terça-feira, 14 de abril de 2009

P'la nossa saúde

Inserimos ao lado um inquérito para saber o que pensam os nossos leitores sobre os serviços de saúde das Lajes e do Pico.
Em meios pequenos, a exiguidade de recursos humanos e técnicos condiciona os cuidados de serviço prestados à população em sector de vital importância. A saúde e a prestação de cuidados médicos afectam as pequenas comunidades: contribuem para a fixação das pessoas, nomeadamente dos casais jovens, ou afastam-nas para centros populacionais mais bem dotados.
A saúde constitui um bem inestimável a que todos têm, por igual, direito. Os residentes no Pico e no Corvo, na Graciosa e na Terceira, em São Jorge ou em Ponta Delgada. Se estes acedem, directamente, ao Hospital mais bem dotado da Região, com os mais recentes meios de diagnóstico quando se sentem aflitos, e são atendidos por profissionais das respectivas especialidades, por que se dá tratamento diferente os doentes das Lajes e do Pico que, só em última instância e a muito caro custo, são transferidos para hospitais centrais? Porquê esta diferenciação?
Estou convencido de que a qualidade dos cuidados de saúde no Pico, está a afectar a diminuição da população.
Mas os leitores, ao lado, têm possibilidade de avaliar o problema manifestando a sua opinião.
Sabemos que é difícil para quem precisa de cuidados médicos, a qualquer momento e em circunstâncias imprevisíveis, criticar o sistema de saúde e os poucos profissionais que nos servem. Ninguém se quer incompatibilizar com um médico de que pode precisar dali a um instante...
Este constrangimento não têm os cidadãos residentes em meios onde a oferta é grande.
Por tudo isto, o Governo deve implementar melhores remédios para que a saúde no Pico seja um direito de todos e não apenas de alguns. Para que todos se sintam cidadãos iguais em direitos e em deveres!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ai tanto que haveria para dizer sobre cuidados médicos!...
Não condeno os médicos por não saberem mais, condeno-os sim por não mandarem os doentes atempadamente para hospitais com melhores recursos médicos e de diagnóstico. Por isso é que há 3 hospitais distritais e mesmo assim quando eles não têm resposta, enviam os pacientes para o continente.
Mas no Pico, não é assim. Aguenta-se os doentes até às últimas. Se eles têm posses vão por sua conta consultar especialista na Terceira ou São Miguel (sim porque no Faial a resposta é muito deficiente!) se não têm posses. sujeitam-se a morrer nos centros de saúde, em cima do cais ou mesmo na lancha.
Mas que triste sorte a nossa! e não há quem veja isto?!!!!

Anónimo disse...

Parabens anonimo.....
Um comentario directo ao assunto, com todos os pontos nos is.

Anónimo disse...

munto bem,quem esta lonje e vai ai
por quatro ou cinco meses como eu a
que ve avontade das pessoas a uma
tristesa nesses sentros de saude as
propias pessoas nao querem nada ,
enquanto nao lhe bate a porta esta
sempre tudo bem.mas a como o carlos
sesare falou para os empressarios
tens caminho aberto ,trabalhem, por-que os pobres esses nao o podem fazer,ja trabalhao de mais
,por ezemplo na piedade eu conheco
pessoas que so cmprao terrenos para
outras pessoas nao os comprarem para nao haver mais bisanas, eentao
no centro do corral da pedra tem um
terreno cheio de silvado,pelo amor de deus,os senhores responssaveis
junta de fraguesia,cambra depotados
,etc,haja saude.