sexta-feira, 16 de outubro de 2009

No rescaldo da contenda eleitoral

Passada quase uma semana após a vitória eleitoral do PS na Câmara das Lajes do Pico, começam a surgir as análises à derrota do PSD. Algumas oriundas de candidatos derrotados, outras do povo anónimo que optou por mudar de inquilino no nosso Terreiro do Paço.
Foram escolhas e opções tomadas em liberdade e em consciência que se devem aceitar com toda a naturalidade e humildade.
Esta não foi a atitude do dirigente do PSD, deputado regional e futuro Presidente da Assembleia Municipal das Lajes.
Esperava-se um cumprimento amistoso a Roberto Silva e aos candidatos do PS, com quem irá manter relações oficiais, e uma atitude mais humilde nas suas apreciações aos vencedores e derrotados do seu partido, como se fossem autarcas exemplares e cumpridores perfeitos das suas promessas eleitorais, e os adversários uns incapazes e não realizadores de qualquer obra pública nas suas localidades. Não é verdade e Cláudio Lopes sabe-o bem!
No calor da campanha, parece que vale tudo, inclusivé a distribuição de panfletos com pessoas que infelizmente já não estão entre nós.
A posição de Cláudio Lopes traduz um mau perder e um espírito verrinoso que não lhe conhecíamos e que pode prejudicar não só o concelho mas também gerar um mau ambiente no funcionamento de instituições democráticas e seus agentes que em nada beneficiarão nem a democracia nem o concelho que dizem servir.
Espera-se que, passada a derrocada social-democrata, os eleitos do PS e do PSD se comportem como pessoas de bem, gente que por "amor à sua terra" coloque sempre e acima de tudo os interesses municipais.
O povo não compreenderá e penalizará quem, no uso de funções públicas, tenha comportamentos impróprios e desajustados ao cargo que ocupa.
Em democracia, quando os adversários se transformam em inimigos, está tudo perdido!

20 comentários:

Anónimo disse...

O que pode acontecer, é daqui a quatro anos ele levar o chute, como aconteceu ao anterior presidente da Assembleia Municipal da Madalena.

Anónimo disse...

Estão despeitados. Pensavam que eram donos do mundo. Agora estão a mostrar o caráter, o que é uma pena. Eu acho que eles ainda não se ficam por aqui. Vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance e usar influências para prejudicar o trabalho do Roberto e da sua equipa. É lamentavel.

Maria da Paz disse...

Cláudio Lopes que há tempo demais se agarra ao partido, ao qual já há muito deixou de trazer qualquer felicidade ou mais valia, deveria aprender com esta vitória avassaladora de Roberto Silva e Francisco Costa. Como bem diz deveria aprender sobre humildade, que não basta parecer, é preciso SER. SER ouvido pela pela população da mesma cor política, ou não. Há muito que se deixou toldar pelo feito do passado, não percebeu ainda que soa a vazio, a bafio e que já poucos lhe reconhecem ser capaz de auscultar o sentir do povo. Ficou bem claro, um tão "cotado" político que foi esmagado pelo Roberto Silva (que ele tanto receou desde sempre) fica a dever, e caro, a sua presidência da Assembleia Municipal aos presidentes de junta eleitos pelo PSD. Francisco Costa foi sem dúvida quem ganhou a Assembleia Municipal, o que não será suficiente para ser presidente deste órgão. Talvez esta seja a forma de administrar ao longo de 4 anos doses de humildade necessária a quem sabe que está num lugar que NÃO CONSEGUIU GANHAR DIRECTAMENTE PELO VOTO DO POVO. Bem longe do que aconteceu há 4 anos com Paula Casals.
R. Silva é um homem com capacidades inquestionáveis para trabalhar por largo tempo pelo seu concelho, por todos os lajenses.
Ter Claúdio Lopes na presidência da Assembleia será um pouco como "apimentar" o repasto que se lhe oferece e que esperamos saiba gerir. Na verdade Cláudio Lopes queria dar os parabéns ao Roberto Silva, porque provavelmente nunca lhe agradou a ideia de Sara Santos continuar à frente da auatarquia, o que nunca imaginou foi que seria também desta forma cilindrado. Esperamos que saiba perceber, com descernimento que a sua hora chegou, entenda-se a hora de não se agarrar ao pequeno poder, que como se vê lhe parecia ter no partido e entre o povo.

Anónimo disse...

O Claudio se fizer uma análise bem feita ás eleições vê que nem na freguesia onde nasceu nem na que vive ganhou.
Ele nunca gostou da Sara só agora é que ele é boa pois á uns tempos atraz dizia cobras e lagartos dela,que ponha a mão na consciência e lembre-se do que dizia dela, mas a politica na verdade é muito suja nunca pensei que as pessoas mudassem de opinião acerca de outras só porque lhe prometa um cargo ou lhe dão uns sacos de cimentos ou uns baldes de tinta.
Agora vamos ver a atitude delas com os novos superiores.
Que venham quatro anos, ou mais, de paz e vontade de ir trabalhar.

Anónimo disse...

Eu posso estar enganada mas muita gente votou na Câmara nun partido e na assembleia noutro porque a revolta que tinham contra a Sara era muito grande e talvez não perceberam que tinham que ter votado tambem PS na assembleia,
Se no boletim de voto tivesse foto tenho a certeza que o Claudio não tinha chegado á assembleia, mas não vamos desanimar porque ele só vai para lá por causa das Juntas e quem garante que mesmo as juntas PSD são por ele.

Anónimo disse...

Aqui destas terras do canada vao os meus parabens ao Roberto Silva, e que se mantenha alerta pois ha ai outra campanha que e muito mais dificil de combater. OS DESPEITADOS.
cONGRATULATIONS

Anónimo disse...

Um tal senhor deputado,teceu comentários à pouco dias num determinado local afirmando que iria fazer a vida negra ao actual elenco camarário.
É vergonhoso todo o seu comportamento, neste e noutros processos eleitorais.
Comos filiado no PSD, sinto vergonha porque estes não são os idiais que define a direita É UM MAU EXEMPLO. Está na hora de tomermos uma decisão quanto à comissão politica e prespectivar as próximas legislativas, arrumar com este tipo de gente que não interessa!

Tiriri disse...

Neste rescaldo vejo que facilmente se esqueçe quem teve o mérito de chamar a atenção em relação ao caso chefe de gabinete. Até em artigos de jornal, os que antes se calaram agora chamam a situação de vergonhosa, agora todos votaram PS, inclusive os que na sexta-feira à noite passeavam de carro com bandeiras desfraldadas na caravana do PSD, isto reflecte a mediocridade e podridão da nossa sociedade. Um abraço pra ti amigo, e pra esses que sempre mal te quizeram mando-lhes um ditado: "De livro fechado não sai letrado".

artur xavier disse...

Peço desculpa por, mais uma vez, vir a terreiro mas, como diz o Povo, o que é de mais bota fedor!
Vejo para aqui tanta gente a "malhar" no Cláudio Lopes, como se fosse ele o (único) culpado pela derrota eleitoral do PSD, nas eleições autárquicas. Então e a candidata a Presidente de Câmara? Quem foi que escolheu os nomes que compunham a sua lista? Quem, ao longo de quase (digo quase, porque na parte final do mandato, tentou vestir a pele de cordeiro!) quatro anos, teve a postura que teve, por exemplo, na nomeação do próprio cônjuge para Chefe de Gabinete e na forma como se relacionou com os eleitores e com algumas Colectividades do seu Concelho?
Claúdio Lopes pode ter sido um dos "culpados" pela eleição de Sara Santos, há quatro anos atrás, quando em vésperas de terminar o prazo para entrega das listas no Tribunal, nem na Piedade nem na Ribeirinha, haviam sido encontrados, ainda, os nomes para as Assembleias de Freguesia. Foram ele e o falecido Leonildo que foram para a "Ponta", resolver o problema. Ou já se esqueceram disso? O pior é quando alguém que nós afagamos, nos morde a mão, ou cospe no prato de onde já comeu...
Para mim, agora, a "culpa" de Cláudio Lopes foi ter aceite encabeçar a lista do seu Partido à Assembleia Municipal. Cada um sabe as linhas com que se cose, mas julgo que o Cláudio deve ter sido "obrigado" a engulir não um sapo, mas sim um elefante, ou, mesmo, uma manada deles. Se o Cláudio anda "desaparecido" é com ele. Ou as Pessoas já não têm o direito à sua privacidade e a um certo período de reflexão!? E a candidata derrotada? Por onde anda? Por onde quer e entende, concerteza!
Dizem que os amigos são para as ocasiões. Eu digo que os amigos são sempre amigos, independentemente das ocasiões. Por isso, eu não podia continuar neste meu silêncio ensurdecedor e quero, daqui, deixar uma palavra de conforto e de solidariedade para com o meu Amigo e Compadre Cláudio Lopes. Há mais marés que marinheiros e melhores dias hão-de vir. Disso podemos estar certos, querido Amigo!
Um abraço apertado.

Anónimo disse...

quero felicitar o novo elenco municipal e de freguesia e espero tambem assembleia municipal porque tambem tiveram mais votos do que a outra lista.
relativamente aos comentários já mencionados concordo com todos eles faltando acrescentar mais alguns e sempre com o devido respeito
ficámos ainda por saber se foi reposto o dinheiro do chefe de gabinete, qual é a divida real da câmara e culturpico, saber se há direito a idmenisações de alguem, e tambem saber com foi feito alguns concursos para obras que iriam e algumas não podem ser retiradas ao srº empreiteiro que na segunda feira já despedia pessoal e pagou viagens e comprou votos por 20 € a pessoas que eu poderia inumerar mas não interessa mas que ele proprio nem sabe onde elas votaram.
Mais 30 funcinários que poderiam ter subido de escalão e carreira simplesmente os ignorou, mas o seu e do chefe nunca se esquece mesmo quando quer ir de passeio com a familia arranja sempre qualquer coisa para irem á custa da Cãmara com ajudas de custo, viagens e hoteis de lucho.
não vou dizer em quem votei nem preciso porque o voto e secreto apesar de pensar que alguns gostariam que se vota-se de mão no ar.
quero deixar aqui um parabens as pessoas DE TODO O CONCELHO que a mudança é sempre importantes para nosso bem e para que as pessoas não pensem que as coisas são suas

Anónimo disse...

bem visto o comentário anterior mas tambem penso que a câmara não pode parar á obras a fazer outras a que se candidatem para ter apoios de entidade e VAMOS EM FRENTE MINHA GENTE

Maria da Paz Podre disse...

Caro cidadão de Leiria (nascido nas Lajes do Pico)Artur Xavier
Vejo que não regateia meio para defender o compadre, faz bem fica-lhe bem. Agora não sei se está a falar do Claudio compadre, deputado,ou do candidato nas Legislativas Regionais, ou do candidato nas Legislativas Nacionais, ou do candidato à Assembleia Municipal das lajes do pico, ou do Presidente do PSD do Pico? Quem quer ocupar todo o espaço do partido e está agarrado ao poder como um polvo com as suas ventosas, não pode é querer sair ilso das contendas eleitorais que não correm bem e tentar passar despercebido, tem de ser responsabilizado e ser trazido à coação pois quando ganha (embora já há muitos anos que não ganha uma unica eleição em que participe) é o primeiro em se por de fininho em bicos de pés a recolher louros.
Este querer ocupar todo o espaço nem sempre é feito com ética, foi ele que levou por exemplo a que o Roberto Silva saisse do partido. Na noite eleitoral não apareceu na sede nem telefonou segundo ouvi de uma conversa num local publico, tampouco apareceu a Drªa Paula Casals ou telefonou estando a dois passos da sede e mais estranho o Vereador que estava a contar (ouvi eu da boca dele) ganhar por mais de sessenta na Piedade e coitadinho do menino, que não passe de um boneco de ventriulo do Claudio, teve uma derrota espantosa na sua freguesia. POr mim pode mandar abraços apertados para quem quiser, mas não aperte muito, agora é só ir ver os resultados eleitorais do Sr Claudioo para ver que se fosse outro que não usase as tropolias de quem está no poder já tinha sido corrido.

artur xavier disse...

Maria da Paz... dirigiu-se directamente à minha pessoa. Como eu gostaria de poder olhar a Maria, olhos nos olhos, e discutir com ela (?) este e, porventura, quaisquer outros assuntos. Abertamente e com respeito mútuo. Mas não, Maria resolveu acoitar-se, à semelhança de tantos(as), no anonimato. Será um direito que lhe assiste!...
Artur Xavier é um cidadão do Mundo mas, com muito orgulho e acima de tudo, é um cidadão das Lajes do Pico. Poderá haver alguém que não goste ou que não o deseje como tal. Mas é! E ponto final.
Se não lhe der muita maçada e se não for pedir de mais, gostaria de a remeter para um comentário que assino, repito, que assino, no blogue "Lajes do Pico". Aí, pode crer, estaremos conversados.
Passe bem.

Anónimo disse...

Ja se fala que o novo Presidente da Câmara já anda a recuar com as promessas eleitorais, será?
Também dizem que anda a apresentar argumentos, que não tem fundamento de existir, pois ele como Membro da Assembleia Municipal tinha conhecimento deles, para não dar continuidade a projectos...
Será mesmo verdade?
Mudasti, mudasti!!!!

Anónimo disse...

o meu amigo você deve pensar que todos devem ser parvos. então ainda estamos na presidência da srª Sara e já lança boatos para um homem que ainda nem tomou posse.
não somos obrigados a ter o mesmo pensamentos que todas as pessoas tem, claro que há obras da srº sara que já estam umas iniciadas outras por iniciar mas já com ajudicação efectuada (de forma duvidosa) não podem parar mas outras que podem ser alteradas e reconheço que a ideia do parque temático é engraçada mas pode ser alterado algumas coisas que são americanadas.
Tambem acho que 12 anos de Sara não vão ser comparados com 1 ano de Roberto porque se fosse eu a ser eleito presidente da Câmara gostaria de saber pelos menos quanto devo a quem devo e como vou pagar, nas nossas vidas tambem é assim.
Quando o amigo artur fala das responsabilidades concordo com ele numa parte noutra tenho de discordar porque realmente ele e só ele quer controlar todas as pessoas do PSD e acho que isso não é democracia.
Pensa amigo artur que a filarmonica como bem sabe o ribeirense e outras colectividades que ele faz parte este senhor alguma vez ajuda trabalhando ou fazendo alguma coisa nunca vi.

Anónimo disse...

Como sou um frequentador, deste e de outros espaços, relacionados com a minha terra, onde procuro saber aquilo que se vai passando, por vezes fico perplexo com o que leio. Julgo, que em democracia temos o dever de dizer aquilo que pensamos e não aquilo que os outros querem. Aceitando como é lógico, as opinioes dos outros. Aconteçe, que existe pessoas que andam aqui, tipo abutre, esperando pelas suas vitimas para depois debaixo da cobardia e das suas frustações, dizerem mal de tudo e de todos. Ainda há pouco tempo, fui atacado aqui neste espaço, porque defendi pessoas que me dizem muito, por individuos que, se tivessem a dignidade deviam ter colocado o seu nome nos seus escritos, porque assim toda agente ficaria a saber quem eram. Mas como tudo, a democracia tem destas coisas... dá para tudo!!!!!!!
O mais importante é o desenvolvimento do nosso conselho e tenho a certeza com esta nova equipa, vão conseguir atingir os objectivos propostos!!!! Quero também realçar o bom trabalho, realizado anteriormente.

José Manuel Medina

Anónimo disse...

Nesta lenga lenga pelo menos deixem os mortos em paz.

Patriota d'uns actos disse...

Caro sr Lepra, não entendo tanta celeuma por causa do sr Cáudio.
Olhe vocelência, se os que o criticam são do PSD e querem substituí-lo, então que comecem a dar a cara.
Ou querem ser reconhecidos sem tirarem o capuz?
Pelo menos é assim, aqui n’Ámerca.
Mas se os que criticam o Cláudio são do PS, antão é que eu nã percebo nadinha!
Olhe vocelência, se o homem só perde eleições ultimamente, então o PS devia era tar bem agradecido e contente com ele. Não o querem conservar nesse posto?
Pelo menos aqui n’Àmerca é assim.
E mais nã digo, que eu nã gosto de blogues, porque só dizem mal e estão cheios de anónimos.
Irra.

Anónimo disse...

Segundo li no Ilha Maior, Cláudio Lopes não está interessado em continuar a ser o Presidente da comissão política de Ilha do PSD.
José António Soares perfilha-se para o cargo.
Já agora pergunto: e Duarte Freitas não estaria indicado para exercer esse cargo?

Anónimo disse...

Segundo li no Ilha Maior, Cláudio Lopes não está interessado em continuar a ser o Presidente da comissão política de Ilha do PSD.
José António Soares perfilha-se para o cargo.
Já agora pergunto: e Duarte Freitas não estaria indicado para exercer esse cargo?