domingo, 11 de julho de 2010

Os canaviais infestam as ladeiras da Vila


Os canaviais estão a irromper pelas ladeiras da Vila. Acima e abaixo da estrada, os canaviais são uma praga a que os responsáveis pela natureza e os próprios donos dos prédios parecem indiferentes.

Há uns anos, os serviços das obras públicas, procederam a um excelentíssimo corte de tão reprodutoras plantas. Resultado: a estrada regional sobre as Lajes- toda ela - passou a ser um miradouro. Agora, os canaviais infestam prédios particulares - outrora serrados de milho - junto às casas ou nas ladeiras, e ninguém faz nada!

Antigamente, a Câmara ordenava a limpeza das testadas, das canadas. Então, os prédios e serrados eram terrenos férteis e abundantes de produtos que sustentavam famílias e gados.

Falta quem, com autoridade!, mande limpar esses canaviais, antes que eles nos entrem pela porta da cozinha dentro e nos tapem as paisagens de que tanto gostamos.

É preciso que se faça uma campanha? Que venha ela! Rápido e depressa, pois de infestantes já temos incensos de sobra e outras mais que só revelam a falta de braços, de engenho e provocam o abandono dos campos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Outrora eram serrados de milho que davam muitos moios e sustentavam muita gente, como, provavelmente, o dono deste blog.
Mas os tempos mudaram. Agora toda a gente quer ser doutor mesmo sem estudar. Como há dinheiro, para todos, porque quem não trabalha tem subsidios, é mais facil ir ao Hiper comprar batatas, couves, cebolas e até salsa, e deixar as terras ao abandono.Esta é que é a realidade nua e crua.E não vale tapar o sol com a peneira.
Não há trabalho, dizem, mas convida-se um individuo, sem trabalho para ir ajudar a cavar e semear um quintal e logo nos dizem
que " esta semana não é possível"
E é por estas e por outras que as ladeiras da vila que outrora produziam, hoje estão infestadas de ervas daninhas e ao abandono.
Oxalá me engane mas não virá longe o tempo de as vermos, novamente, a produzir.É que a "crime" já não anda muito longe.
MF.

Anónimo disse...

Canas a mais? Cuidado com o deslizamento de terras. São elas que consolidam, e as terras de antigos milheirais sempre lá ficam, no mesmo lugar.

Anónimo disse...

seria possivel tb apelar para q haja uma limpeza na poça de pano??? é q há dias foi pedido para varrer a zona e disseram será logo no dia a seguir!!! mas esse dia ainda não chegou!!! com tanta gente no rendimento minimo será q não existe ninguem para varrer uma zona balnear???
espero por um post a falar daquela zona cada vez mais vizitada e cada vez mais esquecida pelos autarcas!!!

Manuel Ferreira disse...

Esta de ser doutor mesmo sem estudar... onde é que eu já ouvi isto?! Ah! Ah! Mas voltando ao que interessa, as hortas continuam lá muito embora custe ver as ladeiras da vila, assim, ao abandono (Salvo rarissimas excepções). Tem carradas de razão quem vaticina que um dia ainda alguém vai sentir necessidade ou "obrigação" de meter mãos à obra. Se quizerem comer sem roubar, está claro!

Anónimo disse...

Manuel Ferreira, tu sabes muito bem
como tudo isto é.
Cá fico à espera do teu regresso e boas ferias.
Um abraço.MF.

Anónimo disse...

A culpa não é de quem não tem hábitos de trabalho e não procura trabalho.
Porque haveria alguém que não gosta de trabalhar procurar sustento para si e família, caso a tenha?
Os políticos da direita à esquerda, é que são os responsáveis por estes sugadores de impostos, porque foi alguém que estava e ou queria agarrar-se à cadeira – e como já ouvir dizer (os políticos são todos iguais, os que estão não querem sair, os que não estão querem entrar) – Se há uma lei que sustenta quem não trabalha, mesmo que possa, se há uma lei que paga para os filhos irem para a escola, se há uma lei que paga refeições aos filhos na escola, porque se assim não for eles não têm uma refeição condigna, porque os pais esbanjam tudo nos cafés, nas festas, nos telemóveis, na comida encomendada, nos táxis, etc, etc.
Se não há ninguém que diga “basta”, vamos ajudar-te porque não tens meios de te sustentar, mas em contrapartida vais dentro das tuas possibilidades prestar um serviço comunitário e tu que podes trabalhar vais faze-lo e pagamos-te com base no trabalho prestado, isto nunca mais acaba.

Manuel Ferreira disse...

Meu caro MF, quem dera que eu soubesse como tudo isso é. Sei muito pouco, para não dizer nada!
O meu regresso não estará para breve. Infelizmente! Cortaram-nos as "vasas". Se calhar alguns desses que se dizem doutores, mesmo sem estudar...

Anónimo disse...

Para acrescentar ao que aqui foi dito em relação aos detentores do rendimento minimo que agora tem uma nova denominação toda pomposa, que os Serviços com competências também oferecem os electrodomésticos, as mobilias, os vales e contratos com os comerciantes, para que os ditos sugadores de impostos façam compras para o mês.
Com estas mordomias todas, só trabalha quem não tem juízo.
É ouvi-los dizer, ganho mais se não trabalhar.

Rui Pedro Ávila disse...

As LADEIRAS DA VILA, há muito que estão abandonadas e isso nada tem a ver com "os serrados de milho que davam muitos moios e sustentavam muita gente". Por herança paterna, sou herdeiro de duas "courelas" abaixo da Estrada Regional - as que consegui manter resistindo à pressão duma dita "Albergaria" no centro da Vila - e de uma outra com mais um lote de lenhas na Ladeira de meu avô, acima da Estrada Regional. Trabalhá-las, gostaria muito, mas se nem a Santa Casa a quem as ofereci para exploração agricola - as que ficam abaixo da Estrada Regional - estava interessada porque logo o trabalho necessário para arrancar faias (QUE ME DISPUS A OFERECER) lhes convinha, e quem sou eu para tal avaliar; por tudo isso só digo: é mais fácil vender património herdado do que trabalhá-lo e comigo isso irá acontecer concerteza, mas com os meus herdeiros, porque trabalhar e esperar que produzam milho as saudosas "ladeiras da vila" é hoje, quase, completamernte absurdo... talvez com arvores - tipo Criptomérias... talvez... como tentou aqui há anos o amigo Mário Domingos...

Anónimo disse...

É muito simples. Há muitos que querem ser doutores, ou melhor que lhes chamemos de doutores sem terem estudado, e há outros que não estudaram e que não deixam de ser autênticos doutores.Para bom entendedor meia palavra basta.
O meu amigo Manuel Ferreira, entende,ou quer que eu lhe explique!?
A Festa de Lurdes é na ultima semana de Agosto...