sábado, 27 de fevereiro de 2010

Acabem lá com essas tricas!

Infelizmente, as relações institucionais não andam boas entre os dois representantes dos órgãos municipais. Questões antigas, certamente, que devem ser ultrapassadas por ambas as partes.
Nem uma individualidade deve comentar que não reconhece a outra por não ter sido eleita maioritariamente pelo povo, nem a outra deve dizer que "guardará para memória futura" afirmações menos aceitáveis.
As autoridades só o são, pelas qualidades de liderança que revelam, pelo bom serviço que prestam, pelo exemplo que dão aos cidadãos.
A intransigência leva ao autoritarismo, o pior defeito de um poder democrático.
Acabem lá com esses "mimos" e faça cada qual o que a lei lhe confere.
Afinal ninguém é dono nem senhor do cargo que exerce, nem os autarcas são eleitos para alimentarem militâncias fundamentalistas ou afirmarem inimizades políticas.
Em democracia o poder é do povo. Quem é eleito, não é dono do poder. Antes presta um serviço ao povo e não à clientela do partido A ou B, ou ao senhor X ou Y.
Isso era antigamente.
Quem inverter estes princípios subverte a democracia e será penalizado por isso!

23 comentários:

Anónimo disse...

O eng.Claudio Lopes é o presidente da Assembleia Municipal e o eng.Roberto Silva é o presidente da Camara das LAJES DO PICO.Foi muito infeliz ouvir o sr.Hildeberto argumentar contra estes factos, além de não perceber do que falava, revelou falta de conhecimento geral(argumentos,respostas,expressão...).Lamentável.

XPTO disse...

Diz e muito bem "deixem lá essas tricas", fazer notícia de amuos e arrufos, bem basta o estado em que anda a política e os políticos por aí. A Câmara está a trabalhar, trabalha-se a tempo e horas, cumpre-se horário o que é exemplar. Às 9h00 da manhã o executivo já se encontra no seu local / locais de trabalho. No passado não era assim, não havia horários, não se dava o exemplo ou dava-se o mau exemplo.Isto é que tem que ser dito.
Era bom que Sr. Presidente da Assembleia fosse tão afirmativo e "barulhento" noutras funções para as quais foi eleito e é bem pago por todos nós. Deixem quem está a trabalhar bem fazer o que tem que fazer. É até lamentável que as Lajes sejam notícia por motivos tão vazios de significado real e verdadeiro para a população. Andar a fazer politiquice desta forma é abusivo, as pessoas são inteligentes e não têm memória curta, há anos houve um Presidente que não recebeu outro Presidente, o da República, por motivos de força maior, foi dito na altura, os mesmos motivos não estarão agora na razão da atitude do Sr. Presidente da Câmara, que como bom filho que é está a dar prioridade ao que deve dar. Enfim tolices de quem só olha para o seu umbigo, e sem dúvida tem mau perder.
"Só estou bem onde não posso estar".
E ainda bem que não está, e interessa que não volte a estar!

artur xavier disse...

Os dois representantes dos orgãos municipais - Roberto Silva, Presidente do Município e Claudio Lopes, Presidente da Assembleia Municipal - deveriam "entender-se". Para bem de ambos e, acima de tudo, para bem do Concelho. Alimentar ódios antigos, não conduzirá a nada de positivo. No que respeita ao Hildeberto Peixoto e desconhecendo as argumentações que, eventualmente, tenha proferido, considero-o um Homem equilibrado e sensato. No entanto, assim, à distância, tenho dificuldade em fazer uma análise mais aprofundada ao assunto.

Anónimo disse...

Acho engraçado falar-se em cumprimento de horário. Provavelmente foram alterados e eu não sabia... Quem tem que entrar às 9.30 e só chega por volta das 10 horas ou mais e ainda passa muito tempo n conversa nos corredores... Cumprimento de horários!!!

Anónimo disse...

Se bem ouvi, os argumentos apresentados pelo presidente em exercício (vice presidente) foram muito bons. Senão vejamos:
1º O Eng. Cláudio perdeu os três últimos actos eleitorais em que participou enquanto membro integrante das listas: REGIONAIS, LEGISLATIVAS, AUTARQUICAS, e mais, perdeu todas no concelho das Lajes. Será, eventualmente, difícil ouvir certas verdades, mas o Sr. Presidente em exercício não mentiu nestas afirmações… (se bem ouvi!!!)
2º O Actual presidente da Ass. Municipal não foi eleito democraticamente pelo povo. Poder-se-á dizer que foi eleito democraticamente de entre os constituintes da Assembleia Municipal, esquecendo a vontade do Povo. O Sr. Eng Cláudio utilizou, curiosamente, o presidente de junta da freguesia onde ganhou o PSD para a Junta (diferença de um voto) e onde ganhou o PS para a Assembleia Municipal (diferença de mais de 50 votos). Isto significa que as pessoas sabem diferenciar bem as pessoas que elegem para os diferentes órgãos autárquicos, ou seja, diferenciam a Assembleia de Freguesia da Assembleia Municipal. O Eng não ganhou na terra onde nasceu, e na terra onde vive. Este episódio, que revela a falta de maturidade democrática de que tanto fala o Eng. só consegue contribuir para a abstenção de que tanto falam os políticos, quando são eles próprios a causar no eleitorado a falta de vontade em ir às urnas, isto porque, quando vão (e o último acto eleitoral foi um dos mais concorridos nos últimos anos) a sua vontade, expressa nas urnas, é desrespeitada pelos políticos ditos “maduros”).
3º Considero triste, sim, a argumentação do presidente da Ass. Municipal quando fala na imaturidade política do Hildeberto, que ao longo do debate surpreendeu todos os presentes respondendo de forma exemplar a todas as questões colocadas, originando uma debate politico de qualidade. Esta não é só a minha opinião mas a opinião de várias pessoas, inclusivamente algumas da bancada do PSD. A imaturidade política dos membros do executivo permitiu ganhar as eleições, enquanto que a maturidade política do Eng Cláudio não lhe permite ganhar eleições à vários anos. Enfim, ele bem sabe que ganhou eleições quando era politicamente imaturo, depois foi perdendo todas, e, na ganância de uma lugar de relevo na Ass. Municipal, utilizou uma lei para desrespeitar a vontade do povo.
Enfim, é necessário ter uma noção mais clara do que é democracia e maturidade democrática e política. Não se trata de questões pessoais entre as partes, na minha opinião, mas questões políticas com fundamentos democráticos. O próprio Eng Claudio escreveu qye era contra a lei que o colocou na presidencia da ass municipal... enfim, o povo saberá porque não lhe dá a vitória nas urnas!!!

Anónimo disse...

Falar em ilegitimidade democratica do presidente da AM é pura ignorancia. Aconselho uma leitura da lei autarquica. A mesa de qualquer assembleia municipal é eleita pelos membros da respectiva assembleia. O eleitor nao decide quem é a mesa, apenas lhe compete eleger os deputados municipais. Percebido?

JA disse...

Já os antigos diziam que quem semeia vento colhe tempestades, pois alguém esta colhendo aquilo que semeou... Tudo dentro da legalidade... Assim vai a nossa terra...

Anónimo disse...

O eleitor não decide quem constitui a mesa da AM, é verdade, mas seria sensato que o presidente da AM fosse o cabeça de lista mais votada, nem que fosse com os dois secretários do PSD. Considero que o PSD saiu muito mal na fotografia, porque se tivesse permitido que o Manuel Costa fosse o presidente da AM (não apenas por alguns minutos, pois por algum motivo a presidente cessante deu posse ao cabeça de lista mais votada… não percebo bem porquê, mas a lei deve referir alguma coisa relativamente à votação do POVO!!!) manteria a maioria na AM, e teria respeitado a vontade do povo expressa nas urnas. Atenção que existem exemplos desta maturidade democrática em alguns concelhos dos açores, resultantes das últimas eleições.

Anónimo disse...

Confesso que sou filiado no PSD mas estou cansado e farto de tanta miséria. Parece que ainda não se aperceberam que perderam as eleições autárquicas. As Bases do PSD ainda não perceberam que o Cláudio Lopes está a mais e não trás nada de novo ao partido? Será que não tem mais ninguém no nosso concelho que comece a dar a cara pelo partido? Temos que gramá-lo em todas as eleições? É sempre o mesmo. Não ganha eleições… e continua a se candidatar. Francamente. Basta. Abram os olhos. Alguém tem que dizer a esse senhor que ele já deu o que tinha a dar na política. Dê lugar a outros. Coloquem-no mas é a trabalhar nos serviços agrícolas, onde ele deveria estar há muito tempo. Será que o nosso concelho não tem ninguém do PSD (ou fora) que dê a cara. Sigam o exemplo do PS. Segundo sei, e perdoem-me se me engano, mas da Lista vencedora para o executivo camarário apenas o Mário Tomé é filiado no partido. O presidente e o vice não o são… no entanto ganharam: Roberto Silva nas Lajes, o Mário nas Ribeiras e, confesso, nunca pensei que na Piedade o PS obtivesse o resultado que obteve. Foi uma grande surpresa para todos.
Deixo um conselho a todos os sociais-democratas deste concelho: tirem o eng. Cláudio das corridas do partido…
Foi lastimável ouvir na AM o Eng Cláudio apresentar medidas ao novo executivo: foi lastimável ouvir o presidente da mesa apresentar as medidas dos Deputados do PSD, pois essa função é do líder da bancada (que ainda não percebi que é)e não do presidente da mesa, mas como o PSD tem uma bancada de deputados completamente apagada, lá temos que gramar ouvir Cláudio; depois de tanto tempo no poder, só agora é que os deputados do PSD se lembraram que os regulamentos devem ser alterados e melhorados? Enfim, é o que eu digo: esqueceram-se que já não governam. Ainda não caíram em si…
Para além disto: calem a boca ao Presidente da Junta da Piedade… aquele homem quando abre a boca não diz uma única coisa que se aproveite. Enfim, é lastimável. Se eu fosse da freguesia da Piedade teria muita vergonha. Se houve assinaturas falsificadas, e ele tinha certeza disso, deveria ter isso até às últimas consequências… assim, pactuou com um crime.
Qualquer social-democrata que se preze e tenha vergonha na cara, não se identifica com estas atitudes. Se perderam, por alguma coisa foi: houve mérito, e eu reconheço, na campanha do PS (uma campanha muito saudável, e exemplar – por muito que me custe admitir), mas também ouve muita culpa do executivo anterior e até do Eng Cláudio, que depois de criticar na praça pública a Sara e sua equipe, apareceu com ela na campanha. Enfim, devo andar num mundo cujos valores entraram em decadência e onde na política vale tudo, até ignorar as votações e a vontade do povo que nas últimas eleições teve uma atitude exemplar, pois tiveram uma afluência muito boa ao acto eleitoral.

Anónimo disse...

se o último anónimo é filiado no PSD como diz, então entregue o cartão e vá buscar um ao PS porque está igual a eles

serafim disse...

O Claudio Lopes escreve hoje um artigo no Dever que é um autêntico escarro. Diz ele que quer afirmar o conselho. OLha quem, à uns anos trocou a Câmara pelo seu lugar de deputado na Assembleia pois se não o fosse ocupar naquele momento corria o risco de ser substituido na lista de candidatos das eleições seguintes. Olhem que sei o que digo.
POr querer estar sempre em toda a parte e "meter a cabeça debaixo de água" a quem surja de novo é que o PP esta a pescar e bem nas ostes do PSD, vão ouvir falar em pouco tempo. E com as votações que o PP tem tido no concelho consequtivamente desde à vários atos eleitorais, com alguem à frente que organize partido pode bem o PSD dizer adeus ao puder nas lajes durante muitos anos.
O PP não anda só a caçar nas Lajes atenção.

Anónimo disse...

"se o último anónimo é filiado no PSD como diz, então entregue o cartão e vá buscar um ao PS porque está igual a eles"
Pk? vc acha que os filiados, ou que pendem para o lado do PS são mais tolos, e menos capazes que os senhores do PSD....
É por essas e por outras que esse concelho nunka irá muito longe.... Já sai a alguns anos daí (para muitos se calhar até nem faço grande falta ai) mas é sempre a mesma coisa..... Sempre ser acharam mais importantes que os outros... Mas agora tomem um bocado do vosso veneno.... Temos pena

Anónimo disse...

Foi muito mau ouvir na Assembleia o presidente de junta da Piedade, pois foi ele que disse umas verdades. Agora o que foi excelente foi as palestras dadas pelo sr.Manuel Dutra na defesa da freguesia que o elegeu as Lajes. Ao menos escrevam alguma coisa para o sr.ler. Fica feio o homem nunca falar...

Anónimo disse...

A respeito de artigos no Dever leiam o do Emilio Porto e o do proj Jorge Jorge "As Plebes de todas as Classes". A pesar de ser socialista e católico acho que estão os dois bestiais. No fundo estão relacionados pois são as "Plebes" católicas(no sentido utilixado pelo prof Jorge) que nos governam.

Mosca disse...

Excelente esta junção dos dois artigos. Realmente os padres do Pico são a Plebe da sua classe.

Anónimo disse...

Pasme-se.
O unico que deu a cara foi o Artur. Os outros escondem-se para só criticar e usam subterfúgios que dá vontade de rir.
Uma pergunta: Nas penultimas eleições como procedeu o PS na Madalena?Nas urnas ganham o PSD e na votação na assembleia foi eleito o PS.
Já se esqueceram?
"Sou filiado...mas não vivo há muito cá..." não atice mais o lume.
Este blog tambem é anonimo, não a cara como os outros porquê?
Por isso vamos na onda do tudo "anonimo".

Anónimo disse...

Serviu de muito o sr.Artur ter escrito o seu nome, é que opinião ele não deu...tenta estar bem com todos...assim é fácil.

A MONTANHA ESTÁ COM NEVE disse...

Ao ler tantos comentários assume-se um facto o desgaste do Eng/Deputado/Presidente da AM e sempre candidato seja a lá ao que for, desde que SEJA, Claúdio Lopes tão notado por todos MENOS POR ELE. Trabalhar que é bom e faz bem é coisa que pouco fez, bem para onde poderia agora ir? Gosto de ver na A. M. a sua nova aquisição, aquele continental que é professor parecia um apagado mas, tem tido um desempenho que põe o Cláudio para o canto. É promissor já se comenta! Depois há outros que não sabendo falar deviam começar para aprender com o Cláudio que é uma máquina faladora de nada sobre nada, com opinião sobre tudo: a dona de casa, a velha, a vizinha , o pobre, o padre, a criança, a cueca azul da passagem de ano, o lixo, a moral - comparável só mesmo a asas de pensamento. Semelhante só ao "CIDADÃOS DAS LAJES" que soa a registo conhecido, é pena tanta frontalidade não ter nome e andar por aí a circular cobardemente. Quem tanto escreve bem pouco deve ter que fazer, e muito tusto deve estar a perder. Até diria que quem está tão bem informado nas próximas eleições devia ser presidente ou tomar de assalto o Convento, fazer uma galeria de brincar e por lá uns desenhos. Quem se lembra fazer uma pseudo-galeria com umas tábuas a tapar ratedo, e desgraças sem fim... enfim... tempos de caprichos que a Sara foi satisfazendo.
Bom de ver... trabalho a ser feito pelo P. Roberto e a sua equipa, situações tão simples de fácil solução e que ficavam sempre para as calendas Gregas. Agora vem o SUPER PR. DA ASSEMBLEIA COM TANTAS PROPOSTAS.
SAUDADES DEIXA a anterior P Assembleia - classe, estilo, low-profile, inoquidade foi pena o PSD a ter descartado!!! -

Anónimo disse...

"se o último anónimo é filiado no PSD como diz, então entregue o cartão e vá buscar um ao PS porque está igual a eles". Bem, se me permite, devo dizer o seguinte: sou filiado no PSD, mas tenho opinião própria, e não sou um subserviente de alguns senhores ditos donos do partido. Tenho pena da situação actual do partido, no Pico e a nível Nacional, mas não pretendo entregar o cartão. Tenho opinião própria, e sou livre de a expressar publicamente, sob anonimato, ou, quando entender, identificando-me devidamente.
A minha opinião, curiosamente, e por muito que custe a muitos, é partilhada por muitos militantes do partido que, tendo vergonha na cara e querendo o melhor para o partido, não se revêem nesta situação miserável.
Sou filiado no PSD graças ao actual Presidente da Câmara (Roberto Silva) que enquanto o deixaram desempenhar um papel activo na JSD muito fez pelo partido, motivando muitos jovens a ingressar, como eu, na filiação. Pena foi que, alguém sentindo-se ameaçado pelo protagonismo de Roberto Silva, tudo fez para o retirar do partido, eventualmente por considerar que poderia vir a ser uma pedra no sapato, e se calhar hoje estaria na Ass Regional no lugar do Cláudio. Enfim, ironia do destino, retirou a Câmara ao PSD… A verdade é que alguns estão a seguir os passos do Roberto, pois o Cláudio não olha a meios para atingir os fins e isso está a destruir o partido e olhem que sei o que digo (é que falo com muita gente sobre os últimos acontecimentos políticos no nosso concelho).
Existem princípios que as pessoas têm e que não mudam nem se alteram apenas por questões partidárias. Todos os simpatizantes do PSD conhecem os episódios passados entre Claudio (então presidente da CM) e Roberto Silva (então presidente da AM)… enfim, o Cláudio chora porque não é recebido pelo presidente da Câmara (deveria saber porquê – além disso não conheço nenhuma lei que diga que o presidente da AM deve ser recebido pelo Presidente da CM). São tretas… são órgãos independentes que não necessitam de beijos e abraços. Esperemos que o Presidente da AM saiba fazer o seu papel, pois já começou muito mal. Por outro lado, o Presidente da CM já deu indícios que algo mudou e que existe uma lufada de ar fresco no executivo camarário… parece-me consensual e visível por todos…

Anónimo disse...

Se o presidente de junta da Piedade disse umas verdades isso é o que veremos… espero bem que os responsaveis pela candidactura do PS na Piedade avancem com uma queixa sobre esse senhor, pois ele e o Carlos da Piedade são sabem no que se meteram. Relativamente ao presidente da Junta das Lajes, ele não fala, de facto, mas para dizer as baboseiras que o da Piedade diz mais vale estar calado. A primeira foi logo na 1ª Ass Municipal quando disse que “infelizmente já não há ética nem moral na política”, enfim, ou falou por si, ou falou pela bancada do PSD; a segunda foi na 2ª Ass. Municipal em que reconheceu publicamente ter sido conivente com um crime de falsificação de assinatura.
Bolas, este homem é inconsciente.
No entanto, o presidente da Junta das Lajes tem demonstrado trabalho (de qualidade), enquanto que o da Piedade mandou os funcionários para casa e parou as obras na freguesia.

Anónimo disse...

Concordo com a «Montanha está com neve» - O professor do continente da A.M tem muitas potencialidades. Em relação ao Eng. Cláudio Lopes, simplesmente é um Senhor.

artur xavier disse...

"Serviu de muito o sr.Artur ter escrito o seu nome, é que opinião ele não deu...tenta estar bem com todos...assim é fácil."
Eu leio este comentário e, sinceramente, fico sem saber o que fazer. Se gastar cera com tal defunto, se ter qualquer tipo de reacção. Porém, cá dentro, há um bichinho que não permite o silêncio. Diz o anónimo que eu "tento estar bem com todos". Será que não posso? Que tenho eu a ganhar, ou perder, com tal atitude? Estar bem com Deus e com o diabo. Será isso?! Mais cómodo, muito mais cómodo, seria acoitar-me sob a capa do anonimato e vomitar toda a espécie de impropérios que me viessem à cabeça. O que deveria eu ter acrescentado, àquilo que disse. Que falasse, apenas, por falar ou que falasse de cor?!... Para alguns, se calhar, quanto piores forem as relações institucionais entre os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipais, melhor! Ou estarei enganado?!

Eugénio Freitas disse...

Antes de mais, quero aqui deixar o meu bom dia a todos os que lêem e escrevem neste blogue.
Devo confessar que ponderei se escrevia ou não a minha opinião neste espaço, a minha apreensão deve-se a duas coisas: primeira, como sabem faço parte da Assembleia Municipal e como tal penso que há lugares próprios para se discutir os assuntos. Segunda, eu assino sempre o que escrevo, não me colocando envolto na capa do anonimato para assim me proteger daquilo que digo e penso.
Mas como se fala aqui de muitos assuntos, ainda bem que assim é!!! Eu decidi intervir e deixar a minha opinião.
Antes de mais, quero ressalvar uma coisa: cabe ao Sr. Presidente da Câmara (PC) responder ao porquê de não receber o Presidente da Assembleia Municipal (AM), só ao PC e a mais ninguém. A intervenção do Vice-Presidente na última AM foi, como ele próprio deixou bem vincado aquando o início da mesma, uma opinião pessoal. Que como qualquer opinião, de qualquer cidadão deste país, é própria e não deve estar sujeita a censura e a um "protocolo de opinião".
Falando de algo mais mensurável, eu acho (porque isto que estou a escrever é a minha opinião) que as pessoas deste concelho, na sua maioria (nunca se pode agradar a todos), são da opinião que o trabalho desenvolvido por este executivo até ao momento é meritório e deve ser alvo de elogios por parte da população. Senão vejamos: a situação financeira, como todos sabemos, é preocupante, mas apesar dessa situação preocupante procedeu-se a pagamentos a instituições que tinham sido prometidos à dois anos atrás. Realizou-se intervenções em escolas que tinham, por exemplo, WC fechadas por falta da simples troca de um "record". A colaboração com as juntas intensificou-se e melhorou, esta posição aliás foi elogiada publicamente por presidentes de Juntas de Freguesia que pertencem ao PSD. Procedeu-se a alterações a projectos do anterior executivo, que eram más opções para o concelho (neste ponto, é natural que se procede-se a estas situações, pois o actual executivo no seu manifesto eleitoral, que foi colocado a votação, não incluía algumas das obras que estavam na anterior vereação PSD, daí resultar um ajuste natural). Reactivou-se a Orquestra Municipal (que tinha encerrada ninguém sabia bem o motivo, incluindo os músicos que a compunham), iniciou-se um contacto de proximidade com as populações da Ponta da Ilha (Ribeirinha, Piedade e Calheta), levando-as a pensar que afinal fazem parte deste município sem ser só nos actos eleitorais.
Depois de tudo isto que aqui referi, e do que não referi, ainda acham os senhores que a luta (mediática), acerca de quem recebe quem é importante? Haja bom senso...

P.S. – Eu realmente acho que as declarações do Presidente da Junta de Freguesia da Piedade (reforçadas pelo Prof. Carlos Freitas) são, como referi na altura, medíocres, cobardes e de baixo nível. Pois não acredito (sei) que aquilo que se insinua aconteceu, pois a candidatura à Junta de Freguesia da Piedade, tratou-se desde o inicio de uma candidatura séria, dirigida por pessoas competentes que queriam (e querem) o melhor para a sua Freguesia. Já agora um reparo, ninguém elegeu o Presidente da Junta da Freguesia da Lajes do Pico (pessoa pela qual nutro um grande respeito) pela sua capacidade de dar palestras, mas sim pela sua capacidade de trabalho e de dedicação ao povo da sua freguesia. Estes requisitos estão à vista de todos e estão a ser integralmente cumpridos.

Eugénio Freitas