quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As regatas de botes baleeiros vão continuar


Há dois dias, o jornal Açoriano Oriental publicava esta notícia:

"O Campeonato Regional de Botes Baleeiros não deverá realizar-se este ano devido à falta de consenso entre os proprietários destas embarcações, que antigamente eram utilizadas para perseguir cachalotes nos mares dos Açores.

O campeonato tem sido realizado nos últimos anos com base no consenso entre os proprietários, devido à inexistência de uma entidade responsável pela organização da competição, mas este ano não foi possível chegar a um acordo. Na origem do diferendo está uma proposta para reduzir o número de provas pontuáveis para o campeonato regional, de forma a permitir aumentar o número de participantes e, consequentemente, a competitividade do campeonato. A proposta não foi aceite por alguns proprietários, originando uma situação de impasse que inviabilizou a realização do campeonato regional, ficando apenas prevista a realização de algumas regatas locais. "

---------------

O campeonato regional de remo e vela em botes baleeiros, foi uma iniciativa meritória que desenterrou do esquecimento a actividade baleeira em quase todas as ilhas à excepção de São Miguel.

Todavia, as regatas baleeiras não deixaram de fazer-se sobretudo nas ilhas do Triângulo, tal o entusiasmo crescente dos jovens - rapazes e raparigas - preparados por antigos baleeiros ou filhos destes.

Com campeonato ou não, as regatas vão continuar, porque constituem manifestações competitivas integradas em programas festivos, que já ninguém dispensa e que todos envolve, lembrando as antigas rivalidades entre os faiais, os lajes, os calhetas, os ribeiras e os do cais.

Mas é pena que haja quem coloque outros interesses pessoais acima da memória colectiva que anima a vida e a cultura do povo.

5 comentários:

Miguel Brum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Brum disse...

A possibilidade do fim do campeonato regional de botes baleeiros é real dado a falta de entidades ou organizações que permita a criação de um júri e de um regulamento único e igual para todas as provas.
É urgente a criação de uma associação ou entidade que regule estas competições pois todos beneficiariam e reduziria as suspeitas e desconfianças que muita vez marcam as regatas.

Agora, quanto a realização das provas em si estas não estarão ameaçadas pois o interesse destas provas em inúmeros portos é gigantesca e parece aumentar de ano para ano.

Anónimo disse...

Não acham que já há demasiadas associações, grupos, equipas e sociedades para viverem á custa dos que trabalham? Quem gosta de brincar com esses barquinhos que o faça mas não esteje sempre á espera de apoios com a desculpa das tradições,ninguém acredita.

Anónimo disse...

Anonimo, deixa-me congratular-te pelo blog fantastico que escreves. As verdades querem-se ditas. PARABENS.escreve mais

Anónimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel