quarta-feira, 17 de março de 2010

A EDA corta, corta e a gente sofre, sofre....


São cortes e mais cortes: em casa, na rua... a EDA, sempre que há um pouco de tempo adverso, corta a luz, ou melhor, a luz vai abaixo.
Durante o dia, à noite, a qualquer hora, sem aviso prévio, o fornecimento de energia eléctrica nas Lajes é um serviço de má qualidade.
E pagamos o mesmo que os clientes de outras ilhas onde os cortes de luz, que também os há, ocorrem durante a noite, a horas de pouco uso.
O pior é que quando a energia volta, os aparelhos são expostos a cargas superiores e por vezes não resistem. Os clientes ficam penalizados e, normalmente, a EDA descarta-se desresponsabilizando-se de qualquer prejuízo.
Nesses casos, É PRECISO RECLAMAR! PEDIR O LIVRO DE RECLAMAÇÕES E RECLAMAR!

E já agora pergunta-se: onde para o projecto da hidroeléctrica do Paúl que, no tempo de outro patrão, estava concluído e tinha viabilidade económica?
Afinal a protecção do ambiente não passa por aqui. Passa por consumir mais combustíveis fósseis e não passa pela hídrica, já que na eólica já se concluíu que há que ampliar a potência dos geradores instalados. Pudera. Toda a gente via que se deveria ter instalado mais geradores. Só a EDA é que não viu. Chegou tarde, mas parece que vai chegar...

P.S._ Este post foi transcrito pela secção BLOGGING no jornal Diário dos Açores, edição de 18-03-10

4 comentários:

Anónimo disse...

De que serve reclamar no livrinho vermelho?
Experimentem... Só receberão de parte da EDA uma justificatória que nem sempre é possivel manter o abastecimento de luz! E mesmo que tenham razão a verdade é que não se chega a lugar nenhum!
Sinceramente, esse livrito é uma grande fantochada...

Anónimo disse...

Ai esse livro de reclamacoes......Em todos os estabelecimentos ha o anuncio que existe este misterioso objecto, so que eu nunca o vi, Esperava que ele estivesse por ali de perto, por exemplo abaixo do anuncio, que talvez era o lugar apropriado. Abordei o assunto uma vez e tive uma resposta muito vaga, com algum negativismo.Portanto nao serve de nada ter o livro de reclamacoes.

Anónimo disse...

Meu caro amigo, a EDA não aumentou, à mais tempo, o Parque Eólico existente porque o consumo na altura era muito menor do que é hoje e este tipo de energia é muito instável como todos sabemos. Aqui nesta terra temos de facto muito, vento mas de má qualidade e qualidade aqui é vento mais ou menos constante e não de rajadas como o que nós temos.
Se injectarmos muita energia eólica na rede, com a instabilidade que ele a provoca (sobretudo nos dias de muito vento) iríamos notar em nossas casas algumas flutuações de energia, dai a razão de a EDA ser cuidadosa em adquirir geradores eólicos porque instala-los e depois ficarem parados, isso é de loucos.
Quanto à Lagoa do Paul, o que eu lhe poço dizer, é que nasceu em má hora a ideia de aproveitar aquela água e pelos vistos não é ainda desta que será aproveitada para produzir electricidade, pois a actual administração da EDA diz que este projecto é viável mas a muito longo prazo e que com esse dinheiro investe-se por exemplo na Geotermia em S. Miguel e terá o retorno desse dinheiro em muito menos tempo, em fim são ideias diferentes da anterior administração com Monteiro da Silva esse estava muito empenhado e quis fazer uma sociedade com a Câmara Municipal das Lajes, (na altura Cláudio Lopes é que era o presidente) em que a Eda montava a central e produzia electricidade e a Câmara aproveitava a água para distribuir na rede pública, mas a Câmara levou muito tempo a responder e no entretanto Monteiro da Silva saiu da administração da EDA e o projecto ficou como estava, na gaveta à espera de melhores dias.

Anónimo disse...

A electricidade aumentou. Os empregados não tem aumentos.
Sabem porque? Palavras da administração: " O lucro dos milhões obtidos em 2009, não atingiram o que esta previsto.
Dá para acreditar?
E dizem que o País está em crise.
Afinal,o Zé, tem razão.
Os pobres que paguem a crise que os "senhores" andam a criar.