terça-feira, 24 de março de 2009

A Muralha de defesa das Lajes está a ceder?




Quem observa, a olho nú, a muralha de defesa da Vila das Lajes, interroga-se se a infraestrutura sofreu demasiado com a massa de água que por ali passa.
Trata-se de uma obra inaugurada há cerca de dois anos e que já demonstrou ser de relevante importância para a defesa da da Vila.
Sem pretendermos ser alarmistas, até porque as obras de mar aqui nos Açores necessitam de uma vigilância constante e de reparações contínuas, aqui ficam as imagens, para que os técnicos avaliem se, de facto, a Muralha de Defesa da Vila das Lajes do Pico, está bem estruturada e se vai resistir às próximas invernias.

14 comentários:

Anónimo disse...

A muralha é uma das maiores barbaridades cometidas nas Lajes do Pico: transformou irreversivelmente a paisagem das Lajes e a condição de pequena Fajã beijada pelo mar.

Quem sabe do mar, entenderá o que eu digo; quem entende populismo e politica pé-descalço entenderá esta afirmação.

Já só falta mesmo o novo super e o mamarracho do novo teatro.

Anónimo disse...

É uma questão pertinente se assim já acontece....

Anónimo disse...

O Anónimo disse e disse bem, é uma grande barbaridade aquela muralha... é preferível deixar o mar entrar e fazer estragos ou matar alguém do que estragar a paisagem criando algo para proteger...

Muito bom, vê-se que mora nas Lajes a beira do mar....

Anónimo disse...

A vossa falta de ética é altamente reprovável! Se os leitores pudessem ler isto que agora escrevo, pedir-lhes-ia que vissem o tom moderado como se fala de obras do Governo e o tom provocatório e maldoso, mesmo odiento, como falam de coisas da Câmara. É isto a democracia?
José

Anónimo disse...

O Anónimo responde ao Anónimo:

As investidas do mar são cálculadas e que se saiba não existem relatos de estragos relevantes, para além do frigorifico ou da base dos pés das cadeiras.

Barbaridade, sim. Barbaridade terceiro mundista.

Anónimo disse...

Vejo que à muitos entendidos, e até doutorados em questões maritimas. Então digam quais foram os estragos relevantes provocados pelo mar nos últimos cinquenta anos nesta Vila? Ascendem a que montantes? Agora digam quanto custou aquela muralha? Justificava-se o investimento? Claro que não, e ainda por cima de péssima construção como as imagens bem o comprovam, por onde andaram o/os fiscais da obra.

Anónimo disse...

Nesta terra onde todos são engenheiros ,arquitectos paisagisticos ,onde todos se lamenta porque deveria ter sido feito de outra maneira.Gostaria de perguntar se algum destes anónimos mora e tem casa ao pé do mar?Se tem e fala assim é porque lhe convinha que o mar lhe entrasse em casa pois sempre recebia algum do governo.

Anónimo disse...

Se este anónimo morasse nas Lajes, junto ao mar, de certeza que não falava assim, mas também é com mentalidades destas que não saímos da cepa torta e somos provavelmente o concelho mais atrasado da ilha do Pico. Pois estamos sempre a dar para traz e não deixamos que o progresso avance. É pena mas é dita desta Vila.

Anónimo disse...

Finalmente vão tendo tino, sobretudo aqueles que atiraram foguetes.
Primeiro chamaram-lhe defesa da vila e agora muralha.
Quando chamei várias vezes a atenção, dizendo por que não se fazia uma pequena doca, enraizada por fora com "tretrapes", disseram-me que assim é que era modermo e oferecia maior consistencia.
Tinha dado maiores garantias, os barcos podiam encostar e o aspecto
paisagistico tinha outro valor.
Assim, qualquer dia temos a entrada da carreira entulhada e agora, chorar no molhado já não adianta. E por aí ficou, a defesa da vila.
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Quem chama progresso áquilho vai gostar do novo teatro. E um hotel com 500 quartos na vila?

Anónimo disse...

Aquilo nao tem nome, nao e muralha, nao e defesa. Quem ve de longe parece um monte de ossos de baleia que deitaram para ali.
Perfeitamente HORROROOSO...
Ochala que tenha forca de proteger os residentes. Pelo menos como diz o ditado,, Esta feio mas esta forte.

Anónimo disse...

feia como tudo e de péssima construção...

Anónimo disse...

"tretrapes"...bonito! TETRAPODES!!! tetra=4, podes=pés/apoios

Anónimo disse...

Feio muito feio mesmo, sinceramente esperava que depois de tanto tempo da esperada Proteçao da orla maritima tivessem feito algo com alguma utilidade para os lajenses e turismo ate porque nao! mas ao inves aquilo nao passa de um monte de calhau que queira Deus nao venha atulhar a nossa vila e as nossas casas. Sou 100% a favor da proteçao do mar pois cresci com o mar a bater a porta no inverno e sei bem qual e a sensaçao e a afliçao de ver o mar pelas ruas acima e a entrar porta dentro. E simplesmente aterrador e nao queria voltar a viver esses dias de tortura sem puder dormir a espera da catastrofe.
Ao anonimo das 14:41, só lhe gostaria de dizer que calculos nao evitam desgraças, nunca se sabe o que a natureza pudera fazer.E mais nunca teve de fujir de sua casa, por ter o mar por la dentro, nem ter de passar por quintais com idosos e crianças em plena noite para fujir do mar? EU JA VIVI ISSO E NAO DESEJO A NINGUEM, TENHO BEM CIENTE NA MEMORIA MUITAS SITUAÇOES DE PANICO DE MEDO.
Sou a favor da proteçao da orla maritima sim senhor, mas tambem sou contra aquele monte de calhau.