sábado, 19 de dezembro de 2009

Dívidas, quem as não tem?

Foi ontem anunciado por Roberto Silva que, após auditoria, a dívida da Câmara das Lajes do Pico ronda os 6 milhões de euros e que ia endossar o problema ao Tribunal de Contas. Atitude correcta! Mas nada que não aconteça com outras gestões municipais e até regionais e nacionais.
Aos eleitores, porém, que escolheram maioritariamente a lista vencedora, o que importa é saber se vão ou não ser cumpridos os projectos do manifesto eleitoral, pois, os candidatos deveriam ter uma noção aproximada - e isso era possível pois o PS tinha vereadores na oposição - da gestão camarária.
Agora, mais do que acusar os anteriores autarcas de gastos excessivos, importa que se encontre formas de ultrapassar a situação.
O eleitorado deve ter uma informação sobre a situação financeira da Câmara e os deputados municipais devem pronunciar-se sobre os projectos que podem ser executados. Caso não haja verbas, deve envolver-se o Governo Regional em apoios suplementares, para que o concelho não pare e fique ainda mais para trás.
Aos novos gestores compete-lhes - para isso foram eleitos - encontrar alternativas de gestão que não comprometam o futuro das Lajes nem do Município.
Outros casos semelhantes comprovam que o mundo não acaba por não haver dinheiro para todos os projectos.
Tem de haver imaginação para, em conjunto com os munícipes, envolver todos num projecto comum, onde o dinheiro não é tudo. Essa atitude passa também pelo envolvimento da iniciativa privada em novos investimentos, na formação profissional em tempo de crise, no aproveitamento das iniciativas das instituições sociais e culturais para promoção de eventos onde a boa-vontade supre a falta de verbas.
Em tempo de crise, é que se vê a tenacidade e criatividade das pessoas e dos povos. Isso já provaram os lajenses na caça à baleia, na pesca do atum, até na realização dos impérios e jantares do Espírito Santo, na indústria de lacticínios, na pecuária, etc.
Parar é morrer! Temos de avançar com aquilo que temos, fazendo o que mais necessidade há e deixando para trás o dispensável.
E deixemos para as instituições competentes julgarem procedimentos alegadamente incorrectos.
O que está feito, feito está! Façamos agora a nossa parte da melhor forma que soubermos e não seremos acusados por isso!

16 comentários:

Anónimo disse...

Isto é, vamos pagar todos pelos males que os outros fizeram?
E depois, daqui a quatro anos virão outros destruir o que agora vamos fazer.
O poder local é acusado de ser mau gestor. Tempos aqui uma prova disso.
Quando vai imperar o bom senso?

Anónimo disse...

Uma câmara não é para dar lucro, portanto é normal que exista dívida. Agora o que nao é normal é existir 1,3 milhoes de euros de dívida nao cabimentada. Das duas uma: ou se trata de facturas falsas ou entao lá vai o tribunal de contas (outra vez) imputar responsabilidades a alguem... O que vale é que cada um é que faz a cama onde se deita!

Anónimo disse...

concordo com autor blogue toca arranjar solucoes e nao ficam so falar do passado porque o sr.roberto silva ja sabia que a camara tinha dividas..como todas tem.acho melhor comecar a comprir o que prometeu...

Paulo Pereira disse...

Bom post.

Anónimo disse...

Parabéns, foi um dos post´s mais bem feitos e imparcial, as dividas são normais e o novo presidente não pode, nem deve, usa-las como argumentos. A verdade é q a antiga presidencia deixou dividas mas tb deixou Obra, vamos todos trabalhar juntos para ultrapassar problemas e continuar a fazer obra.

Carlos Silva disse...

Finalmente um bom post,com boa matéria,isento e acertado.
Concordo com o autor do post.

artur xavier disse...

Em entrevista concedida ao "Região de Leiria", Raúl Castro afirma: " Isto é mais dramático do que eu pensava... Há intervenções da Câmara que foram feitas à revelia das regras legais"... (A título de informação, a dívida poderá rondar os 125 milhões de euros)
Raúl Castro já era vereador do Município de Leiria há, pelos menos, oito anos e apesar de saber que a situação financeira era complicada, desconhecia ele que a capacidade de endividamento da autarquia estava esgotada.
Pelos vistos, ser vereador, não foi suficiente...

Bom Senso disse...

Este situação demonstra a responsabilidade dos partidos na escolha dos candidatos, ganhar a qualquer preço, qualquer um serve, quando de deveria premiar a competência, e assim síamos todos a ganhar.
Importa sem dúvida encontrar soluções para a actual crise financeira da autarquia, mas as responsabilidades terão de ser assumidas por quem não cumpre/cumpriu a lei.
Os autarcas têem que ter consciência que a lei existe para ser cumprida, e se assim não fosse e se sentissem impunes onde iriamos parar? Mesmo assim é como vemos por esse país fora não há vergonha.
Quantos aos vereadores da oposição pouco se podia esperar deles, e todo esta situação comprava-o, mas como prémio meritório, foi-lhe "dado" cargo de chefia na Culturpico.
Se o Governo Regional der apoios suplementares, terá concerteza que dá-los a outras Câmaras da região, e é bom não esquecer que a crise económica está para durar.
Quanto aos projectos/promessas deste elenco, serão certamente adiados, situação que perante a actual divida se compreende.

Anónimo disse...

É lamentável que agora se venha para a praça pública afirmar que se desconhecia a dívida do município. Foi necessário recorrer a auditores externos(que por sinal são aqueles que 2 vezes por ano analisam as contas da autarquia e que sempre relataram os números da dívida)para se saber qual a dívida. Então o que andaram a fazer 2 vereadores do PS e os membros da Assembleia Municipal durante 4 anos? Pois é andaram entretidos com coisas sem importância ou de importãncia relativa. Esses senhores, incluindo oactual presidente sempre tiveram acesso a todos os documentos camarários, nem que fosse pela fuga de informação pelas mãos da amiga Palhaça.Por isso tenham vergonha e bom senso e não escondam a incompet~encia atrás do tema das dívidas. Vamos aregaçar as mangas e trabalhar.

Anónimo disse...

Fuga de informação? Mas estamos num regime ditatorial, numa administração em segredo de justiça? Fuga de informação? Por quê e para quê?
A administração pública, toda ela, tem de ser transparente como a boa água.
Todas as decisões de orgãos autárquicos têm de estar à luz do dia para que todos saibamos como se gere os nossos destinos e os dinheiros públicos.
Fuga de informação, NUNCA? Transparência, SIM!

Sim sou eu mesmo disse...

A divida da camara comparada com a da lactopico não representa nada. Alguém pergunta ao Sr autarca, ex presidente de camara, actual deputado, concorrente a tudo o que são eleições pelo PSD quando é que o saneamento vai funcionar?

P.C. disse...

È verdade esta reunião da assembleia foi muito papagueada, o senhor Pimental quer imitar o Dr. Hernani mas coitado nem lhe fica pelos calcanhares e o senhor presidente da Junta da Piedade já aprendeu a falar pois no mandato anterior falava muito pouco ou nada, o senhor Claudio deve-lhe ter dado umas lições.
Eu concordo quando se diz que não se deve estar sempre a falar nas dividas mas quem dizia que tinha uma divida de 2 milhões de euros e agora aparece mais tem que se saber em quê, deve ser em muitas coisas que foram compradas através de papelinhos amarelos pelo senhor veredor Sérgio, e agora não sabem como há dividas não cabimentadas, querem tapar o sol com a peneira.
O Sr. Presidente também devia pensar em colocar uma telefonista com mais qualificação pois a que está lá não tem jeito nenhum nao é só ler livros sobre etiqueta e maneiras de atender ao público, é preciso simpatia, pelo menos a que estava antes era muito simpática e quando atendia ao telefone saudava as pessoas com um tom de voz de boa disposição.

Anónimo disse...

Por falar na reunião da Assembleia Municipal, penso que estes próximos 4 anos serão mornos em termos de debate. Para debater os temas é preciso estudá-los e saber falar, claro. Notou-se muito a falta do Hernani e do Jorge Jorge que eram os únicos que se aproveitavam no último mandato.

Anónimo disse...

P.C.
Anterior telefonista simpatica???!!!! limito-me a rir.So pode querer trazer para aqui lenha para a fogueira!!!!

Marcia disse...

Eu achei interessaante o comentario da sra. vereadora, dizendo que dada a obra feita no seu mandato ate se pode considerar insignificante a actual divida... e esta hein!
Ninguem ouviu ou nao convem comentar?

Anónimo disse...

Isto é de Lamentar!!!
Falam mal deste e daquele... até da telefonista que eu acho muito simpatica, nao a conheço pessoalmente mas nunca me queixei do seu atendimento e falo para la muitas vezes visto a Camara ser um Cliente da minha Empresa Enfim....
Ao menos tenta recolher informação sobre o seu serviço ao ler livros de etiqueta antes isso do que ler revistas Maria que os assuntos sao semelhantes a este Blog só Mexeriquice!!!