domingo, 8 de junho de 2008

Muralha de defesa e Porto de recreio: melhoramentos de grande valia

A Muralha de Defesa das Lajes do Pico, obra oçada em cerca de 10 milhões de euros, cujo molhe de protecção tem cerca de 400 metros, vai ser hoje inaugurado pelo Governo.

Em simultâneo vai ser também inaugurado o núcleo de recreio náutico das Lajes, obra estimada em 3 milhões de euros.



Teria sido interessante que se tivesse preparado uma exposição fotográfica sobre as causas que levaram os lajenses a reclamar, durante tantos anos, a defesa da Vila, acompanhada do historial de construção - os avanços e recúos desde a muralha que saíu da Mouraria, às balizas de hóquei e à ampliação da muralha do campo de futebol, bem como todos os prejuízos materiais causados - para que a população mais jovem e outros se apercebessem dos calafrios e tormentos que passavam os habitantes desta avoenga Vila.

Oxalá que o Museu dos Baleeiros tome essa iniciativa, pois ainda estamos a tempo e há fotografias disponíveis para tal.

Só esperamos que o fundo da nova baía seja mais desaçoriado e que a ligação da Muralha ao Muro do Caneiro esteja para breve.


Por outro lado, a Orla costeira do Calhau grosso, e a entrada da Maré, necessitam de uma intervenção cuidada.
Os cientistas dizem que o nível das águas está a subir, razão mais que suficiente para se pensar e actuar DESDE JÁ, nessas intervenções. (a foto anexa tirada em 2006, quando a muralha ainda não estava concluída)

5 comentários:

Anónimo disse...

Lá estamos nós outra vez. A muralha de defesa!
Sejam correctos. Uma parte da muralha de defesa. O resto não passou de promessas.
A Vila continua desprotegida enquanto não concluirem o projecto do Laboratório Civil.
É que tanta propaganda politica já não gruda.
É que, os que estão longe ficam convencidos que os calafrios que passaram nos Invernos, estão resolvidos. Pura demagogia.
Vamos esperar para ver,

Anónimo disse...

"Só esperamos que o fundo da nova baía seja mais desaçoriano"
Mais ainda?
Com esse betão, Lajes parece mesmo mais amaricana.

Anónimo disse...

desculpem esse trabalho que fizeram e uma vergonha quando chegar ao inverno o mar nao pede perdao aos senhoresque fizeram este trabalho para nao e bonito tal triteza antes tivessem consertado obras com mais precisaom

Anónimo disse...

Já deu para ver em 2006 que a muralha de defesa é eficaz e comporta-se bem face à maresia de oeste e sudoeste.
É claro que o mar pode muito e tem muita força, mas para já há a garantia de estarmos mais seguros nesta zona da Vila. Quanto à outra, há que protegê-la melhor. Todos o sabemos, mas enquanto houver Castelete, estamos bem.

Anónimo disse...

Será que Cláudio Lopes recupera o pio e comenta a situação "Chefe", depois da carta aberta do deputado municipal Hernâni Bettencourt??? Hum... aqui, o verdades, pensa que Cláudio Lopes está mal com Sara Santos...