sexta-feira, 16 de maio de 2008

Governo Regional não tem mão nem na SATA nem na TAP

A viagem TAP Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa passou a ser ao sábado à tarde e os passageiros chegam à capital às 22 horas.
Trata-se de uma opção daquela companhia que tentou "conciliar os interesses da região, da ilha do Pico e os seus próprios interesses"-explicou a Directora Comercial daquela transportadora. E a Sra Paula Canada explicou que "metade da população da ilha pretendia o voôo à sexta e a outra metade ao sábado", mas o jornalista nada ripostou, nem perguntou quem efectuara o referido inquérito à população.
A Tap, mais uma vez, pretende dividir a população para reinar e, no caso vertente, a alegada e muito suspeita e duvidosa vontade popular só serviu os interesses daquela companhia.
Exige-se, agora, que o Governo regional se explique e diga se concorda ou não com este horário, pois as forças vivas empresariais, autárquicas e a própria população tem juízo e tino suficientes para saber que ir para Lisboa é mais vantajoso no sábado de manhã ou na sexta à tarde que no horário programado.
Por outro lado, e seguindo a política do dividir para reinar, e a estratégia dos esvaziamento do aeroporto do Pico, onde embarca também a SATA, é mais vantajoso e rápido para um picoense tomar o avião na Horta, do que demorar mais de 6 horas (o vôo parte do Pico às 17h20, faz escala na Terceira e chega a Lisboa às 22h05, se não houver atrasos) para chegar à capital.
Mais uma vez os picoenses são confrontados com o discricionarismo da TAP, com o conluio da SATA, que redunda num mau serviço público, pago por todos nós, com os nossos impostos.
Assim não. E que a SATA não esfregue as mãos de contente pois a sua condição de companhia regional deveria obrigá-la a prestar o serviço que o Governo Regional reclama da TAP. Para quê os vultuosos investimentos no aeroporto do Pico levados a cabo - ironia do destino!-por verbas atribuidas à transportadora regional SATA? Só resta agora definir publicamente os aeroportos de Ponta Delgada, Terceira e Faial, como as três placas giratórias dos Açores, na senda dos antigos três ex-distritos. Na prática eles nunca deixaram de existir!... e o resto é paisagem...

14 comentários:

Paulo Pereira disse...

Completamente de acordo com o post. Penso que a TAP e a SATA, empresas públicas, fazem o que querem com os picoenses, porque nós temos o triste hábito de praguejar na altura e depois não exercer a nossa participação cívica, no momento oportuno.
Ainda bem que se levantam vozes como o lepratecoma

Anónimo disse...

O que faz Carlos Cesar nada de nada, afinal a Sata não é uma companhia regional? Porque é que a Sata não é que faz o voo em vez da Tap quem decidio que tem de ser a Tap, será que foi moeda ao ar entre as duas.
Tenham paciencia...

Anónimo disse...

Meus amigos:
Ainda não acordaram? O PS quer ganhar as Camaras,mas este Sr.Secretário dá uma no pé e outra na ferradura.
Vejam o comportamento dele no campo de Golfe e na Defesa da nossa vila.Primeira a demora que foi porque era deitar dinheiro ao mar. Ou já se esqueceram!Agora jogo num pau de dois bicos.
E dizem, por isso, que é da economia, Sim, mas sem visão.

Defensor nº 1 disse...

Quem põe cobro a isto? É preciso o protesto na rua, para a comunicação social ter motivo de reportagem e obrigar os políticos a repensar as más decisões, ou o buraco que deixaram para que elas acontecessem?

Mais sobre o assunto em:

www.defenderopico.blogs.sapo.pt

Que tal uma manifestação enérgica?

Anónimo disse...

Estas manifestações de desaprovação, se forem fortes e bem consolidadas em argumentos convincentes, acabam por chegar aos responsáveis políticos - governo, deputados, autarcas, associações empresariais e cidadãos.
É preciso que todos manifestem as suas maneiras de ver e não enveredem por motivações partidárias. É o Povo do Pico que está em causa, a sua economia e o seu futuro e tudo o resto serve clientelas de grupos políticos mais interessados no seu poder clientelar que nos interesses dos picoenses.
Portanto, digam da sua justiça, façam chegar aos decisores e às transportadoras o seu descontentamento.
É POSSÍVEL, TAL COMO A SATA FAZ EM S.MIGUEL, REALIZAR UM VOO ENTRE LISBOA E O PICO NA SEXTA-FEIRA Á TARDE. É ISSO QUE QUEREMOS, É ISSO QUE EXIGIMOS!

Anónimo disse...

Até aqui o voo do Pico continua a ir pela Terceira, por esse motivo temos muitas das vezes o voo cheio tanto de passageiros como de carga e o que vemos é o voo a sair do Pico quase vazio e na Terceira é que enche. Os tanques de combustível estão quase prontos logo que eles comessem a funcionar e o avião possa tomar combustível no Pico eu quero ver quais vão ser as desculpas e que lobbies vão ser usados (será que vão ser os mesmos?).É que neste momento por vezes estamos em Lisboa e queremos um voo para o Pico é impossível está cheio mas vemos o avião chegar ao Pico quase vazio e depois as estatísticas da TAP dizem que não é rentável este voo, pois não é rentável porque obrigam-nos a vir pelo Faial.

Fiat Lux disse...

Como somos descaradamente roubados pela Tap,

em

http://fiatluxcarpediem.blogspot.com

Anónimo disse...

"O Pico conta agora também com “pelo menos uma frequência semanal de ida e volta, de sexta-feira a domingo, durante todo o ano, podendo ser combinada com a rota Lisboa/Terceira/Lisboa”, adianta o documento (citação de notícia...). O mesmo texto esclarece que continua a ser admitido o regime “code-share”.(citação de notícia) Pergunto eu:
Onde estão as fraudes políticas? Alguém disse o contrário do que ficou acordado e do que agora se apresenta aos picoenses?

Anónimo disse...

Senhor ex-Deputado ninguem falou em tal, mas convenhamos...A lingua Portuguesa e demasiado traicoeira para uns e benefica para outros... Realmente nao estamos de acordo, porque defende o indefensavel?

Defensor nº 1 disse...

Ao Senhor Ex-Deputado Rui Pedro:

Não se trata de haver fraude política com a passagem do voo da TAP para o Sábado. O dia e a hora do voo que agora passará a vigorar - tarde de sábado - é que foi mal acautelado pela Secretaria dos Transportes, que assim presta um mau serviço ao Pico. Se quem decide e paga tivesse estudado melhor o assunto, não teríamos agora a pior ligação possível a Lisboa, como demonstro em www.defenderopico.blogspot.com . A hipótese de modificação a oferecer à TAP teria que ter sido balizada, não para o espaço de um fim-de-semana - sexta a domingo - que permitiria a esta companhia um pretexto para o propositado esvaziamento da rota. É que, desta forma, prejudica-se o Pico, ou então foi o único horário possível (!?) por falta de programação atempada ou constrangimentos de aviões (que não existem quando programa as dúzias de voos extras para a Horta). A situação piorou muito por culpa da imposição de última hora. Porque modificou o Governo as normas de serviço público de transporte aéreo relativo ao Pico de forma tão atabalhoada, dando azo a que a ligação, que se pretendia mais adequada, fosse "aproveitada" para a pior hora possível? E porque não teve o Goveno, ao redefinir essas regras, coragem de aumentar as frequências, mesmo à custa da redução dos vizinhos do outro lado do canal, que tem muitos voos à custa dos passageiros do Pico? Medo de afrontar o "lobby" faialense? É justo haver uma relação de 7 (lá) para 1 voos (cá)e no pico do verão de 14 ou 16 para 2? Claro que há ainda muito a fazer do lado de cá, sobretudo ao nível da hotelaria, mas sem mais voos, atrasamos o progresso do Pico. Os números que tem servido de argumento ao aumento de voos da Horta em detrimento do Pico não são filedignos. Temos que saber o número real e depois... "o seu a seu dono", mesmo que custe a quem se habituou às mordomias de ex-capital de distrito!

Anónimo disse...

RUI PEDRO ÁVILA
"Claro que há ainda muito a fazer do lado de cá, sobretudo ao nível da hotelaria, mas sem mais voos, atrasamos o progresso do Pico. Os números que tem servido de argumento ao aumento de voos da Horta em detrimento do Pico não são fidedignos. Temos que saber o número real e depois... "o seu a seu dono", mesmo que custe a quem se habituou às mordomias de ex-capital de distrito!" Citei o Sr. "Defensor nº 1" e estou absolutamente de acordo, mas isso, que me desculpe, não invalida o que antes afirmei. De qualquer forma, sei de estudantes que ficaram melhor servidos nos regressos de, ou idas para Lisboa, para aulas com o voo ao sábado e, para esses, a 6ª feira nunca servirá. será que esses não contam? Quanto a ser ex-deputado, nada é mais verdade, mas quanto aos outros - anónimos - que por aqui "navegam" não os posso catalogar. Então seria mais correcto tratarem-me simplesmente como Rui Pedro. OK?

Defensor nº 1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Defensor nº 1 disse...

Nada de animosidade no tratamento, talvez uma lembrança de que o Rui Pedro poderia ter alguma influência no tratamento e reparação do assunto, já que os seus actuais sucessores nada fazem por esta ligação a Lisboa, com receio de afrontarem a Secretaria Regional dos Transportes, ligação esta que, como já afirmei, é crucial para o desenvolvimento do Pico.
O que me revolta neste processo é a liberdade de que TAP dispôs para definir o (pior) horário do Voo, sem que lhe fossem impostas outras condições - na minha opinião, Domingo de manhã (este último melhor para quem sai, quer turistas a regressar e a entrar, quer locais, e para quem regressa do fim de semana em Lisboa ou inicia trabalho no Pico; quando muito sábado, mas só DE MANHÃ) e que resultasse de algum estudo ou ponderação junto de quem está por dentro da questão - agências e operadores turísticos: todos iriam indubitalvelmente ser contra a hipótese que agora temos de sofrer (ou há remédio, ainda?)escolhida pela TAP perante uma possibilidade de escolha demasido alargada. E o dossier do Serviço Público de Transportes não deveria ter sido instruído com o número REAL de passageiros do Pico, contido no movimento que apresenta o Faial? (mais uma vez, não se fez estudo nenhum, que se saiba). Para além da exigência do 2º Voo no Inverno, e o 3º ou 4º no Verão, mas estão à espera de mais hoteis no Pico? E a questão dos combustíveis , porque não anda? Estamos quase em Junho e nada se vê, e é uma assunto fácil de resolver - existe tanque vago e uma viatura para abastecimento chega cá em 2/3 semanas, não nos 3 anos que já leva a ligação a Lisboa. Outra das muitas desculpas para esvaziar esta rota, manipuladas por quem ainda tem força para condicionar os processos e, pior ainda, comprometer o progresso dos "vizinhos"?
"Vizinhos" que estão a fazer um trabalho de "sapa" inteligente para justificar a ampliação do seu aeroporto, antes que o Pico "acorde". Veja-se o que publicaram os seus defensores na Wikipédia sobre o Aeroporto da Horta. Tomara cá termos "moldagem" idêntica em prol do nosso.
Haja forças, contra as "forças do bloqueio" que às vezes até parecem estar aquém canal!
(um dia serei mais que defensor nº 1)

Anónimo disse...

Quem passar na zona do parque de combustiveis junto ao Porto Comercial do Pico, em S. Roque, poderá ver as obras de dimensão nunca antes verificada, inerentes à recepção do Fuel para aviões. Quanto à nota do "Defensor nº 1" de que quanto ao abastecimento dos aviões no Pico nada se está a fazer, aqui fica a rectificação e, se quiserem pensar, volto a lembrar que Carlos César sempre apontou para o mês de Julho, mês a partir do qual estaria pronto esse serviço.