terça-feira, 21 de abril de 2009

P'la nossa saúde (2)

Parece muito estranho o facto do primeiro post não ter desencadeado comentários.
O tema da saúde anda na boca de toda a gente, com queixas de todos conhecidas.
Admira que não se queiram pronunciar. Talvez temam represálias?!...
O ditado com a saúde não se brinca, tanto se aplica aos profissionais de saúde como aos utentes. Ambos têm responsabilidades na forma como os serviços públicos respondem às necessidades das pessoas.
Contou-nos um utente do Centro de Saúde das Lajes que tem de deslocar-se da Ponta da Ilha à Vila para marcar consulta (são mais de 20 kms), deixa o cartão para o médico proceder à marcação. Depois volta ao Centro de Saúde para levantar o cartão e volta, lá mais tarde, para a consulta ou análises. Três deslocações à custa do utente, para tratar da saúde! Isto é impensável nos dias de hoje! Com telef/telemóv., fotocopiadoras, internet, Riac' s, serviços da segurança social, tudo isto!, por que não se utilizam esses serviços para facilitar a marcação de consultas na localidade de residência, sem haver necessidade de deslocação do doente?
Se estes serviços não trabalham em rede, para que existem?
Afinal não foi isso que disse o governo, quando anunciou que quaisquer serviços públicos da região passavam a encaminhar as necessidades dos utentes para o serviço competente, simplificando procedimentos administrativos?
Então? por que não se procede em conformidade nos Centros e serviços de Saúde?

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem visto, mas devem estar com falta de mais PESSOAL, pois são poucos... e os que lá se encontram " nem todos" tem qe manter em primeiro lugar o MEXIRICO em dia, dai nao haver tempo para marcaçoes pelo telefone. Em primeiro lugar a vida dos outros so depois vens os utentes....por ca e msm assim!

Anónimo disse...

É tudo muito bonito para quem vive fora.
Este assunto, como é do conhecimento do dono do blog, que até diz que não respondem com receio de reprelasias,é bastante delicado e nem toda a gente tem a mesma opinião.Infelizmente, as opiniões diveregem consoante a politica e não é correcto fazerem-se afirmações ouvindo apenas uma parte limitada das partes.
Na ilha do Arcanjo é bem diferente? Não tanto a facilidade que há, como são muitos, escolhemos a cor.
Nem muito ao mar nem muito à terra, apesar de já ter começado a campanha para as eleições.

Anónimo disse...

Acho que o próprio inquérito não tem tido tantos participantes quanto o anterior. Mas isso deve-se ao tipo de pessoas que frequentam a blogosfera (maioritariamente mais jovens e com saude) e por isso estão mais interessados na luta autárquica.

É essa malta nova que vai derrubar o chefe! Força Roberto!...
A campanha devia começar......
Já enxuguei a bandeira....