terça-feira, 11 de março de 2008

Tirar proveito das nossas apetências


Foi anunciado o óbvio: o Pico está vocacionado para a observação de baleias e golfinhos.
A actividade deu os primeiros passos nas Lajes, logo após o fim da caça à baleia e, naturalmente encontrou alguma resistência dos baleeiros.
Hoje o whale-watching é uma actividade de importância crescente no Pico, no Faial e até em São Miguel, se bem que a costa Sul da Ilha do Pico acolha a maioria dos mamíferos marinhos que passam pelos Açores.

As Lajes dispõem já de alguns equipamentos relacionados com a baleação: o Museu dos Baleeiros - o mais visitado do Arquipélago, em fase de ampliação - a Fábrica da Baleia da Sibil, recuperada, as Casas dos botes, os botes e lanchas baleeiros e andam por aí, ainda, antigos baleeiros que, poderiam reconstituir e recriar a saga da baleação, se os agentes económicos e culturais soubessem aproveitar as suas estórias de vida.
Não faltam, portanto, equipamentos e protagonistas para darem a conhecer o que foi a actividade baleeira até à década de 80.

Falta inciativa, dinamismo e convicção para desenvolver mais e melhor o ovo de colombo que, apesar de tudo, nos veio parar às mãos.

Vamos ser capazes de aproveitar esta oportunidade. O tempo não pára e os visitantes estão quase aí e podem trazer-nos mais riqueza.

9 comentários:

Anónimo disse...

E a propósito, já alguém se lembrou de organizar, principalmente no verão, simulacros de caça à baleia?

Penso que seria um sucesso, e o custo não seria grande.

Anónimo disse...

Não só foi pensado caro Jose Augusto Soares como também dito,falado e colocado em projecto junto de algumas entidades oficiais como o Museu dos Baleeiros e a D.Reg.Cultura mas até agora não nunca foi dada resposta positiva.
Além de envolver alguns baleeiros os principais intervenientes seria os jovens das escolas através dos programas de ocupação dos tempos livres (OTL Jovem) e o Clube Náutico local.

Anónimo disse...

Mas para que seja um sucesso é necessário fixar as pessoas na Vila. Quando tivermos condições de alojamento podemos partir para um projecto com muito sucesso

Medina

Anónimo disse...

A teatralização da caça à baleia foi há muito tempo proposta no blog Lajes do Pico.
É uma actividade cuja representação pode ser desenvolvida por grupos locais de teatro, ao abrigo de protocolos com a Câmara ou com a direcção regional da cultura.
E por que não convidar um grupo externo para encenar uma arriada à baleia durante os meses de Julho e agosto, como acontece nos EUA em zonas que os turistas frequentam?

Anónimo disse...

e porque nao faze=lo com um grupo interno? So e preciso pagar o mesmo que se pagaria a um grupo externo.

Anónimo disse...

Não poderá ser uma espécie de jogos sem fronteiras?

Anónimo disse...

Não poderá ser uma espécie de jogos sem fronteiras?

Paulo Pereira disse...

Jogos sem fronteiras, parece-me bem. Até porque eu gosto muito da Ana Zanatti e do Eládio.

Anónimo disse...

Estes comentários são demasiado sérios e pertinentes, para se brincar com a frontalidade das opiniões aqui trazidas. Não é PP?
Mais seriedade e menos humorismo barato fica bem...ademais sendo a pessoa que é!