sábado, 20 de março de 2010

Tanto lixo...

Os alunos da Escola B+S das Lajes do Pico, mais de 300, foram ontem para a rua, no âmbito da campanha nacional de recolha de lixo, e recolheram cerca de uma tonelada de lixo junto à costa da Vila.
É obra! Lixo que veio do mar, lixo que vem, sobretudo de terra. (O que se lança ao mar, cedo ou tarde o mar traz!)
Foi um bom exemplo, sobretudo para os adultos, que não têm qualquer relutância em atirar costa abaixo o que está a mais em suas casas.
Para mim, julgo que o problema não são as crianças e os jovens, cuja educação ambiental está a dar os seus frutos. Falta as entidades responsáveis - públicas e privadas - realizarem uma grande campanha de sensibilização, associada ao pagamento de multas pesadas a todos os prevaricadores. Se não for assim, não há campanhas que resistam. Para o ano, será necessário fazer duas recolhas, pois o consumismo continua e não há forma de o parar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma medida a louvar, sem dúvida.
Visitei as Lajes, achei um Concelho bem cuidado, limpo e podem aproveitar ainda esse trunfo. É uma mais valia…
As zonas mais problemáticas são sem duvida zonas periféricas à Vila, zonas rurais, onde predominam o lixo de origem agro-pecuária (sacos rações e adubos), as ribeiras (monos e alguns restos de construção civil) e claro, a zona costeira, lixo deixado à muito pelo homem.
Sugeria talvez uma maior intervenção da escola e município, nesta pós-data, através de uma campanha de sensibilização, principalmente junto daqueles que mais sujam (que muitas vezes não têm a consciência e noção).
O envolvimento dos alunos e professores em criar, p.ex, panfletos (simples, directos e sem atacar ninguém) era extremamente importante. A Câmara, talvez como meio de comunicação entre alunos e população em geral… apenas uma ideia…

Anónimo disse...

Fico feliz por, finalmente, este espaço deixar de ser apenas um espaço de crítica passando a ser um espaço de sugestões. Espero que assim continue...

Anónimo disse...

Pois mas grande parte do lixo colhidos pelos alunos em especial do lado de baixo do muro em frente a escola é lá colocado pelos mesmos ao longo do ano...

Anónimo disse...

Mas não se esqueçam de todo o lixo orgânico que se deposita ao longo de todo o ano, principalmente os juncos secos.Estes são aproveitados pelos nossos amiguinhos ratinhos para procriarem(e muito)e no Inverno com a subida da maré durante os dias de mau tempo migram para as casas dos moradores locais e tornam-se numa dor de cabeça.Deveriam ser efectuadas queimadas, controladas,ou pela autarquia ou pelos Bombeiros locais,afim de resolver este problema.Os juncos que ficarem afectados não morrem com este processo pois estes regeneram-se logo após e seria uma "limpeza",perguntem a qualquer morador desta vila.