domingo, 7 de fevereiro de 2010

Perguntas ao Presidente da Câmara

O Presidente da Câmara, Roberto Silva, esteve também presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde estabeleceu contactos com empresários do sector e também com arquitectos, visando a construção de um hotel no espaço do antigo matadouro do Pico, situado perto da Vila das Lajes do Pico.

A informação foi colocada há dias no site do Município que, diga-se em abono da verdade está mais informativo, mas ainda não tanto como seria de desejar. Mesmo assim, ninguém " pegou " nesta notícia que constitui um avanço num projecto de anos e com pés para andar, queiram os organismos públicos e a iniciativa privada dar-lhe o seguimento conveniente.
Esperava, por isso, ver o jornal O DEVER, aprofundar esta e outras informações veiculadas pela Página autárquica, solicitando esclarecimentos do Presidente da Câmara não só sobre o projecto do Hotel mas também sobre a transferência do Posto de Turismo e a nova utilização a dar ao Forte, e sobre as Jornadas de Reflexão de Animação Turística II, a realizar este ano e a Bienal das Baleias no próximo.

Com esses esclarecimentos, que certamente fariam notícia de capa no semanário lajense, ficaríamos melhor informados e o jornal, cumpriria a função informativa para que foi criado.
Aliás e isto é apenas um reparo construtivo de quem valoriza O DEVER e todos quantos o constroem semana a semana, gostaria de ler uma grande entrevista com o Eng Roberto Silva, novo presidente da edilidade. Seria um bom serviço a prestar não só aos lajenses residentes mas sobretudo aos ausentes, antes que outros meios de comunicação social se antecipem.
E deixo aqui algumas perguntas: para além das questões anteriormente colocadas:
Que se passa com o plano de pormenor das Lajes?
O Jardim-Parque do campo de futebol é para avançar com o projecto existente, com alterações, ou para pôr de parte?
A Câmara vai implementar a construção de habitações em zonas da Vila ainda disponíveis?
Sabendo-se que o Parque de Campismo não está certificado e que é um espaço privilegiado para ser utilizado para melhores valias, pensa Roberto Silva (RS) transferi-lo para outra zona ou o parque dali não sai, mesmo que só seja utilizado 3 meses no ano?
Que pretende fazer RS da zona balnear da Maré? Reabilitá-la, dotando-a de acessos fáceis e seguros para idosos e crianças e com equipamentos sanitários amovíveis, ou vai manter tudo como está?
O acesso ao edifício do Convento é dificil para os idosos. Pensa ou não fazer uma rampa cumprindo a legislação em vigor, ou vai manter a dificuldade de acessos?
Casa da Maricas Tomé: a protecção do edifício significa que vamos ter obras em breve, o edifício vai ser vendido para fins turísticos numa parceria público-privados, ou continuaremos à espera não se sabe de quê e de quem?
E o edifício da Alfândega: continuará fechado sem o Estado lhe dar destino ou há já projecto para a sua ocupação?
E por aí fora. Outras questões como a irregularidade da calçada e dos passeios daVila ...podem ser colocadas pelos nossos leitores nos comentários.
É importante que os lajenses aumentem a sua auto-estima e RS, pode contribuir para isso.
Estamos abertos neste blog às respostas de Roberto Silva. Se o entender fazer através do site do Município, óptimo! Faremos eco disso aqui.
Se entender responder através da página autárquica, óptimo também!
De qualquer modo, julgo que O DEVER seria, presentemente, o meio melhor para saber o que pensa das Lajes e do Concelho o Presidente da Câmara das Lajes do Pico.

14 comentários:

artur xavier disse...

À pergunta de um anónimo, sobre se o blogue tinha ido de férias, não podia ser mais feliz o seu autor, ao "regressar" com uma série de questões (Perguntas) ao Presidente da Câmara. Questões pertinentes a que, estou seguro, Roberto Silva não deixará de dar resposta. Porque são importantes. Porque são sérias.

Anónimo disse...

Falando na possivel mudança do parque de campismo, não seria viável abrir um novo arruamento, com entrada pelo actual parque, passando pelas trazeiras das casa existentes e saindo junto ao actual parque de estacionamento? Com mais uma rua a vila crescia e criavam-se novos espaços para variadas utilizações.

Anónimo disse...

É preciso ter descaramento, a Ribeirinha está a espera do Asfalto desde de Setembro, e mas foi sempre passada e frente e agora o senhor presidente que é tao bonzinho está a colocar o alcatrão nas lajes até nos corrais das galinhas das pessoas!!!
Ora digam la que não é verdade???
Quem tanto criticou a Sra. Sara Santos e agora faz pior, nunca se esqueça que a nossa Freguesia contribui para a sua Vitoria senhor presidente agora veja la se cumpre com o seu dever e promessas!!!!!!

Anónimo disse...

boa
essa da rua e otima
acho mesmo boa ideia e seria a forma de fixar masi algumas familias no burgo.

Anónimo disse...

Concerteza que as respostas serão dadas, porque no meu entender, são sérias de mais para ficar em vão. Concordo que se faça um novo arruamento, pela entrada do parque de campismo. Em relação ás promessas? Acho que nunca poderão ser cumpridas todas num espaço de tempo tão curto. Por isso mesmo, temos que dar tempo, porque o mandato é de 4 anos.

José Manuel Medina

Anónimo disse...

Mas se a Ribeirinha está á espera de asfalto desde Setembro deve ter sido a Sara que prometeu pk não colocou pensava que ia ficar na Câmara deve ter prometido para ganhar votos, também foi ela que prometeu a junta e fez, mas o empreiteiro ainda está a ver o dinheiro por um canudo e ela já recebeu uma parte desse dinheiro, o que fez com ele?
O empreiteiro pagou aos seus funcionários, de certeza, tratando-se de quem é paga sempre a tempo e horas.
Vamos esperar só estão á três meses na Câmara e já se vêem muitas mudanças para melhor, o registo civil já saiu do convento á muito tempo assim como a mudança da tesouraria e só esta Câmara é que esta a fazer as obras e é com o pessoal da Câmara que antes andava a governar a sua vida particular no horário de serviço, portanto vamos esperar mais uns tempos.

Anónimo disse...

"É preciso ter descaramento, a Ribeirinha está a espera do Asfalto desde de Setembro"…deve ser alguém que veio de Marte ou sofre de amnésia! Então este executivo não começou só em Novembro!? Andam aí umas mentes marcianas que se esquecem quando o actual executivo tomou posse… deve ser da por causa da chuva, que as laranjas se estragam!!!

Nyky disse...

Deixem-se de politiquices, pois isso não vos leva a lado nenhum.É complicado governar uma cãmara que está cheia de dividas, por isso não esperem por milagres..E já agora não se "matem" por serem de um ou de outro partido, pois no fim de contas sâo todos iguais. Falam, falam e não fazem nada.

Anónimo disse...

viva a musica de carnaval nas ruas da vila opós as 22h00, nao ha Lei do Ruido?

Anónimo disse...

Brilhante artigo do eng. Cláudio no Dever desta semana. Como ninguém deve ter compreendido o que ele queria dizer eu explico em três palavras: o carnaval já começou.

Anónimo disse...

Não gosto, não ha dinheiro e também não sei como ir buscá-lo, anula-se tudo...

Anónimo disse...

penso que se deveria fazer um estudo sério sobre o impacto da subida do nível do mar antes de decidir como proceder em relação à necessária expansão da nossa vila...

Anónimo disse...

Para não acontecer o mesmo que na madeira era bom que os homens da junta e da camara limpassem as ribeiras e canadas.Depois queixem-se...

P.J. disse...

Meu caro anónimo e se no lugar de ser a Junta ou a Câmara a limpar as ribeiras porque não os cidadãos não colocarem lixo nos cursos de água e quando fizerem cortes de lenhas nas suas terras não colocarem os ramos para os mesmos, é feita em certos sítios, duas e três vezes por semana recolha de resíduos sólidos, e mesmo assim há ainda quem deita lixo para a ribeira, mesmo pagando uma taxa de lixo. As pessoas teêm que se tornar mais civilizadas e cuidar daquilo que também é seu " O AMBIENTE ".