sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ouvir para decidir!

O final do ano é o tempo aprazado para fazer balanço e projectar e planificar o próximo ano.
Como se faz um plano anual? Quem nele participa? Que objectivos e projectos deve contemplar?
Há anos uma experiência municipal foi desencadeada no sul do Brasil com o chamado Orçamento participativo. Os autarcas ouviam as populações e eram elas que decidiam, face aos orçamentos disponíveis, a realização dos empreendimentos.
António Costa, na Câmara de Lisboa, está a desenvolver iniciativa semelhante. Entre nós, o novo Presidente da Câmara de S.Roque, desenvolveu idêntico procedimento: Ouvir o que pensam e pretendem os cidadãos das instituições municipais.
Esta é uma forma de educar para a cidadania e para a participação.
Os autarcas não são donos do poder municipal. São gestores, a prazo, de espectativas e da concretização de direitos que os munícipes julgam importantes para a sua realização pessoal e colectiva, para a sua qualidade de vida.
Seria da máxima importância que todos os eleitos do poder local, regional e nacional, soubessem escutar e responder às legítimas aspirações dos povos.

5 comentários:

Anónimo disse...

No nosso concelho isso nunca vai acontecer pelo menos por enquanto esta Presidente estiver ali, primeiro que ela de presidente só tem nome pk quem manda e desmanda é o marido, até vai para os restaurantes descutir com ela assuntos internos com uma voz k toda a gente ouve,será k ele é k devia mandar na empresa municipal? Mas é ele k põe e dispõe,para k serve um gestor!!!! com a minha pouca cultura penso k um chefe de gabinete devia estar era junto da presidente para receber as pessoas ou mesmos lhe dar apoio k pelos visto bem precisa.
Agora nem bom dia se dá ás pessoas mas daquei a uns mese kd for para fazer campanha vai ser um tal de andar de casa em casa a fazer promessas e dar beijinhos nessa altura não fazem acepção de pessoas só depois de estar no poleiro, oxlá isto vá para melhor estou a umas boas milhas de distância mas o k se ouve dum lugarinho tão pequeno até doi a alma só de lembrar k nasci ai e ainda kd há desponobilidade financeira vou passar umas duas semanas, para ouvir estas desgraças todas. Até já se diz k o Vereador e Vice-Presidente é posto de parte da grande maioria das coisas se tudo isto é verdade O QUE SE FAZ POR UM TACHO PAR SI E PARA O MARIDO.Será k o Pico só tem um concelho kd sai dai á 35 anos haviam 3, é porque não se ouve falar tanto dos outros, talvez estou desatento,
BEM HAJAM e agazalhem-se!!!!!!!!

Anónimo disse...

O novo presidente da Câmara de S. Roque, apesar dos largos anos que lá está ou acompanha a edilidade, ainda não se apercebeu dos problemas das freguesias que o seu partido dominou até há bem pouco tempo? A dez meses de eleições? Só eu é que estou a ver que aqui há oportunismo puro? Ou dito de outra forma: gato escondido com rabo de fora...

Anónimo disse...

´

É curioso para quem está tão longe e saber tanto.
Até conhece as pessoas. Desta forma não se vai a lado nenhum.Admiram-se das sugestões do texto? Não se esqueçam que o mau exemplo vem é de cima.
Têm ouvido as discussões sobre o Orçamento do Governo Central?
Querem melhor exemplo?

Anónimo disse...

este senhor, senhora que escreveu este primeiro comentario, tem a minha admiracao. O pior e que quem diz a verdade e logo criticado por alguem que tambem espera de lhe cair algumas migas . Este quem sabe se algum dia vou precisar atitude, e calam-se .Bem haja quem diz as coisas todas como elas sao.

Anónimo disse...

os de lonje preocupao-se mais,pois
e,eu tambem estou bastante longe
mas as lajes e o pico la vive-se
bem,vivem ha maneira deles ajente
fala assim por-que sairmos de la
na altura errada,alguem se lembra
a anos pessoas que forao para a
america ganharao o seu dinheiro,
voltarao para tras cmprarao predios
matarao-se a trabalhar neles,nao
presiza muito para viver,e preciso
a saber viver,hoje fico-me por aque