sexta-feira, 13 de junho de 2008

A CÂMARA CORTOU A PÁGINA AUTÁRQUICA DE "O DEVER"

Que aconteceu à página autárquica de O DEVER?

Segundo se diz por aí, a Câmara mandou suspendê-la (indefinidamente?)!

Era um espaço pago pela autarquia ao nonagenário Jornal das Lajes do Pico que, sem esta receita, (aliás a Câmara ainda não saldou a sua dívida aO DEVER) fica mais aflito financeiramente.

A situação difícil do jornal foi compreendida pela Câmara Municipal quando, há uns anos (num mandato do Eng. Cláudio, entendeu, a troco de uma página semanal de divulgação das actividades municipais, ajudar aquele orgão de comunicação social. Depois os outros dois municípios procederam do mesmo modo com os semanários desses concelhos. E muito bem. O Município punha e dispunha do espaço como bem entendia e veiculava as mensagens e informações que pretendia, sabendo, de antemão, que estava a comunicar com os cidadãos do seu concelho e não só, vivessem eles nas Lajes ou na diáspora.

Só que essa missão não foi bem desempenhada. E a página transformou-se num espaço publicitário de filmes, venda de livros e, poucas vezes, de informação das decisões camarárias.

O mesmo sucede, aliás, com o site do Município das Lajes do Pico, onde, por exemplo, o texto do Plano para 2008 não existe e as informações sobre o início e termo de obras está completamente ultrapassado, já para não falar de outros conteúdos que revelam um desconhecimento e o grande atraso do nosso município sobre as potencialidades e importância das tecnologias de informação. E este é um meio poderosíssimo e barato para informar e para promover o nosso concelho, junto de tantos cibernautas que buscam em Lajes, Ilha do Pico e whale-watching, um destino tão divulgado por revistas de grande circulação internacional!

Para substituir a página autárquica semanal de O DEVER, inventou-se um novo jornal, designado por suplemento mensal da revista do Município, intitulado Lajes do Pico, com uma tiragem de 2.000 exemplares. (O normal é um jornal ter como suplemento uma revista e não o contrário, mas aqui é assim!)

É claro que ficará mais cara a sua edição, impressão e distribuição pelo correio e não atingirá tantos leitores, sobretudo os lajenses que residem fora.

Esta decisão merece este protesto e uma séria reflexão dos responsáveis locais e dos cidadãos em geral pois os recursos financeiros, diz-se, são escassos. Pelos vistos, neste capítulo a Câmara ou a empresa municipal, que é o mesmo! tem um orçamento avultado para dispender com a edição das Revistas do Município e da Magma e agora de um jornal mensal ?!, quando faltam verbas para outros sectores basilares!...

Oxalá os responsáveis de O DEVER, entendam que a imprensa, sem os naturais constrangimentos de ferir susceptibilidades dos detentores do poder, é mais livre, mais independente, mais respeitada e mais lida.

Estes são princípios éticos que fundamentam uma imprensa saudável, defensora dos direitos humanos e dos princípios cristãos. Tudo o mais cheira a panfleto publicitário, a bajulação dos detentores do poder, a caciquismo. Nunca essas publicações entrarão na história das Lajes do Pico, que se honra de ter o Jornal mais antigo da Ilha e o semanário mais antigo dos Açores - O DEVER.

10 comentários:

Anónimo disse...

Se a srª Presidente tivesse prescindido do chefe de gabinete (seu marido), esse dinheirinho dava e se calhar sobrava na comparticipação da Câmara com o DEVER e também a srª Presidente tinha tido muitos menos problemas, pois não lhe tinham chateado tanto a cabeça no celebre caso do chefe de gabinete.

Anónimo disse...

Que mais falta esta Câmara fazer???? Revistas, jornais, teatros...
e que mal teve a Senhora Presidente na falta de explicações para o dito caso do "chefe" na reportagem da RTP Açores. Caso encerrado??? Para quem? Pelo que me parece ainda há muito para explicar.

Anónimo disse...

Será que as pessoas das Lajes vão deixar isto acontecer? A ser verdade é gravissimo. Eu sempre disse que tinha que haver uma auditoria à maneira como os contractos, com a empresa que faz estes folhetos ou "folhetins", são elaborados. Como foi feita a escolha desta empresa e não outras (adjudicação directa), e quais os valores pagos a esta empresa. Além disso se esta empresa é em parte propriedade do marido da sra.Presidente, não será conflito de interesses dar os trabalhos a esta empresa?(é o mesmo que a Sra. Presidente lucrar com um bem público)
Será que todos os membros do PSD das Lajes foram castrados da sua liberdade de expressão, ou simplesmente concordam com este estado de coisas?
Isto já foi longe de mais.
A falta de vergonha tem limites, e devem ser os senhores e as senhoras do PSD (com a maioria na Assembleia Municipal) a exigir rspeito pelos Lajenses. Que pensa de tudo isto a Presidente da Assembleia Municipal?
E os restantes membros da assembleia eleitos pelo PSD?
Senhores e senhoras tenham vergonha, (já que a Sra. Presidente não tem nenhuma) façam-se respeitar e respeitem quem os elegeu.

Anónimo disse...

Há cada uma. Afinal o que se passa?
Parece que o mal é geral.Os jornais locais queixam-se que a Camara deste burgo, não lhes dá anuncios, encaminhando-os para os jornais de S.Miguel.
Note-se que cá a cor é a mesma do Sr.Cesar.
Afinal é correcto dizer-se, tanto lá como cá...
Porque será?

Anónimo disse...

Estou seriamente chocado com o que acabo de ler neste «post». A acrescentar a mais uma vergonha no nosso município segue-se outra. Já não há um mínimo de coerência? Cada vez mais odeio estes políticos fazedores de coisas para encher as suas algibeiras com o dinheiro do Zé Pagante. Sra. Presidente sabia-a desleixada e conivente com certos desmandos do seu marido, mas isto já é demais. O que faz a Inspecção Regional. O que faz o Tribunal de Contas? É preciso recorrer à Polícia Judiciária para que se ponha em campo e coloque no seu devido lugar esta autarquia que dá para o mundo exterior uma má imagem de nós todos, os do concelho das Lajes e dos outros que o não são e que nada fazem para inverter este estado de coisas, a Inspecção Regional e Tribunal de Contas? Sim, porque afinal todos tivemos culpa, porque foi a maioria que venceu, apesar da oposição ser muito pouco convincente. Estamos na cauda da Europa e queremos continuar, com este estado de coisas? Mas isto vem de trás. No tempo do Eng. Cláudio Lopes, houve um amuo do género, porque se queria controlar a liberdade de imprensa e liberdade de imprensa é no caso do jornal semanário mais antigo do Arquipélago, publicar os artigos devidamente identificados e isso nem sempre tem acontecido, infelizmente. Um Presidente de Câmara está sempre sujeito a críticas, mas se não tem estofo suficiente para as encaixar, o mínimo que pode fazer e ponderadamente é demitir-se do cargo. Acho que é o que deve fazer a Sra. Presidente e leve consigo todo o elenco, porque os outros dois apenas estão a servir de acólitos e a fazer exercício de corpo presente.

Anónimo disse...

O tema é demasiado sério para se fazerem afirmações gratuitas ou atentatórias do bom nome das pessoas e das instituições.
Solicito que as pessoas teçam os seus comentários, mas sem "agredir" verbalmente os visados.
Aliás, julgo que seria democraticamente correcto a Câmara publicar nO DEVER uma nota explicativa sobre os motivos da sua decisão e ao próprio Jornal, não esquecer junto dos leitores que o Município cancelou a página.
Tanto os munícipes como os leitores merecem esse esclarecimento a bem da liberdade de imprensa e do poder democrático.

Anónimo disse...

Este caso do chefe é a maior vergonha que aconteceu à nossa terra nos últimos anos!
É preciso muito desplante para dizer que está tudo resolvido.
E os dois anos que o chefe teve em Évora e nas Lajes ao mesmo tempo, passa-se uma esponja????

Anónimo disse...

Eu até sinto vergonha de dizer que nasci nas Lajes do Pico só se ouve dizer mal, é aquele que mais pode " mamar " só que a vaca vai secar. Agora com a demissão da chefe de divisão do cargo é que vão ser elas, será que a presidente tem alguém com a competência da Palmira para o cargo, duvido muito. Os vereadores só estão lá pelo tacho, senão uma tinha ido para o Faial pelo menos por três anos, e o outro não tinha emprego embora agora já tenha na Câmara de S. Roque. Mas vamos esperar para ver nas próximas eleições se ela não cocorrer ou não ganhar como vai ser para o chefe de gabinete.
O chefe não sai da fábrica da baleia será que ele também é que manda lá?

Anónimo disse...

A Presidente da Câmara vai cortando com o jornal da terra - O Dever, com funcionários que já prestam serviços há anos e anos... até ficar completamente isolada com o chefe!!!
Se é isso que quer, vai no bom caminho.

Mas pasme-se, do Presidente do PSD, nem uma palavra!!!!
Não vale a pena apregoar Democracia e não fazer nada quando o problema nos toca em casa... ou Sara Santos não foi eleita nas listas do PSD?

Anónimo disse...

Seria interessante saber se a real causa da saída da página autarquica d'O Dever, não será alguma comissão para quem assina com a gráfica que faz nova publicação?