quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tudo para iludir os eleitores


Neste tempo de campanha, tudo conta para iludir os eleitores.
Tive acesso a um desdobrável com o programa eleitoral do PSD.
Li-o, reli-o e com tantas promessas, interrogo-me como é possível fazer tanto em quatro anos, se a Câmara muito pouco efectuou no anterior mandato.
Ele é ampliação de cemitérios, caminhos, apoios para tudo e todos, novos edifícios para o mercado ( mais uma vez em programa?) Teatro e centro de congressos do Pico?!!! (onde?) escolas, polidesportivos em quase todas as freguesias, beneficiação de zonas balneares, correcção da Piscina municipal (Já? Não ficou bem feita?), zonas balneares, parques, recolha de lixo, apoio à habitação...eu sei lá...(já parece transcrição do desdobrável e pareço um panfletário com tanta promessa!)
Critica-se o opositor por muito prometer e na ter feito, mas não se tem coerência para ver que o espectáculo político não agrada à populaça, nem aos eleitores que pretendem ser sérios e ver seriedade e competência nos seus autarcas.

O teatro da política transforma os candidatos em bons ou maus actores. Quando o conteúdo da peça é sério e correcto, transforma os actores em personagens credíveis. Quando não, o triste teatro da vida é implacável.
E poderia citar as conferências de imprensa para anunciarem apoios nacionais a projectos interessantes mas com concursos mal feitos e com anúncios de adjudicação não cumpridos, o lançamentos da primeira pedra de um chafariz, sem qualquer interesse pois a água não é agradável de beber, ou dívidas de anos ao empreiteiro do estádio municipal e da Piscina, ou dívidas a outras entidades que só não abrem a boca porque podem ser penalizadas. Porque se deve tanto e qual o valor da dívida da Câmara?
Como se fará tanto, quando se deve tanto?

É o triste espectáculo da mentira política que encobre incompetências, incapacidades, má gestão dos parcos dinheiros públicos, compadrio e caciquismo, tudo para manter empregos, benesses, lugares de confiança (veja-se o provedor de não sei quê...) que absorvem o orçamento em despesas de pessoal que não se justificam num concelho de 5 mil habitantes.

Aos eleitores, lanço o apelo ao seu bom senso e inteligência para que não se deixem enganar por vãs promessas que experiências passadas já provaram.
As Lajes precisam de mudar para muito melhor.
Com gente séria, competente (a competência não advém dos técnicos mas dos políticos), gente que sobreponha o amor à terra aos seus próprios gostos e interesses.
Gente que procure servir e não de servir-se dos lugares que ocupa, para ganhar dinheiro, emprego ou status social.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para um bom administrador do blogue, penso que deveria ter o cuidado de aceder aos manifestos dos restantes partidos e tambem falar deles aqui. Assim está a ser parcial o que perde toda a dignidade de poder apontar o dedo seja ao que for.

vida minha, minha vida disse...

Já li vários posts destes blog, e todos eles que falam de política glorificam o partido socialista, até dá para entender que o objectivo destes textos é meramente para desvalorizar o trabalho de quem esteve a frente da camâra, mesmo que nem tenham trabalhado da melhor maneira, nos portugueses temos muita a tendência de ver só o negativo e esquecer o positivo, ao desvalorizar dessa maneira o partido social democrata não está só a desvalorizar o trabalho de quem esteve a frente da camâra mas também de quem esteve a frente das juntas de frequesia, para si vejo que mesmo que tenham feito um bom trabalho,sendo candidatos do PSD logo o trabalho foi mal feito o não foi o suficiente, infelismente a polica é assim, sejamos simpatizantes de um ou de outro partido. Gostaria que as pessoas desta terra podessem um dia ser mais humildes e menos arrogantes.