sábado, 1 de maio de 2010

Nós Padres...ponto final!!!

Esperava não ter de voltar ao assunto, mas um comentário do Pe Paulo Silva feito num post anterior obriga-me a mais alguns considerandos que julgo pertinentes, até porque este blog serve também para ajudar a formar, correctamente, a opinião das pessoas.
Não concordo com o comentário porque ele revela uma falta de diálogo e de abertura para debater uma decisão que, ao que parece, foi tomada apenas por nós padres que se arrogam da presunção de autoridade e ponto final.
Um mau exemplo de arrogância e de autoritarismo napoleónico ("l' état c'est moi") , a roçar o despotismo e o constantinismo.
Um autoritarismo que não admite o diálogo, o debate, a controvérsia em matéria bastante discutível, mesmo historicamente, e que, a meu ver, não deveria ser iniciativa do clero - que não é A IGREJA - picoense.
Na minha opinião, não compete à Igreja Católica picoense, celebrar os 550 anos do povoamento da Ilha do Pico que, como se sabe e é provado historicamente, se iniciou pelas Lajes.
Esta é uma efeméride que cabe, eventualmente, celebrar à sociedade civil: escolas, instituições públicas e outras, e a Igreja dar a sua perspectiva cristã, se for chamada para tal.
Missa às 17h00, seguida de procissão com os padroeiros - se não quizerem os seus padroeiros lá, façam boicote e tranquem as portas das Igrejas. São estes comentários a prova provada de que não preside a esta iniciativa uma motivação pastoral ou espiritual, catequética e evangélica. A expressão de PS desvaloriza a comunidade eclesial e pode conduzir ao show-off, ao espectáculo mediático, a um grande ajuntamento mais que a uma celebração religiosa da Fé e da Caridade.
Quando as decisões eclesiais são tomadas apenas pelo clero e não envolvem os fiéis, nega-se, completamente, o sentido de Corpo de Cristo e de Povo de Deus por que se designa a Igreja.
O autoritarismo dos presbíteros é contrário ao espírito de diálogo pastoral e à humildade recomendada pelo decreto "Presbyterorum Ordinis" (Sobre os sacerdotes) no n.º 9, onde se afirma: "Os sacerdotes - embora exerçam em razão do sacramento da ordem a tarefa mais elevada e indispensável de pais e mestres no seio do Povo e em favor do Povo de Deus - juntamente com todos os fiéis cristãos, são discípulos do Senhor..." .
Estes desígnios do Concílio Vaticano II são contrários ao nós padres temos autoridade para decidir estes assuntos, pois anula o diálogo pastoral com os leigos, essencial e indispensável ao serviço de pais e mestres no seio do Povo e em favor do Povo de Deus.
O "Não vale a pena estar a discutir o assunto..." revela intransigência e obstinação ao diálogo, prova que algum clero defende ou impõe a menoridade dos fiéis Denota que, afinal, a Igreja não é a comunidade dos filhos de Deus, mas uma instituição religiosa decadente e classista de clérigos, que não se conformam com a doutrina evangélica nem com a pessoa e vida de Jesus - Mestre , Pastor e Irmão.

É mais que um indício de uma prática pastoral desadequada, retrógrada e anti-eclesial.
O comentário do Pe Paulo Silva, é revelador de uma postura que em vez de atrair os fiéis e de os envolver num projecto eclesial comum, afasta-os e não os compromete na Fé, na Esperança e na Caridade.

Como teria sido fácil evitar estes procedimentos, se os sacerdotes, antes de decidirem sozinhos e para si próprios, tivessem promovido a reflexão com as pessoas e as comunidades, ouvindo o que elas pensam sobre o que os padres se propõem fazer.
Não só neste assunto das celebrações dos 550 anos, mas também noutras iniciativas realizadas no Santuário de São Mateus que não têm o acolhimento esperado.
Perguntem, humildemente, ao Povo de Deus e do diálogo franco e aberto saberão o porquê.

20 comentários:

Anónimo disse...

´Se for piloto vai perguntar a meio de um voo o que os passageiros acham se o avião estiver em apuros?

Anónimo disse...

Nem de perto nem de longe se pode comparar um padre a um piloto... e muito menos a igreja a um aviao... haja paciencia para tanta burrice!

Anónimo disse...

Pelo menos o padre era claro , conciso, e breve.
Whew.....

Anónimo disse...

Fico pasmo com certos temas que aqui se trazem. Todos nós sabemos que menos pessoas vão à igreja, ou porque não se interessem, ou porque deixaram de ter a igreja como templo. Deixem os assuntos da "casa" de cada um, neste caso da igreja, para quem de direito resolver. Não querem criticas, sensuram o que aqui se escreve e depois trazem para aqui assuntos que não interessa a quem não é católico praticante, isto para não pensar que o dono deste blogue poderá até nem ser católico.

Padre Paulo Silva disse...

Se o "Nós Padres" não é legitimo no contexto eclesial, o aninimato também não é lícito para quem quer discutir assuntos importantes. Se o autar deste blogue quer conversar e debater ideias venha ao nosso encontro e manifeste-se.
A autoridade que eu e os outros padres temos para decidir estes assuntos vêm-nos da provisão que o Bispo nos passou, ou não aceita decumentos oficiais?
Ainda não houve nada que fosse proposto para ser feito no Pico que ofendesse a eclesialidade da Igreja ou fosse contra o II Concilio do Vaticano.
Meu caro se compete às autoridades civis a comemoração do povoamento da ilha eles que de mexam, nós Igreja vamos dar Graças a Deus numa missa e honrar aqueles que desde sempre foram invocados por este povo.
Este é o nosso contributo.
Quanto ao facto de ser arrogante é o resultado da falta de apoio de pessoas como Vª. Excelência que em vez de ajudar só sabe criticar. chega-se a um ponto que se esgota a paciência com tanta falta de caridade.
São pessoas como Vª. Excelência os culpados por este Concelho ser conhecido pela negativa e haver muitos padres que não querem vir parar a aqui.
É possivel que não seja bom padre e bom pároco, faço o melhor que sei e posso, mas não aceito lições de niguém que se refugia cobardemente no anonimato. Quer conversar vanha ao meu encontro, pois, nunca maltatei ninguem e não me lembra de ter ostracisado alguém que venha ao meu encontro.
Haja saúde.

Anónimo disse...

O Dono deste blog é católico. Se não fosse nunca poderia dizer o que disse. E respondeu a quem tinha obrigação de saber porque é padre. E por isso a discussão é para quem sabe ou deveria saber, ou pelo menos procurar saber. Não sou perito nas questões doutrinais da Igreja, mas confesso que o texto aqui proposto é dos mais bem conseguidos que tenho lido. Um assunto de ilha deve ser discutido por representantes de toda a ilha.

Anónimo disse...

Pelos vistos, o Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, localizado na igreja Paroquial e Matriz de São Mateus, na freguesia com o mesmo nome,sempre causou e ainda causa muita dor de cotovelo a muito boa gente desta ilha.

Marcia disse...

O que e essencial e que o padre actue em "persona Christi". Actue em nome do proprio Cristo. Que se ofereca como sacrificio. Dito por Sua Santidade o Papa Joao Paulo II
http://www.youtube.com/watch?v=TtiRoA1TThE

Anónimo disse...

Ao comentário sobre o Santuário digo o seguinte.
Que eu saiba, aqui por estes lados do norte da ilha, ninguém está interessado naquele santuário. Temos outros bons jesus mais proximos. Soponho que nada lá vai mudar. Continuará a ser o Bom Jesus da porta aberta. Dois dias de festa no ano e o resto é paisagem....

Anónimo disse...

Amem!!

Anónimo disse...

É verdade, sao todos muitos religiosos, todos apelam no altar pela bondade humana, à caridade e no dia da Festa de Bom Jesus em São Mateus, poêm o Santo na Rua e fecham a porta aos peregrinos. Haja caridade!!!!

Anónimo disse...

Haja caridade, assim falava o Santo Cura d'Ars. Ponto final.

Marcia Rodrigues disse...

"Todos favorecei em seus ofícios,
Segundo têm das vidas o talento;
Tenham Religiosos exercícios
De rogarem, por vosso regimento,
Com jejuns, disciplina, pelos vícios
Comuns; toda ambição terão por vento,
Que o bom Religioso verdadeiro
Glória vã não pretende nem dinheiro. "...
Luis Vaz de Camoes - Os Lusíadas - Canto X

Anónimo disse...

Bem, os peregrinos vão lá ver o santo, não é?! E quando a igreja está aberta, ao menos podem ir até á capela bem perto dele. em S.Miguel, para chegar perto da imagem do Sr. Santo Cristo só mesmo "nadando" pela multidão durante a procissão, porque, durante o resto do ano, só podem vê-lo através das grades de protecção a uns bons metros de distância... e ninguém refila... os picoenses são sempre a mesma coisa, haka caridade e humildade

João Correia da Silva disse...

Não é verdade o que o anterior comentário afirma. Quem pretenda ver de perto a Imagem na sua capela no coro baixo, pode, diariamente visitá-la à tarde.
Já foi assim, agora não.
Seria bom que as pessoas se informassem antes de vir para aqui dizer o que lhes apetece.

Paulo Matos disse...

O texto está muito bom, sim sr!
No entanto, ao envolver o nome do Sr. Padre Paulo Silva, o autor do artigo deveria, no mínimo, identificar-se! E mais: se tem interesse em discutir tais assuntos, deveria procurar reunir-se com quem de direito, de forma a demonstrar a sua opinião e propôr alternativas justificadas! Em relação aos Srs que invocam aqui, de forma depreciativa, sugestões de acontecimentos no Santuário do Senhor Bom Jesus (na Igreja Matriz de São Mateus), sugeria que procurassem melhores informações sobre os factos que comentam. Dois dias de festa por ano e o resto é paisagem!?! O Santo na rua e depois fecham as portas aos peregrinos!?! A Fé está em cada um de nós; na nossa sociedade local são uns poucos que sacrificam-se, pela sua Fé, para ajudar os outros a manifestarem a sua Fé! Se os peregrinos encontraram-se nas ruas de São Mateus sem poderem entrar no Santuário, tal facto deverá ter ocorrido, excepcionalmente, quando os bons homens que auxiliam aquele Santuário ao longo do ano terão tido motivos, de força maior que as suas capacidades humanas, que terão condicionado a sua actuação... e sei, pessoalmente, que estamos a falar de homens de grande Fé! Ou então tais "peregrinos" são pessoas com caprichos de grandeza que exigem tratamento especial sobrehumano (como aparecem em qualquer Santuário). Festa durante dois dias?... A festa é irrelevante! Provavelmente a maior festa é a daqueles fiéis que, solitariamente, vêm pagar a sua promessa num qualquer dia do ano... sem demonstrações públicas para encher o olho aos amigos e desconhecidos!
Isto tudo aplica-se ao Bom Jesus de Sâo Mateus, da Criação Velha, da Calheta ou outro qualquer...

Anónimo disse...

Quem quiser vai e não quiser que fique em casa... Quem manda, manda e ponto final.

Anónimo disse...

Afinal o Bom Jesus não vai à Madalena. Quem manda em São Mateus são os de São Mateus, e ponto final!
Ah!aaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Antes que volte o aviso " e nós padres... e ponto final", haverá uma assembleia de paróquia para as festas de lurdes....Como se elas, as festas, fossem um "problema de sete cabeças". Um dos anteriores responsáveis resolveu fechar a igreja no sábado e justificava com estas palavras: "povo está cansado".Mais tarde tudo voltou à normalidade. Seria bom que assim acontecesse.

Anónimo disse...

27 comentários. Será que não se pocdem ler?