sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Provou-se que a situação era ilegal

Um comentador deste blogue já identificou a decisão do Tribunal de Contas sobre a ilegalidade da acumulação de vencimentos do ex chefe de Gabinete da Ex-Presidente da Câmara.
Para que os leitores avaliem o conteúdo desse documento encontram aqui a decisão daquela instância.
Tinham, portanto razão, quantos protestaram contra uma situação que, à luz do senso comum, a todos parecia ilegal como prova o Tribunal.

27 comentários:

Anónimo disse...

Um abraço ao amigo Hernâni Bettencourt, que tudo fez, sozinho, para que este caso não pssasse em branco!

Anónimo disse...

Tinham razão?? Agora já são muitas pessoas, mas convem lembrar que foi apenas uma pessoa que tratou com seriedade e nos locais próprios esta pouca vergonha.Os eleitores do concelho das Lajes,pelo menos, os sérios devem agradecer o trabalho do Dr.Hernani Bettencourt neste caso. Se não fosse ele estava tudo igual.

Bom Senso disse...

Que eu saiba o tribunal nada prova, unicamente e consoante o que lhe é apresentado julga procedente, ou seja: atribui responsabilidades, ou improcedente e arquiva. Claro que quem se expos como o fez o Hernani, chamando a si a denuncia deste caso nas instancias competentes nada mais seria de esperar que não este desfecho. Quem sabe sabe, quer se queira ou não, podem tirar muita coisa a uma pessoa, a inteligência é que não.
A Sota deu o aval à Sara para a nomeação do chefe, e no dia das eleições vejo-a descaradamente à minha frente a passear-se na caravana de vitória do PS, será que é destes que diz que muitos protestaram, haja vergonha. Com pessoas hipócritas e desavergonhadas como esta que futuro podemos esperar para a nossa terra? Pouco, muito pouco.

Anónimo disse...

A notícia já passou fronteiras e está no Expresso on line.
http://aeiou.expresso.pt/acores-tc-ordena-devolucao-de-ordenado-de-chefe-de-gabinete-que-era-tambem-marido-da-autarca=f551490

Anónimo disse...

Parabens aos deputados municipais do PSD,pelo voto de congratulação que uma vez leram na assembleia a favor do senhor chefe de gabinete.O homem tinha razão quando dizia aos amigos que isto era uma terra de paroulos.Conseguiu enganá-los a todos.

Anónimo disse...

é mesmo!!!os "de fora" enganam os que cá estão!!pergunto:e os de cá que enganam o tempo todo e ninguem faz nem diz nada??ainda gozam na nossa cara que votamos neles pensando que lá iam estar a tempo inteiro e só estão a meio tempo e ng diz nada!!tem medo???é tudo uma palhaçada!!

Anónimo disse...

O gajo levou esta pancada mas não vai devolver dinheiro nenhum. Dez mil contos? Brincas? Fica queimado mas não vai devolver nada! Mamou e já fez a digestão. Estamos em Portugal não se esqueçam...

Refira-se ainda que as horas e honorários de advogados gastos em defesa do querido chefe foram pagas pelo herário público; a somar aos 45mil?

Elevada a Santa deveria ser a Palmira: essa sim - mulher determinada que nunca engoliu esta corrupção e que por causa disto saiu tão prejudicada (deixou a chefia) e, mesmo de longe, teve que aturar esta tropa toda.

Relativamente à Sara: é melhor ir à missa e gritar: "Senhor - tende piedade de nós".

Hernani: eles que se ponham em guarda!
Tão maus e trapaçeiros como os anteriores será difícil mas age como o Alegre: não sejas refem do PS!

Manuel da Purga

Anónimo disse...

oh gente, então uma pessoa não pode trabalhar num local a tempo parcial e noutro a tempo inteiro?
não é isso que o actual presidente de câmara está a fazer?!

Anónimo disse...

Quer me parecer que se o Hernâni fossem refém do PS tinha aceitado ir nas listas, nos moldes que lhe propuseram... Mas um Homem não se deve vender!
É bom ver que há jovens com garra, as Lajes ainda há-de contar contigo, amigo.
Atrás de tempo tempo vem.
Quem não via a forma como Sara e Chefe enchiam o peito e olha agora onde estão...

p.s. o cargo de chefe de gabinete devia ter merecido um período de nojo. Não havia necessidade de pôr lá quem se pôs, a rapariga não acrescenta muito...

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=424658

Anónimo disse...

PARABENS HERNANI!!! A responsabilidade é toda tua, há espera dos sábios a sra. Sara continuava na boa vida com o seu marido.

Anónimo disse...

Julgo que está na altura de deixarmos de falar na Sara e no chefe de gabinete. Penso que existe outros assuntos mais importantes para discutir do que estar a tocar na mesma coisa. Se for determido para regularizarem seja o que for,concerteza que o farão.

Medina

Anónimo disse...

Muita coisa se tem dito acerca deste relatório do Tribunal de Contas. A sua decisão em nada diz que foi elegal a nomeação do chefe de gabinete, apenas considera haver responsabilidade financeira pelo pagamento (entendimento do TC) indevido de vencimentos. Portanto, não ficou provada, em nenhuma auditoria feita pelas diversas entidades, que a nomeação era ilegal. Aconselho que seja lido com maior cuidado o teor dos relatórios.

Ma(g)ma disse...

Como se sabe foi tudo "elegal"!! Parece é que o saudoso chefe foi obrigado ha tempos atras a deixar évora (tal pena!) e diz na imprensa (DN, JN, Visao, Expresso, TVI, SIC, RTP, etc..) que alguem tem que restituir 50 mil euritos mais multas... Como diz o povo: o maior cego... Viva o 11 de Outubro!!!

akaCube disse...

Boa noite, esta é a primeira vez, e muito possivelmente a última, que escrevo neste blog, mas peço que este comentário seja postado.
Os blogs permitem que as pessoas opinem e, tal como o nome indica, opinar não é criticar, pois uma critica tem fundamentos verídicos e, na maior parte das vezes, construtivos.
Usem a internet da melhor forma, não da pior! Os documentos que nela existem são para ser lidos até ao final, por isso não permito que a vossa ignorância seja a principal razão das ofensas feitas a minha mãe neste blog. Sim, ignorância, pois só um ignorante não lê documentos oficiais até ao final, pois é aí que as conclusões estão, ou não fossem conclusões finais…
Não me interessa se estou, ou não, a ser ofensivo porque quem denigre o nome de minha mãe não precisa de me dar o bom dia quando me vê, tanto é que eu peço que não mo dêem. Quero apenas que saibam respeitar as pessoas da mesma forma que querem ser respeitados, pelo menos foi assim que me educaram, mas é mais que óbvio que não o conseguem fazer, pois se conseguissem davam a cara.
É de uma enorme falta de carácter o que o Senhor/menino Hernâni, os seus apoiantes e os jornalistas em causa fizeram, pois criar uma notícia baseada na lacuna é falta de profissionalismo dos jornalistas, e ignorância de quem os procura para tal, sendo que, neste caso, a ignorância é substituída pela maldade.
Às pessoas envolvidas pelas piores razões neste processo de difamação dedico este texto:

http://peniscopio.wordpress.com/2009/12/07/parasita/

Aspiro a ser melhor pessoa e melhor profissional que vós.

Até à vista,
Mauro Santos Pereira

Anónimo disse...

Anónimo - 7 de Dezembro de 2009 11:47
Interessante como dois pesos e duas medidas podem ter aceitação diferente. Vive-se actualmente uma situação de "amor á terra" , digo eu, de amor ao bolso com os subsidios de jovem agricultor ou coisa que la seja, subsidio, realço, subsidio é o que interessa, é amor á terra. mas pode o actual Presidente de Câmara ser agricultor ou algo ligado ao ramo, a tempo inteiro, para ter os subsidios á lavoura e pode ser Presidente da Câmara a meio tempo.
Qual é a diferença??? a resposta só pode ser o "amor á terra"

Maria Corisca disse...

Amigo Medina, no Correio dos Açores(pertinho de ti):
"Meus Queridos! O Tribunal de Contas merece o meu aplauso e de muitos concidadãos que me têm feito chegar mensagens nesse sentido. Mensagens que me têm sido entregues religiosamente pelo Director do jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio. Pelos relatórios publicados ficamos a saber coisas que nunca transpiraram dos gabinetes oficiais. Agora foi a vez de sabermos que a antiga Presidente da Câmara das Lajes do Pico, que perdeu a reeleição pelos laranjas a favor dos rosas, havia em tempos idos nomeado seu marido como Chefe de Gabinete. O Homem devia ter o dom da ubiquidade, porque sendo Chefe de Gabinete da MULHER Presidente, continuava a dar aulas creio que na Universidade de Évora. O Tribunal não esteve com meias medidas e mandou que o dito Chefe de Gabinete devolvesse aos cofres públicos quarenta e nove mil euros, considerados recebidos indevidamente. Está tudo doido e depois não querem que o povo os mande às malvas na altura das eleições…"
Nao se deve apagar a história! Nem mesmo quando esta é muito triste!
Este caso é uma nódoa que infelizmente ficará para sempre na historia democratica das lajes do Pico.

Anónimo disse...

Esta história do chefe e da esposa faz-me lembrar aquela parada na tropa,quando estava um pelotão a marchar de duzentos homens e entre eles apenas um fazia tudo trocado enquanto a mae assistia orgulhosa do seu filho ser o único certo. Haja vergonha!!!

Anónimo disse...

Sugestão ao Mauro:
Pense na mae do soldado que foi assistir a uma parada onde o filho estava a marchar. O resto da historia é conhecido... Mas essa mãe ainda hoje acredita que o filho era o único que marchava correctamente!
Moral da história neste triste caso chefe: a culpa é da democracia! Nao devia haver orgãos municipais, inspecção, procuradoria, tribunais, tribunal de contas, jornalistas,etc... nem os quase 2000 eleitores que abriram os olhos a 11 de outubro! Viva o 11 de outubro!!!

" amigo"!!!!! disse...

Caro Muro eu compreendo a tua frustação pois tenho a certeza que ningém gosta de ouvir dizer mal da nossa familía, quanto mais dos que nos são mais queridos, mas quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

Anónimo disse...

Viva os tribunais!!! E viva quem teve a coragem de não virar a cara e assobiar para o lado... à boa maneira portuguesinha...

Anónimo disse...

Concordo com o viva aos tribunais, falta acrescentar: viva ao Hernani jovem com grande carácter. A ele todos devemos uma palavra de agradecimento. Obrigado!

Anónimo disse...

Maurinho, não sejas lamechas, a Câmara das Lajes do Pico é de todos nós não de tua mãe. Será que sonhaste que esta pouca vergonha ía continuar por mais quatro anos? E nos aqui a assistir como cordeirinhos não? Dava-te jeito ... se dava, mas acabou.

Anónimo disse...

A pouca vergonha como se diz aqui em alguns comentários não acabou, antes pelo contrário, deu-se continuidade, mas agora com outra cor, outros personagens, outros enredos...

artur xavier disse...

A vida é feita de mudanças e, também, de pequenos nadas...
Se um indivíduo se sente grande e poderoso por, escondido sob a capa de um anonimato, opinar - mal ou bem, não importa! - acerca dos mais diversos temas e Pessoas, porquê negar-lhe esse prazer!? Sim, desde que, minimamente, não ofenda, não vejo nenhum mal que o faça. Antes pelo contrário, até pode ser salutar. Alivia as tensões!
Compreendo e aceito, perfeitamente, que o Mauro tenha vindo a público defender a sua Mãe. É legítimo, humano e tem todo o direito de o fazer. No entanto, também, é legítimo questionar se a forma como a sua Mãe conduziu todo o processo de nomeação do Chefe de Gabinete foi a melhor, a mais correcta e ou a mais transparente.
Em democracia as coisas têm de ser claras. Caso contrário, os pilares dessa democracia podem corromper-se, correm-se imensos riscos e os exemplos estão à vista de todos e abundam por aí. Infelizmente!

Anónimo disse...

O medo que o sr.Artur tem de dizer as coisas. O caso chefe de gabinete da presidente da Camara Municipal das Lajes do Pico foi uma vergonha que a todos nós deve entristecer. Ainda bem que foi provado que era ilegal, embora todas as pessoas sérias já o soubessem.

artur xavier disse...

Mas... eu devo estar doido!? Só pode! Então, eu é que tenho medo de dizer as coisas?! Uma pessoa que acha que "O caso chefe de gabinete da presidente da Camara Municipal das Lajes do Pico foi uma vergonha que a todos nós deve entristecer" e não os tem no sítio, a ponto de não ser capaz de dar a cara e assumir, perante todos, aquilo que pensa é que é corajoso!?... Ah, e o medricas sou eu?! Muito obrigado, preclaro anónimo! Com a devida vénia.