquece-se o facto e critica-se qualquer coisa...

Triste e velho Fado...

Anónimo disse...

Esta Comissão será a CRIP?

Anónimo disse...

Vamos exigir mais voos pro Pico:
http://www.petitiononline.com/PicoTAP/

Anónimo disse...

A CRIP CLARO. QUALOUTRA PODERIA SER?

Cristao-do-asfalto disse...

Devo esclarecer que a CRIP, não tem nada a ver com as obras da Matriz.
Caso não saibam, ela nunca entrou na lista das Igrejas a reconstruir.
Porquê não entrou?
Perguntem ao sr. Pe. Luciano e à comissão que fez o levantamento das igrejas danificadas.
Se estão à espera da CRIP, esperem sentados, como têm feito até aqui.

Cristao-do-asfalto disse...

Até desconfio que os anónimos sabem muito bem das coisas, mas querem vender postas de pescadas, isso é no caneiro.passem bem

Anónimo disse...

Por norma deixei de comentar blogs, mas realmente gostaria de deixar aqui um pequeno comentário:
Caro Artur Xavier peço-lhe desculpa mas a minha gata é menos "bicho" do que certas pessoas, não é anónima, responde sempre quando a chamam pelo seu nome. E creio mesmo que se emitisse opiniões que os humanos entendessem se identificaria como autora dos mesmos.
Quanto à Comissão da Igreja, da qual já não faço parte, está a fazer o seu trabalho. Como o Padre Paulo Areias já esclareceu a Igreja Matriz não entrou nas Igrejas a recuperar, por isso a CRIP não terá nada a ver com o assunto.
Em relação às Inaugurações penso que como Lajenses só devemos ficar contentes. Terá lacunas, talvez, mas são novos espaços para a nossa terra.

Anónimo disse...

Obras na Matriz? Que obras?
O que podem fazer os que lá estão?
Há deseja vê-la pintá-la por fora, quando chove aos potes lá dentro?
Não será mais útil arranjar primeiro o seu inteior (isolar a humidade e a chuva) e depois pintá-la? Assim, vai parecer um sepulcro caiado por fora e pobre por dentro.
Dá pena, dá.

Anónimo disse...

Talvez por estar longe é que, analizo, friamento os comentários.
Obras? Que obras?
As necessárias que seriam executadas se muitos que observam, contribuissem com algum para que tal se concretizasse. Vejo no Dever o empenho de muitos lajenses ausentes que dâo, sem criticarem.
Por que razão os que aí vivem não se juntam e fazem algo de proveito.
É que a fama de mal dizer, ninguem vos tira.
E são os outros, de outros lados, apelidados de "inimigos" que se vão rindo dos seus vizinhos.
Façam voces algo e deixem de criticar, apesar de, nalguns casos, essa critica ser necessária.

Anónimo disse...

A subscrição que existe no jornal o dever para as obras da Matriz, que há muito acompanho, será que esse dinheiro para essa finalidade ainda existe?
Ou foi desviado na compra de roupa "gant"?
O emplastro de azul bebé pensa ser todo bom
Mas a mim não me come!

Anónimo disse...

Então e o Teatro?

Por cada dia que passa o chefe perde dinheiro...isto da fábrica ainda não o encheu o suficiente

Anónimo disse...

Parabéns aos Lajense por mais esta obra a ser inaugurada no domingo.E parabéns ao Municipio pela mão de Sara Santos e respectivo executivo por mais esta obra a juntar ao Forte de Santa Catarina duas obras emblemáticas para as Lajes e que durante décadas estiveram ao abandono e que são um exemplo da boa recuperação arquitéctonica e funcional.
Para o Fevereiro é a vez do Campo Municipal outra obra exemplar a ser inaugurada e que coloca o nosso concelho com uma das melhores estruturas do género dos Açores.
Força Sara Santos para continuares o bom trabalho e cumpre o teu manifesto eleitoral pois foi por este que te responsabilizaste perante os eleitores.
Durante anos estivemos a marcar passo e a meter água e agora as coisas aprecem e são feitas e o povo não é cego,só meia duzia de seres é que não conseguém ver mas é só em relação aos outros pois eles foram eleitos na mesma altura e muitas promessas fizeram e pouco ou nada se vez, mas como desculpa e por não terem mais assunto aparecem sempre com a historia do "chefe" que já ninguém pode ouvir só mesmo eles mas para taparem a sua própria sombra.
Olhem para os seus proprios exemplos tipo centro de saude, junta freguesia e serviços do estado que exemplos de compadrio e afins não falta.
Se não fosse o dito "chefe" a lá estar estaria outro a fazer o mesmo e a gastar a mesma verba salarial por isso como diz o povo "cagando e andando para isso".
Queremos é obra feita e o resto são cantigas.

Anónimo disse...

Oh Carlos Silva:

O seu discurso mete dó!

Anónimo disse...

Parabéns Srª Presidente Sara Santos,é realmente lindo.Quem viu e quem vê, sente um orgulho fantástico de ser lajense, Srª com a sua magni~fica equipe está de parabéns.Mostra uma mulher determinada, sonhadora e assima de tudo vitoriosa.Toda a sua obra deveria calar esses anormais que só falam e nada fazem,prometem que vão fazer e acontecer (só em época eleitoral)até á data o que fizeram?levantaram algumas paredes, deram uns saquinhos de cimento aos do partido, deram uns bloquinhos aos do partido,háa´ia esquecendo decoraram a sede. Mas que se pode esperar de um vira casacas como ele e a sua corja,já alguns foram muitos anos P.S.D.e tem um coisa chamada advogado que é só de nome, porque de resto é um triste, só serve de pau mandado.Tomem vergonha e apoiem a sua terra e aquilo que realmente tem valor. Srª presidente tenho a ideia que estas pessoas querem o seu marido, pois mete nojo e forma como eles cobição o seu marido,pois o tema preferido deles em qualquer lugar publico e privado é sempre ele.

Anónimo disse...

Está uma maravilha a antiga fábrica para quem a conheçeu a funcionar e depois a morrer lentamente até estar em completa ruina hoje foi um dia para não esquecer.Parabéns ao povo das Lajes e á Sr. Pres.Sara Santos que continue o bom trabalho que está a fazer pelas Lajes e que não ligue a vozes que parece que chegam do além que mais não são do que falta de ideias e pouca vontade de ajudar a sua terra.

Anónimo disse...

A Fábrica está bem. Pena é o risco de vir a tornar-se numa casa privada do chefe e amigos.

Anónimo disse...

O Centro das Artes e Ciências do Mar, na antiga Fábrica da Baleia, na Ribeira do Meio, foi inaugurado ontem!
Sintonizei a "Rádio Montanha", na esperança de ouvir a reportagem em directo. Hoje, em podcast, ouvi o discurso de inauguração, proferido pela Sra. Presidente da Câmara Municipal. (Que pena, a qualidade do som!...)
Um abraço e parabéns a todos os que, de uma forma ou de outra, puseram de pé tal projecto o qual, estou certo, constituirá mais um motivo de satisfação e orgulho de todos aqueles que amam a Nossa Terra.

Anónimo disse...

E a Sara Santos {ou Machado?} nao e vira casacas? Que eu saiba antes do Claudio a convidar ela era PS.

Paulo Pereira disse...

O futuro de uma ilha pode passar pela orientação que todos nós possamos dar aos nossos futuros deputados.
Convido todos os picoenses a passarem no meu blog e a responderem a uma simples sondagem.

http://basaltonegro.blogspot.com/

Anónimo disse...

De facto é sempre bom ver algo de novo a ser construido no concelho das Lajes do Pico.
E claro espondo o mais importante e mais atrativo da nossa Vila.o patrimonio baleeiro que aos poucos e poucos vai crescendo.é pena é ver os estados dos antigos barracões do clube nautico.so nao vejo como é possivel estes edificios xegarem aquele estado.se for assim com as novas obras ja feitas entao nao as facam, porque nao é nessecario recuperar para depois deixar descair como e o caso de alguns edificos....