domingo, 16 de novembro de 2008

A escolha dos melhores para o poder local


As eleições regionais evidenciaram que a estrutura do PS das Lajes do Pico, a maior da Ilha, não teve a correspondente representatividade nas listas de deputados.

O que sucedeu, parece claro: as cúpulas partidárias regionais escolheram os candidatos e não deram cavaco aos dirigentes socialistas lajenses.

Esta situação deixou marcas e melindres (quem não se sente, não é filho de boa gente...)que poderão reflectir-se na escolha dos candidatos do PS à Câmara e Assembleias Municipal e de Freguesia do concelho.

Há, porém, militantes socialistas da secção das Lajes que alinham em estratégias ditadas pelas suas conveniências e que só prejudicam o concelho que, mais uma vez, provou o seu alinhamento pelo PS.

Enquanto assim fôr e não forem os militantes a decidirem quem deve apresentar-se ao eleitorado, a democracia não irá bem.

Já agora, sugiro ao PS das Lajes, aos restantes partidos e aos cidadãos, um amplo aberto e descomplexado debate para se encontrar quem melhor servirá para gerir os interesses das populações e preparar o presente e 0 futuro do concelho.

As últimas eleições provaram que os partidos têm de preparar, a médio prazo, uma estratégia de vitória que passa pela aproximação ao eleitorado para auscultar as suas aspirações.

É tempo de pensar nisto a sério para que o povo não se sinta defraudado por uma partidocracia que desdiz os verdadeiros princípios e liberdades democráticos.

17 comentários:

Anónimo disse...

quem fala assim nao e gago mas a ganancia de ganhar eleiçoes e tao grande que nao se preocupam em ver quem tem capacidade para o cargo.
Espero é que o povo ja tenha os olhos bem abertos e saiba avaliar bem quem tem capacidade de gestão e nao do partido A ou B.

Anónimo disse...

Eu sugiro o rapaz do Florentino mais o rapaz do José Luís

Anónimo disse...

Enquanto nesta terra mandarem os velhos dos restelo (embora já retirados da vida politica activa ainda é que manobram para os seus interesses), para esta Ilha, e principalmente este concelho não se prespectiva muito mais. As cabeças com capacidade estão cá, e com trabalho feito, mas como já dito aos do restelo não interessa, assim é que está bem, grande banhada levaram quando sujeitos ao voto, mas parece que já se esquecerem, nós não.

Anónimo disse...

para concordar com o seu post basta ver as listas do PS para a assembleia regional que neste concelho foram compostas por 3 (três) independentes. Prefiro chamar-lhes de pendentes que defino como os que se escancham em cima da parede, ou seja quando aquela estiver para cair saltam para o lado que mais lhe convem. Falta voz a este concelho, é olhar para as obras em curso na entrada poente da Vila, será que algum Lajense em seu perfeito juízo concorda com o que alí se faz. Alterar para pior não obrigado.

Anónimo disse...

Isto é demasiado sério para se brincar. Partidocracia sim, mas com os capazes, mas ... onde é que eles estão? Infelizmente saíram todos do concelho. Aqueles dois acima mencionados tem um passado hereditário que em nada abona a sua capacidade governativa. Porque de vira-casacas estamos fartos... Não sei se me fiz entender. A política é uma ciência e nas Lajes há muito poucos doutorados, leia-se capazes para desempenahar o cargo de Presidente da Câmara a contento. Um conselho é como uma casa. Levamos as visitas para a sala, nunca para a cozinha e muito menos para a casa de banho. A vila hoje mais parece um quarto de sótão. Quem terá capacidade para mudar este estado de coisas?

Anónimo disse...

O PS no concelho das Lajes tem pessoas muito válidas para as listas das autarquicas, a comecar pelos membros da Assembleia Municipal: Noelia Machado, Jose Pompeu, Hernani Bettencourt, Roberto Silva, Paulino Costa, entre outros, o mais dificil talvez será escolher, pois já demonstraram ter capacidades para tal, basta estar atento às suas intervenções em defesa deste concelho na Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Vira casacas ha-os dos dois lados.
Ou sera que estou errada e quem la tem estado (na camara municipal)nao vem do outro lado do espectro politico. O problema e ver o agreiro no olho do outro e andar com o "elefante" ao colo!
Tenham vergonha, "tagarelem" menos e trabalhem mais!

Anónimo disse...

A menina Márcia desde que deu à sola para o canadá, gosta muito de participar nestes debates e faz muito bem. Pena é que não o tenha feito mais activamente quando por cá andou. Mas não entendo o que quer dizer quando diz que há vira casacas dos dois lados que eu saiba a Sara nunca foi filiada ou participou em listas socialistas, o Sérgio sempre andou pela JSD e PSD e a Vanda também não me consta que tenha participado em listas do PS ou tenha sido militante. Deve estrar a ver mal!!!!

Anónimo disse...

Noelia Machado, José Pompeu, Hernani Bettencourt, Roberto Silva, Paulino Costa, já deram provas? Onde? Ah...,na Assembleia Municipal, mas isso de que valeu? São vozes que clamam no deserto. Apenas dois deles não os reconheço como vira-casacas, mas esses ditos cujos tem outras coisas a fazer e até o Paulino Costa já foi capeado quando a sua figura apareceu a liderar umas eleições passadas. Não se lembram? Ele entrava para os comícios mudo e saía calado. A esposa sim. Essa é uma mulher de armas e talvez fosse capaz de dar um safanão no concelho. Mas há mais...Desta vez eu apostaria nas damas e deixaria os cavalheiros para segundo plano. Mas nunca apostaria na Noélia Machado, essa é demasiado cínica para ocupar um cargo de responsabilidade política.

Anónimo disse...

Porque considero o assunto deveras interessante, com a condescendência do titular do blogue e com a devida vénia, passo a trancrever alguns trechos de um artigo de opinião, escrito pelo Juíz desembargador Rui Rangel e publicado no jornal diário "Correio da Manhã".
Tem o título de O BLOGUEIRO ANONIMO.
"Neste mundo global, ninguém questiona as virtualidades e as vantagens dos blogues, enquanto ferramenta multifuncional que promove uma nova forma de comunicação, uma forma de expressão completamente livre. De facto, quando o blogue é usado correctamente constitui um importante instrumento de debate público, de debate pertinente e sério, prestando um bom serviço ao exercício da Democracia.
... Bem sei que o anonimato foi uma conquista para fugir à opinião massiva, para poder discordar sem ser identificado, evitando ser colocado à margem do grupo...
... Esta característica específica dos blogues, assente no anonimato, tem servido para proteger gente cobarde e mesquinha, que se refugia nesta forma de comunicar para vinganças pessoais, para ofender a honra e o bom nome das pessoas que dão a cara e que não têm medo de pôr a assinatura em tudo o que fazem. Esta gente rasteira que escreve sem se identificar só tem arte para discutir pessoas e não ideias e princípios...
As ofensas anónimas estão nos antípodas da crítica construtiva, proporcional e adequada.
... Quem se esconde na caverna do silêncio e da penumbra, para ter o seu momento de glória quando escreve sem se identificar, demonstra fraca personalidade e não tem o mínimo de respeito e de amor pelos direitos de personalidade."

Anónimo disse...

Parece que o chefe deixou de receber ao mesmo tempo dois ordenados,dois subsidios de natal,dois subsidios de férias..Se fosse pelo PSD continuava esta vergonha. Deviamos todos estar gratos com a bancada do PS
por ter denunciado o caso com seriedade. Na politica como em qualquer profissão o que é necessário é competencia. Não vamos a lado nenhum com sorrisos e conversa...disso estamos fartos e a vila, como alguem disse e bem parecida como um sotão.

Anónimo disse...

Sr. Artur, assinar os comentários é muito bonito mas só quando os seus autores dão opinião de forma honesta e verdadeira e não aquilo que os outros querem ouvir. Não me considero cobarde ou mesquinho por assinar como anónimo, pois o que escrevo é a minha opinião, nunca o faço para atacar ou denegrir terceiros, oxalá todos o fizessem assim, mas como vivemos numa sociedade podre de conceitos por outros não falo.
Reparou concerteza no que aconteceu quando mrodrigues exprimiu a sua opinião, algúem entrou pela via pessoal, algúem do sistema concerteza pois defesa aos mesmos não faltou. É a isto que chamam democracia.

Anónimo disse...

Como resposta a "boca santa", em primeiro lugar, quero dizer que não dei à sola, imigrei com o futuro da minha familia como principal preocupação (e não devo explicações a ninguém muito menos a anónimos). Em segundo lugar, antes de sair do Pico já participava nos blogs, e sempre me identifiquei. E por ultimo, participei activamente na sociedade lajense , sempre dentro das minhas possibilidades.
Principalmente orgulho-me sempre, de não ter medo da minha sombra e de dar a minha opinião identificando-me( o mesmo não pode dizer aquele que comentou o meu comentário).

Anónimo disse...

oNDE É QUE FOI FEITO AATAQUE PESSOAL A MRODRIGUES??? qUEM GARANTE QUE MRODRIGUES É MRODRIGUES QUE ESTAMOS A PENSAR???? O MESMO PARA aRTUR xAVIER?

Anónimo disse...

Meus senhores isto é tudo muito bonito mas se repararmos bem todos querem é um "Emprego" porque trabalho já são poucos os que o procuram. Alguns vão para cargos politicos é para se governar, arranjar uns lugarinhos para a familia, e temos a prova desta presidente que até casou em plena campanha eleitoral para nomear o marido para chefe de gabinete,que de chefe não tem nada porque quem quer saber dele é sempre na Sibil, a sobrinha já acabou o curso á uns aninhos mas só agora arranjou estágio na AMIP e depois do estágio passa a definitivo etc e tal.
Ela da outra vez ganhou por uns míseros votos mas teve o Sr. Leonildo eo Eng. Cláudio por derás mas agora com as atitudes que tem tomado quer dentro quer fora da Câmara não sei se vai ter muito quem faça campanha por ela.
Não quero com isto dizer que sejam todos como ela eu sei que na politica há pessoas bastante crediveís.

Anónimo disse...

Quero dar parabens mais uma vez ao Dr.Hernani Bettencourt, pelo brilhante artigo publicado no jornal O Dever desta semana. Quem diria que Felgueiras está aqui tão perto de nós.

Paulo Pereira disse...

“Noelia Machado, José Pompeu, Hernani Bettencourt, Roberto Silva, Paulino Costa, já deram provas? Onde? Ah...,na Assembleia Municipal, mas isso de que valeu? São vozes que clamam no deserto.”

Está aberta a pré-campanha para as autárquicas.
E o concelho conta com os seus munícipes, senão com quem irá contar? Não acredito em dons sebastiões.
Os candidatos naturais são os representantes da assembleia municipal e qualquer um poderá ser um bom presidente da CMLP. Basta acreditar, ter ambição, mostrar trabalho realizado e, sobretudo, apresentar ideias para o concelho.
Seria útil aos candidatos formarem equipas para diagnosticar os problemas do concelho, a fim de encontrar soluções.
Os valores individuais existem, não sejamos mesquinhos, admiro-me até de uma destas pessoas mencionadas já não fazer parte da assembleia regional, devido à sua perspicácia, inteligência e perseverança – é preciso que alguém bata o pé na defesa dos picoenses. Afinal, só falam de cotas de género, por falar...
Do lado do psd penso que as coisas estarão mais adiantadas, estarei certo?
Venha um debate pela positiva.